Você sabe como determinar as suas prioridades?

A Sociedade Brasileira de Coaching indica mudanças simples de comportamento que vão te ajudar na gestão do tempo. Confira algumas dicas de como otimizar o seu tempo para conquistar seus objetivos

Para gerenciar o tempo de forma efetiva é fundamental parar e olhar para o futuro. Pense no que você quer ser em 5 anos. Crie a imagem do futuro deal em sua mente – o seu melhor futuro – e depois pense nos passos que você precisa dar, a partir de hoje, para que ele realmente aconteça. Lembre-se, não importa de onde você está vindo. Só importa para onde você está indo.



Pense no que você quer alcançar. Para isso, você deve ter foco nas suas metas e não no passado. Mantenha o foco nas oportunidades e não nos problemas. Pense nas soluções e em quais ações você deve realizar, e não no que deu errado e em quem é o culpado. Sempre se pergunte, “Até onde eu posso chegar?”. John Maynard Keynes disse uma vez, “Nós devemos pensar bastante no futuro, pois é nele que iremos passar o resto de nossas vidas”.

Desenvolva foco, planejamento e ação para traçar um futuro promissor.

Se esqueça do que não é relevante…

Enquanto estiver definindo prioridades, nunca caia na tentação de pensar primeiro nas pequenas atividades. Não comece pelo final da sua lista. Coloque sempre as ações importantes no topo. Não se concentre em trabalhos de baixa prioridade. Não gerencie o que é pequeno. Como disse Goethe: “o que tem maior importância nunca deve ficar à mercê do que possui baixa relevância”.

Saiba dar prioridade ao que é realmente importante para suas conquistas

A tendência da natureza humana é seguir a Lei da Pouca Resistência (Law of Least Resistance). No que se refere ao gerenciamento e ao trabalho, isso significa que nós tendemos a começar pelas tarefas menores, pensando que, assim que elas forem finalizadas, passaremos para as atividades maiores e aumentaremos a produtividade.

Eis o que nós descobrimos. Quando você começa pelas atividades menores, elas se multiplicam, como coelhos na primavera. Essas tarefas atraem, cada vez mais, pequenas ações que, no final, não aumentam a produtividade. Você levará mais tempo, trabalhará mais duro e mais atividades menores irão aparecer. Ao final do dia, você estará exausto e não terá conquistado nada de valor. Por isso você deve começar sempre pelo trabalho mais importante.