Posted in:

Cinco dicas práticas de como vencer a timidez

timidez

Todos nós já passamos por alguma situação que nos causou nervosismo, ansiedade e desconforto. Mas e quando esse comportamento acaba limitando a qualidade de vida e as relações sociais e profissionais? Pensando nisso, preparamos cinco passos de como vencer a timidez para você começar hoje a conquistar os seus sonhos.

A timidez faz parte da estrutura comportamental do ser humano, sendo uma espécie de ansiedade social, desencadeada por momentos nos quais o indivíduo se sente nervoso ou inferior aos demais.

Presente em diversas situações, alguns exemplos simples de quando a timidez aparece envolvem falar em público ou ficar diante de experiências novas, em ambientes sociais.

Qual o segredo para controlar a timidez?

De acordo com Thalia Eley, professora de genética do desenvolvimento e do comportamento na King’s College London, apenas 30% da timidez como característica pessoal vem da genética. O restante é resposta emocional do indivíduo ao ambiente.

Ou seja, é mais fácil controlar a timidez do que você imagina! O que controla seu nível de timidez diante de cada situação é você mesmo. Já entendeu como vencer a timidez? Para que você possa superar isso, é necessário observar seus hábitos, entender como isso te afeta e em quais situações esse problema persiste.

Timidez excessiva

Timidez excessiva é um quadro clínico da timidez, de modo que esse comportamento chega em um nível tão alto que afeta a qualidade de vida total do indivíduo, que deixa de frequentar um local específico só pela timidez, por exemplo. Para alguns especialistas, esse tipo de prática também é caracterizado como fobia social.

Diferentemente da timidez comum, que pode ser resolvida pela própria pessoa, no caso da timidez excessiva, é necessário procurar a ajuda de um especialista para tratamento adequado, com o devido acompanhamento médico. Para isso, confira abaixo nossas cinco dicas de como perder a timidez de vez.

1.Mude a maneira como você se vê

Você já parou para pensar como se vê? Você se visualiza como uma pessoa boa e sociável ou alguém que não consegue fazer amigos e não é bom o suficiente? Ou você se enxerga como alguém que está preso e limitado pela timidez? Deixe de se ver como uma pessoa tímida e passe a criar uma nova autoimagem! Comece a visualizar um novo “eu”, mais ousado e destemido.

Assimile esse novo “eu” construindo uma nova imagem. Quando você se enxergar de maneira boa e positiva, conseguirá trabalhar a confiança e a autoestima. Construa uma nova versão de você mesmo! Veja-se como alguém que tem, sim, seus defeitos e limitações, mas possui diversas qualidade que superam tudo isso.

2.Trabalhe sua autoestima

Passando pelo primeiro tópico, agora vamos construir um novo “eu”, com uma ótima autoestima! É o momento de superar a timidez, valorizando suas qualidades e características comportamentais. Para visualizar melhor, escreva uma lista contendo suas habilidades e principais pontos fortes.

Foque nessas qualidades, absorva-as, reprograme sua mente para construir uma nova autoestima baseada no que você tem de melhor e mais significativo. Faça esse treino todos os dias até que consiga assimilar todas as qualidades em sua personalidade.

3.Enfrente seus medos

O terceiro passo de como vencer a timidez é perder o medo! No que a timidez acaba te atrapalhando? Nas relações pessoais e sociais? É momento de sair mais, se aventurar e fazer novos amigos! Faça passeios simples ou viagens que te interessam com seus amigos e familiares.

No trabalho, prepare-se para aquela tão sonhada entrevista de emprego. Estude maneiras de aperfeiçoar o currículo e histórico profissional. No início, pode parecer difícil, mas não desista: tente várias e várias vezes até se sentir mais confortável. O importante é que você possa evoluir cada dia mais e ir atrás de seus objetivos.

4.Socialize mais

A quarta dica de como superar a timidez é que você entenda que é importantíssimo socializar mais e contar com o apoio da família e dos amigos. Saia com eles, converse a respeito de sua timidez, peça ajuda e se surpreenda com as experiências incríveis que isso pode lhe proporcionar.

Conheça pessoas, faça novas amizades! Pode ser por meio de familiares, do trabalho ou amigos em comum. Descubra hobbies tentando coisas novas, como entrar em um curso para aprender um idioma, por exemplo. Conheça habilidades que você nem imaginava ter. Aventure-se!

5.Procure ajuda

Para começar uma mudança, é necessário ter disciplina e persistência. Por isso, é normal que o medo do novo tente atrapalhar nossos planos. A saída da zona de conforto é difícil, mas é necessária para sua evolução pessoal. A metodologia coaching é ideal para te auxiliar nesse processo.

Por isso, devemos sempre contar com um profissional para nos ajudar. A SBCoaching conta com uma série de treinamentos com técnicas científicas que lhe ajudarão em seu crescimento pessoal e profissional.

Com o curso de Personal e Professional Coaching, por exemplo, você irá aprender de maneira clara e objetiva a ter mais confiança, auto estima e bem estar, ferramentas essenciais para te auxiliar no processo de como vencer a timidez.

Com essas dicas, você finalmente estará vencendo a timidez! Acompanhe nosso blog e fique por dentro deste e de outros assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *