Posted in:

Coach de Emagrecimento: Principais Vantagens e Benefícios

Quer saber como um coach de emagrecimento ajuda a transformar hábitos e melhorar a qualidade de vida?

Provavelmente, você acessou este artigo porque não está satisfeito com as soluções de dietas que encontrou até agora.

Ou, então, porque pensa em se tornar um coach de emagrecimento e auxiliar as pessoas a mudarem a maneira como se relacionam com o corpo e a comida, não é?

A boa notícia é que, em ambos os casos, o conteúdo deste post vai fornecer insights poderosos.

A grande verdade é que os métodos tradicionais de emagrecimento sugeridos pelas capas de revista já se provaram completamente ineficazes.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Além disso, é óbvio que ter “força de vontade” não é o suficiente para ver os números na balança diminuírem de forma contínua.

Caso contrário, não teríamos mais da metade da população brasileira sofrendo com o sobrepeso, concorda?

Essas não são afirmações vazias, sem embasamento.

No decorrer deste post, apresentaremos alguns dados que ilustram essa realidade.

Aqui, você vai encontrar todas as respostas sobre o que faz o coach de emagrecimento e de que forma ele poderá ajudar você a perder peso de forma definitiva, duradoura e sem sofrimento.

Preparado para descobrir todas elas?

Siga a leitura e confira.

O que é o Coaching de Emagrecimento?

O que é o Coaching de Emagrecimento
O processo de coach, em qualquer área, irá ajudar uma pessoa a explorar seu pleno potencial, para que possa atingir suas principais metas na vida profissional e pessoal.

O coaching de emagrecimento é uma metodologia que tem, como objetivo, ajudar qualquer pessoa a emagrecer, utilizando técnicas que permitem identificar e modificar padrões autossabotadores na relação com a comida.

Ficou confuso?

Calma, já vamos explicar mais detalhadamente.

O processo de coach, em qualquer área, irá ajudar uma pessoa a explorar seu pleno potencial, para que possa atingir suas principais metas na vida profissional e pessoal.

Emagrecer, claro, pode ser uma dessas metas.

É aí que entra o coaching de emagrecimento.

Seu foco é ajudar o coachee no processo de perda de peso não através de uma simples dieta, e sim a partir de uma mudança de diretriz mental.

Afinal, o descontrole com a comida é um comportamento autodestrutivo.

Por isso, para que a pessoa consiga retomar o controle, ter paz na relação com a comida – e, consequentemente, chegar ao seu peso ideal – , ela terá primeiro que identificar o que está por trás desse padrão autossabotador.

O coach é quem irá trilhar com o coachee esse caminho de descobertas.

Esse processo ajudará o indivíduo a descobrir os fatores emocionais que o fazem descontar frustrações, ansiedades e medos na comida.

É esse conhecimento que libertará a pessoa e permitirá que ela comece a agir de forma diferente.

Não se trata de uma transição simples.

Afinal, geralmente as questões por trás de padrões autossabotadores são complexas e podem estar relacionadas a questões de infância, divórcio ou outros problemas de cunho pessoal.

Inclusive, é muito interessante que um psicólogo ou psiquiatra também participem ativamente do processo.

Afinal, é preciso encarar as feridas.

Principalmente porque, como você descobrirá a seguir, emagrecer não é uma simples questão de fazer dieta.

Diferenças entre Nutricionista e O Coach de Emagrecimento

Diferenças entre Nutricionista e O Coach de Emagrecimento
Há um movimento muito interessante a ser observado em relação à ascensão do mercado de alimentação saudável e wellness no país.

Antes de enfatizar as principais diferenças entre um nutricionista e um coach de emagrecimento, é válido entrarmos em uma pequena introdução sobre o que significa “fazer dieta”.

Fazer dieta é uma prática comum no Brasil e no ocidente, de forma geral.

É até provável que você tenha começado alguma recentemente.

Um levantamento publicado neste ano, conduzido pela Associação Brasileira de Nutrologia com 503 pessoas e divulgado pelo Portal Saúde, da Abril, demonstrou que 76% dos entrevistados já havia feito pelo menos uma dieta nos últimos 12 meses.

Só que 21,6% deles já estavam, pelo menos, na quarta tentativa ao longo do período.

Em paralelo, há um movimento muito interessante a ser observado em relação à ascensão do mercado de alimentação saudável e wellness no país.

O próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou, em 2017, dados apontando que o setor de alimentação saudável cresceu 98% no Brasil entre 2009 e 2014, chegando a movimentar impressionantes US$ 35 bilhões por ano.

Você também já deve ter reparado que consumir produtos sem glúten, lactose e vegetarianos se transformou uma verdadeira tendência.

Ok. Mas o que tudo isso comprova?

Que as pessoas querem se alimentar bem, ter uma vida mais leve, manter a boa forma e desenvolver uma relação feliz com a comida.

Então, por que as dietas fracassam?

Porque, na hora de emagrecer, não basta simplesmente procurar um nutricionista.

Claro que ele poderá analisar suas necessidades biológicas de nutrientes e, a partir daí, indicar refeições mais saudáveis que irão contribuir para manter um gasto calórico balanceado e, assim, facilitar a perda de peso.

Só que o nutricionista não poderá garantir que você siga à risca o cardápio que ele passou.

A ação parte de você.

O coaching de emagrecimento ajudará a tomar as atitudes necessárias para manter uma alimentação mais equilibrada e resistir às tentações recheadas de açúcares e gorduras trans que estão por todo o lugar.

O coach fornecerá ao coachee um acompanhamento e as ferramentas necessárias para modificar os padrões que influem na sua relação conturbada com a comida.

É por isso que o coaching de emagrecimento faz a dieta funcionar.

Vantagens de um Coach de Emagrecimento Sobre o Nutricionista

Vantagens de um Coach de Emagrecimento Sobre o Nutricionista
A prova do poder do coach nesse segmento é que os próprios nutricionistas e médicos bem esclarecidos defendem o acompanhamento psicológico e a utilização das ferramentas de coaching no processo de emagrecimento.

É importante que você entenda que o coaching de emagrecimento não anula a importância de um nutricionista.

Mas, especialmente no que se refere ao fator emocional, ele é mais eficiente do que uma consulta esporádica com qualquer profissional de nutrição.

Principalmente porque o coaching poderá dar o enfoque nas raízes que estão por trás de um comportamento problemático em relação à comida.

A prova do poder do coach nesse segmento é que os próprios nutricionistas e médicos bem esclarecidos defendem o acompanhamento psicológico e a utilização das ferramentas de coaching no processo de emagrecimento.

Em outras palavras, defendem que o ser humano deve ser tratado a partir de uma perspectiva holística.

Em sua página do Facebook, por exemplo, o médico Mohamad Barakat compartilha algumas reflexões acerca do assunto com seus seguidores.

“A forma como lidamos com nossas emoções pode impactar em nossas relações, em nosso dia a dia e, até mesmo, em nossa saúde”, compartilha o médico.

“Há uma razão pela qual falamos sobre ‘carregar o peso do mundo nos nossos ombros’. Nossas vidas cada vez mais estressantes causam dor física”.

No caso de um comportamento alimentar compulsivo, de acordo com o especialista, se faz ainda mais necessário identificar quais são os gatilhos que levam a esse comportamento.

“Para romper os fios que ainda prendem (o indivíduo) a determinada compulsão (ou “ões”) é preciso, primeiramente, reconhecer essas fragilidades”, pontua Barakat.

Também é preciso identificar os gatilhos – ou seja, em quais circunstâncias você é levado a praticar determinada atitude.

Dar nome ao sentimentos, reconhecer que precisa de ajuda, será o início para reverter a situação e recomeçar uma nova história”, escreve o médico.

Portanto, ressignificar a relação com a comida com foco no emagrecimento é uma tarefa que não depende exclusivamente do nutricionista – por mais capacitado que ele seja.

Simplesmente porque é necessário acessar algo mais profundo no seu subconsciente para que o impacto nas suas atitudes realmente ocorra.

Com isso em mente, abaixo você poderá entender melhor as quatro principais vantagens do coach de emagrecimento.

1. Suporte no processo

Disto você pode ter certeza: no processo de emagrecimento, sempre haverá dias difíceis.

Aliás, sejamos sinceros. A maioria dos dias serão difíceis.

Você terá que lutar contra o desejo de lidar com as emoções através da comida e, nos fins de semana, evitar aquelas beliscadas no chocolate enquanto assiste a um filme.

É aí que o coach será seu maior aliado.

Ele vai ajudar a manter sua motivação em alta, oferecer suporte nos momentos de fraqueza.

Estará presente em todo o processo, para garantir que você não desista e persista mesmo diante das dificuldades.

2. Auxílio no planejamento da rotina

O processo de emagrecimento exige organização.

Muito provavelmente, você terá que aprender a gerenciar sua rotina de uma forma mais estruturada, de acordo com o seu objetivo.

Talvez até preparar sua própria comida e deixar marmitas prontas, conforme a orientação do nutricionista.

O coach irá ajudar você a se organizar, na mentalidade e na prática, para conquistar seu objetivo.

3. Controle do estado emocional

Controle do estado emocional - coaching de emagrecimento
O processo do coaching de emagrecimento proporcionará ao indivíduo o comprometimento necessário para que ele direcione seus comportamentos no dia a dia com foco no objetivo do emagrecimento.

O coach oferece uma série de ferramentas para que o coachee lide melhor com suas emoções.

Assim, ele poderá retomar o controle de suas ações e, naturalmente, de sua própria vida.

O processo do coaching de emagrecimento proporcionará ao indivíduo o comprometimento necessário para que ele direcione seus comportamentos no dia a dia com foco no objetivo do emagrecimento.

4. Ênfase na mudança comportamental

Agora você já sabe que a relação com a comida, muitas vezes, está ligada a fatores emocionais.

Mas como administrar e lidar com as emoções para que a válvula de escape não seja a comida?

Nesse ponto, o coach de emagrecimento atua como um aliado poderoso.

Ele auxilia no processo de recuperação de autoestima e autoconfiança, por meio de crenças fortalecedoras, que vão permitir desenvolver hábitos mais saudáveis e produtivos.

Como Aliar o Nutricionista e o Coach de Emagrecimento

Como Aliar o Nutricionista e o Coach de Emagrecimento
Contar com um bom nutricionista e coach de emagrecimento é o primeiro passo rumo à transformação definitiva na relação com a comida.

Conforme já foi enfatizado, um coach de emagrecimento não anula a importância de um nutricionista – e vice-versa.

Está lembrado?

Inclusive, quando ambos os trabalhos estão sincronizados, as chances de êxito no objetivo do emagrecimento são multiplicadas.

O nutricionista poderá indicar um cardápio saudável baseado na rotina, nas necessidades biológicas e individuais do paciente.

Não é à toa que os profissionais mais atualizados do mercado sugerem um trabalho conjunto.

Uma intervenção nutricional e, simultaneamente, focada na saúde mental do indivíduo.

É o que prega, por exemplo, a nutricionista e especialista em fisiologia do exercício pela UNIFESP, Lara Nesteruk, para seus mais de 500 mil seguidores no Instagram.

Em seu blog pessoal, ela escreve: “Não existe alimento que possa ajudar na compulsão alimentar. O que precisa ser feito o mais rápido possível é o apropriado diagnóstico e tratamento”.

Ela explica ainda que o nutricionista, em um caso assim, deve fazer o possível para não atrapalhar o tratamento.

“Por exemplo: colocar uma pessoa ansiosa e com compulsão sob uma alimentação que exija que ela olhe no relógio o tempo todo para saber quando é a hora de comer é um tiro no pé”, afirma.

A especialista esclarece que, no caso de um paciente ansioso ou compulsivo, o papel de um bom nutricionista será evitar dietas muito restritivas, que tendem a agravar o quadro.

Por isso, contar com um bom nutricionista e coach de emagrecimento é o primeiro passo rumo à transformação definitiva na relação com a comida.

Principais Propostas de Um Processo de Coaching para Emagrecimento

Principais Propostas de Um Processo de Coaching para Emagrecimento
Quais serão as principais ferramentas utilizadas pelo coach de emagrecimento?

Se você chegou até aqui, provavelmente já está com uma ideia mais clara sobre como funciona o coaching com enfoque no emagrecimento.

Mas talvez a pergunta agora seja: de que formas, na prática, o coach irá auxiliar o coachee no processo de emagrecimento?

Quais serão as principais ferramentas utilizadas?

Bem, a verdade é que isso pode variar de coach para coach.

Entre as principais, destacam-se:

  • Exercícios de visualização, para que o paciente se enxergue e se perceba no corpo que almeja atingir.
  • Perguntas estratégicas, voltadas ao autoconhecimento: quais são as situações ou os sentimentos que lhe fazem perder o controle diante da comida?
  • Exercícios práticos diante da própria comida, como atividades de mindfulness que estimulam o “comer consciente”, devagar, sem distrações.

Em artigo já publicado aqui no blog da SBC Coaching, a nutróloga Liliane Oppermann enfatiza a intervenção do coach de emagrecimento com o objetivo primordial de ajudar o coachee a recuperar seu senso de autorresponsabilidade.

“A responsabilidade é a condição essencial para êxito no emagrecimento”, observa.

“Parece simples, mas pude constatar com base na observação dos sentimentos e atitudes de quem está acima do peso o quanto a pessoa se sente vítima, como se o universo conspirasse para o ganho de peso”.

Ela complementa que se sentir responsável é um passo importante nessa luta contra o peso.

Neste ponto do artigo, você deve estar bastante animado com os resultados que o coaching propicia.

E também curioso para saber qual seria o investimento para receber essa mentoria ou até fazer um curso na área.

Qual o Preço de um Processo de Coaching de Emagrecimento

Qual o Preço de um Processo de Coaching de Emagrecimento
O preço de uma sessão pode ser equivalente a uma consulta com um nutricionista, por exemplo.

O preço de um processo de coaching de emagrecimento varia bastante entre profissionais e conforme a necessidade do coachee.

Muitas vezes, depende do quão próximo será o acompanhamento do coach.

Se ele irá fazer uma sessão por semana, ou se irá oferecer algum tipo de suporte diário pelo Whatsapp, por exemplo.

Acima de tudo, como no caso de qualquer outro médico, é importante localizar um coach de confiança.

O preço de uma sessão pode ser equivalente a uma consulta com um nutricionista, por exemplo.

É importante procurar instituições como a SBCoaching para localizar um profissional que ofereça um tratamento de excelência e alinhado ao seu orçamento.

Além de uma mentoria, você também pode se interessar por um treinamento de coaching focado em emagrecimento.

Com uma capacitação dessas, você tem ganhos não apenas para o autocontrole e autodisciplina, mas também para diversas áreas da vida pessoal e profissional.

Como se Tornar um Coach de Emagrecimento

Como se Tornar um Coach de Emagrecimento
Ajudar as pessoas a retomarem o controle de sua vida e de sua autoestima através do emagrecimento é uma atividade profissional verdadeiramente gratificante.

Talvez você tenha localizado este artigo não porque precisa de auxílio para emagrecer, mas porque tem paixão pela tema e se sente inspirado por ajudar outras pessoas a melhorarem sua relação com a comida.

Trata-se de um propósito de vida incrível e engrandecedor.

Ajudar as pessoas a retomarem o controle de sua vida e de sua autoestima através do emagrecimento é uma atividade profissional verdadeiramente gratificante.

Mas, então, como funciona a formação para virar coach de emagrecimento?

Na verdade, o coach de emagrecimento é um viés abordado como parte do processo do Personal/Life Coaching, considerando que seu enfoque é em uma meta pessoal.

Para capacitar-se e atender clientes como coach de emagrecimento, portanto, o profissional deverá realizar a formação de coach para, posteriormente, aplicar as ferramentas da metodologia com foco específico no auxílio para a perda de peso.

Quanto Tempo Para se Formar Um Coach de Emagrecimento

Quanto Tempo Para se Formar Um Coach de Emagrecimento
Na Sociedade Brasileira de Coaching, a formação possui módulos presenciais e oportunidades no formato e-learning.

Aqui, mais uma vez, a resposta é: depende.

O tempo de formação dependerá da instituição que você escolher e da grade curricular que ela apresenta.

Na Sociedade Brasileira de Coaching, a formação possui módulos presenciais e oportunidades no formato e-learning.

Posteriormente, você ainda poderá ampliar seu portfólio de técnicas voltadas ao coaching de emagrecimento através de cursos e workshops.

Afinal, a educação continuada é um denominador comum entre os coaches de sucesso.

Conclusão: coaching de emagrecimento como processo de transformação

Conclusão: coaching de emagrecimento como processo de transformação
A boa notícia é que a libertação da gula é possível.

Emagrecer não é uma tarefa simples.

Se fosse, a obesidade não seria um problema de saúde pública em nível global.

A verdade é que, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e diante de rotinas cada vez mais aceleradas, a comida se tornou fonte de conforto e entorpecimento para a grande maioria das pessoas.

Se transformou em um mecanismo de compensação.

E é justamente por estar tão ligada ao estado emocional, que é difícil resistir aos exageros.

A boa notícia é que a libertação é possível.

Você não precisa se tornar uma musa fitness do Instagram.

Mas pode desenvolver uma relação mais pacífica e saudável com a comida para obter maior qualidade de vida.

Nessa hora, é bom lembrar: comer é uma necessidade fisiológica.

Só que, dependendo do que você está ingerindo, a alimentação pode fazer mal para a sua saúde física e mental.

Por isso, investir no autoconhecimento para tornar o processo de se alimentar mais leve e prazeroso irá trazer benefícios verdadeiramente transformadores.

A sensação será incomparável.

E, se você pensa em se tornar um coach de emagrecimento, pode ter certeza: seu trabalho transformará vidas para sempre.

Então, gostou deste artigo?

Se você apreciou os insights, não se esqueça de compartilhar com os amigos nas redes sociais.

8 Comentários

Deixe um comentário
  1. Gostei do seu artigo, o emagrecimento tem várias formas de se executar, porém dessa forma descrita achei bem interessante.
    Vou começar a acompanhar seu trabalho.
    Parabéns pelo site.

  2. Estou cursando faculdade de nutrição no centro universitario FSG na cidade de Caxias do Sul-RS, e estou pesquisando sobre o assunto relacionado com emagrecimento rapido, e o seu post me ajudou bastante ate então. parabens ai!!! Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *