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Coach nas empresas: o papel e importância do coaching empresarial

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Sabia que resultados extraordinários podem ser conquistados com o suporte de um coach em empresas?
Esse profissional, também conhecido como coach executivo, trabalha com a metodologia de coaching para impulsionar as organizações na direção dos seus objetivos e das suas metas.
Para isso, o coach nas empresas pode assumir diferentes modelos de atuação, como o reforço de capacidades e potencialidades de liderança dos gestores.
Também pode se focar no desenvolvimento comportamental da equipe para melhorar sua performance.
Nesse tipo de trabalho, ele utiliza ferramentas e técnicas com embasamento científico para oferecer insights poderosos que ajudam na tomada de decisões, proatividade, motivação, entre outros.
Quer saber mais a respeito do papel do coach nas empresas e como esse profissional pode acelerar o crescimento dos negócios?
Então, siga a leitura.

O que é e qual o papel do coach na empresa?

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O coach na empresa, também chamado de coach executivo, é o profissional especializado no desenvolvimento de líderes, executivos e equipes.
Logo, o papel do coach nas organizações é elevar a performance humana, maximizar resultados e promover a mudança necessária ao crescimento individual que repercute no coletivo.
Para isso, esses profissionais utilizam técnicas e ferramentas de alto nível, capazes de impactar todo o ambiente organizacional e impulsionar o potencial humano.
Além disso, os coaches analisam o cenário com uma perspectiva diferenciada, contribuindo com insights valiosos em todas as áreas corporativas.
Segundo a colunista do Entrepreneur Katie Belding, os feedbacks honestos e consistentes de coaches ajudam a criar vantagem competitiva em um mercado que se transforma rapidamente.
Afinal, ter um coach na empresa significa contar com um profissional dedicado à gestão de competências, aumento da produtividade e melhora nas relações entre colaboradores e equipes.
A seguir, vamos entender melhor como é a atuação do coach nas organizações

Como é o trabalho do coach nas empresas?

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O coach na empresa pode trabalhar diretamente com líderes, CEOs, colaboradores ou equipes, de acordo com as necessidades do negócio.
A metodologia de coaching reúne conhecimentos de diversas áreas da ciência, com o diferencial do foco em resultados.
Assim, os coaches são preparados para assessorar profissionais em mudanças comportamentais, redução do estresse, desenvolvimento de novas competências, tomada de decisão e superação das crenças limitantes.
Além disso, o coach auxilia na definição de objetivos e elaboração de planos de ação, tendo o crescimento organizacional como norte.

Quais os benefícios do trabalho do coach para a empresa?

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Os benefícios do coach para a empresa vão desde os efeitos na lucratividade até mudança no clima organizacional.
Alguns dos principais impactos positivos observados são:

  • Aumento da produtividade dos colaboradores
  • Redução de estresse e sentimentos negativos em geral
  • Aumento dos níveis de satisfação, motivação e engajamento
  • Aprimoramento de competências
  • Melhora na retenção de talentos, em especial executivos seniores
  • Progresso em áreas de atendimento, vendas e no contato com o cliente
  • Maximização de resultados com feedback contínuo.

Se você ainda não está convencido, considere que o ROI (retorno sobre o investimento) obtido pelas empresas que contratam coaches é sete vezes maior do que o investimento inicial nos profissionais, segundo estudo da PriceWaterhouseCoopers.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


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Quando contratar um coach para empresa?

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Toda empresa que deseja acelerar seu crescimento deve contratar um coach, pois o apoio profissional não se resume a momentos de crise.
Pelo contrário: é melhor buscar os serviços de coaching o quanto antes para garantir sua posição em um mercado cada vez mais competitivo.
O mundo dos negócios é complexo e desafiador, por isso, os coaches são parceiros estratégicos que podem fazer a diferença nos resultados econômicos.
Hoje, a maior parte dos clientes de coaches são gerentes, executivos, CEOs, CFOs e empreendedores, além de gestores de equipes e colaboradores, segundo o estudo de coaching global da International Coach Federation de 2016.
Essa predominância nas áreas corporativas demonstra a tendência crescente da contratação de coaches em empresas de todos os portes e segmentos.

Quais os tipos de especialidades de coaching para empresas?

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Há várias especialidades que integram o coaching para empresas, que se dividem em públicos específicos dentro da organização.
Vamos conhecer as principais:

Executive coaching

O executive coaching é focado no apoio profissional para executivos, por meio da criação de um ciclo de alta performance.
Para isso, o coach guia o profissional para gerenciar seus objetivos em benefício próprio, encorajando o autoconhecimento e solução de problemas.
Além disso, o processo cria condições favoráveis ao aprendizado e mudança comportamental, levando a uma transformação intensa na carreira do executivo.

Business coaching

O business coaching é voltado para empreendedores, pois aborda pontos cruciais para o desenvolvimento do negócio.
Entre os tópicos dessa especialidade, estão a saúde financeira da empresa, construção de uma cultura organizacional sólida e busca pela liderança de mercado.

Leadership Coaching

O leadership coaching é estruturado para formar grandes líderes empresariais, focando nas principais competências necessárias à liderança.
Nessa especialidade, o coach trabalha com diferentes estilos de influência para alavancar as forças do líder e minimizar os riscos da gestão.

Team Coaching

O team coaching se refere ao desenvolvimento de equipes, ou seja, a formação de times de alta performance na organização.
Nessa área, os coaches auxiliam equipes a resolver conflitos e conduzem os profissionais à excelência, com foco nos interesses coletivo.

Por que investir em coaching empresarial?

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Investir em coaching empresarial compensa porque os resultados são comprovados em todas as dimensões do mundo corporativo.
Uma das maiores dificuldades das empresas é planejar e implementar mudanças, pois a estrutura organizacional é complexa e envolve uma rede intrincada de relações humanas.
Como especialistas em desenvolvimento humano, os coaches são capazes de desatar os nós e promover relações positivas, ao mesmo tempo em que elevam a performance e motivam as equipes.
Assim, é vantajoso para qualquer empresa ter um profissional dedicado a fazer as mudanças acontecerem na prática, vencendo a resistência em nome do futuro da organização.

Para que serve um programa de coaching dentro das empresas?

O programa de coaching dentro das empresas afeta todos os níveis da organização, pois sua metodologia está sempre alinhada aos objetivos do negócio.
Cada programa é personalizado de acordo com o perfil da organização e sua razão para buscar o coaching, o que ocorre após uma análise criteriosa do cenário.
Assim, o coach atua como uma força motriz do sucesso nos negócios, seja para aumentar lucros, melhorar a relação com os clientes, aprimorar processos, promover o engajamento ou qualquer outro objetivo.

Passos para se obter grandes resultados com o coach para empresas

coach empresas passos para se obter grandes resultados
Na hora de contratar um coach para empresas, é importante seguir alguns passos para garantir excelentes resultados:

  1. Procure um coach com experiência e certificações reconhecidas
  2. Construa uma relação de confiança com o coach desde o início
  3. Forneça o máximo de informações possíveis na entrevista inicial
  4. Mantenha a mente aberta para absorver o conteúdo do processo
  5. Amplie o programa de coaching para todas as áreas da empresa
  6. Invista na formação de líderes coaches para impulsionar as equipes
  7. Mensure os resultados do coaching para comprovar sua eficácia.

Quais as tendências e resultados do coach para empresas no cenário mundial?

As tendências apontam para o crescimento do coaching em todo o mundo, em especial nas empresas.
Uma simples busca por “coach executivo” no indexador de empregos Indeed revela mais de 11 mil vagas para coaches em empresas, enquanto a ICF contabilizou mais de 50 mil coaches ao redor do planeta em seu estudo de 2016.
O colunista da Forbes Russ Alan Prince também afirma que “sem dúvidas, a demanda por coaches de negócios é grande e está crescendo rapidamente”, em artigo de 2018.
De acordo com o especialista, esse “boom dos coaches” está ocorrendo justamente porque eles são capazes de transformar seu trabalho em resultados pessoais e financeiros para empreendedores.
Coaching de negócios e as vantagens para a empresa
As principais vantagens em contratar um coach de negócios para a empresa são:

  • Ampliação da visão empreendedora sobre o negócio
  • Acréscimo de novas perspectivas para a resolução de problemas da empresa
  • Foco em resultados em curto, médio e longo prazo
  • Obtenção de feedback constante para aprimoramento de processos
  • Redução de conflitos e promoção da sinergia entre equipes.

Exemplos de sucesso com o coaching empresarial

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Um grande exemplo de sucesso com o coaching empresarial é a atuação de Melody Wilding, uma coach executiva e especialista em comportamento humano que entende profundamente a mente dos CEOs.
Melody já trabalhou com líderes de empresas como Google, Facebook e HP, e tem ajudado líderes do mundo todo a fortalecer suas mentes para alcançar o sucesso, como relata em matéria da Business Insider de 2018.
Ela reforça a importância do coaching nas empresas para ajudar profissionais a controlar suas emoções, desenvolver um otimismo realista e lidar com mudanças constantes.
Outro caso de sucesso é o do executivo Benjamin Crudo, CEO da Diff Agency, que conta sobre os resultados do coaching em seu artigo recente na Forbes.
Benjamin afirma que contratou um coach esperando por uma auditoria profissional, mas se surpreendeu, pois o processo mudou a forma com que ele conduzia os negócios.
Como resultado, o escritório de sua empresa se tornou mais humano, a relação com os clientes melhorou muito e as equipes aprenderam a se comunicar de modo eficiente.

Trabalhar como coach: dicas para abrir sua empresa

Se você pretende trabalhar como coach, abrir uma empresa é mais simples do que parece.
Isso porque a atividade do coach está enquadrada nas condições do MEI (microempreendedor individual), uma das formas mais práticas de iniciar seu negócio.
Porém, vale lembrar que essa categoria tem um teto de R$ 81.000,00 de faturamento anual.
Você também pode abrir uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), de acordo com seus objetivos.
Com a abertura da empresa, você pode emitir nota fiscal, ter conta bancária para pessoa jurídica e trabalhar com os mais variados clientes – ou seja, crescendo ao mesmo tempo que cumpre suas obrigações fiscais.

Por que abrir empresa como coach?

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Como vimos, abrir uma empresa como coach permite que você trabalhe por conta própria, fechando contratos com clientes de qualquer segmento.
Como prestador de serviços, você poderá atuar como autônomo para iniciar uma carreira de sucesso, ou mesmo construir seu patrimônio com uma futura empresa de coaching.
A abertura de um negócio próprio permite que você se estruture, de fato, como um negócio e possa atuar melhor em trabalhos in-company, por exemplo.
Também ganha condições, dessa forma, de ampliar seu escopo, contratar outro profissional para ajudar e assim atingir resultados ainda melhores.
E o melhor: o custo para se tornar um microempreendedor individual é zero.
Não há taxas para a abertura desse tipo de empresa, e os impostos mensais são simplificados e unificados em uma taxa mensal de aproximadamente R$ 50,00.

Como abrir sua empresa de coaching?

Se você já decidiu abrir sua empresa de coaching, siga os passos a seguir para agilizar o processo.

Antes de abrir uma empresa

Antes de iniciar o processo de abertura de empresa, você deve consultar a viabilidade do nome empresarial escolhido para se certificar de que não há outros idênticos ou semelhantes.
Depois, é importante procurar a prefeitura da sua região para verificar os critérios de concessão do alvará de funcionamento.
No entanto, se você optar pelo MEI, precisará fazer um cadastro online e buscar a secretaria de finanças local para conseguir emitir nota fiscal.

Abrindo a empresa

Para obter seu CNPJ pelo MEI, basta formalizar sua empresa no Portal do Empreendedor e selecionar o CNAE 8599-6/04, referente a treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
Se optar por outros tipos de empresa, você deverá fazer o registro legal na Junta Comercial do estado e apresentar uma série de documentos e formulários, como o contrato social e documentos pessoais.

Custos após abertura da empresa

O custo médio da abertura de uma microempresa ou empresa de pequeno porte varia conforme o estado, mas os valores aproximados estão entre R$ 30,00 e R$ 200,00, segundo o SEBRAE.
Já a alíquota de impostos pelo Simples Nacional, que é uma forma simplificada de recolhimento de tributos, fica entre 4% e 17,42%.
No caso do MEI, não há nenhum custo para abrir a empresa e você pagará somente um imposto unificado mensal que, como já comentamos, é de aproximadamente R$ 50,00.

E aí, já está pronto para trabalhar como coach?

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Agora, você já sabe tudo o que precisa para trabalhar como coach e ingressar em um mercado promissor.
Para isso, vale a pena começar desde já a sua formação e, assim, obter um certificado reconhecido que vai credenciá-lo para atuar na área e diferenciá-lo da concorrência.
Há muitas opções de cursos, mas a dica é procurar instituições sólidas com amplo reconhecimento no Brasil e no exterior.
A SBCoaching, por exemplo, oferece treinamentos aprovados pelas grandes empresas.
E mesmo que seu objetivo não seja atuar como coach, as formações na área são úteis para desenvolver competências e despertar seu potencial máximo, impulsionando qualquer carreira.
Afinal, o coaching é uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional, capaz de transformar sua história e abrir portas por onde você passar.

O poder do treinamento de coaching

O treinamento de coaching tem o poder de evocar o melhor de cada indivíduo e potencializar suas competências ao máximo, pois age no próprio comportamento para mudar a realidade.
Com o coaching, você será capaz de superar crenças limitantes que atuam como obstáculos para seu desenvolvimento pleno, abrindo caminho para a realização pessoal e profissional.
Mas o coaching não é uma fórmula mágica, tampouco uma abordagem mística: é uma metodologia com embasamento científico e resultados comprovados.
Justamente por se basear no potencial humano, o coaching é a resposta para os desafios do mundo dos negócios e exigência constante por alto desempenho.
Se você quer se juntar à elite dos coaches, as formações da SBCoaching são os melhores atalhos para chegar ao sucesso.
Na Sociedade Brasileira de Coaching, você poderá contar com times de profissionais experientes e renomados para aprender tudo sobre o coaching nas empresas.
Alta performance, mudança e transformação serão suas palavras de ordem, e a certificação internacional será sua porta de entrada para a profissão de coach.

Conclusão

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O coach pode ser um grande aliado das empresas.
Com a metodologia de coaching, a performance dos gestores e dos líderes pode alcançar um novo patamar.
Os benefícios são inúmeros, como vimos.
Quer um pequeno resumo?
Para o executivo, estes são os principais ganhos:

  • Elevar sua performance e produtividade
  • Reduzir seu estresse
  • Desenvolver a aprimorar suas competências de liderança
  • Aumentar satisfação e motivação
  • Definir e conquistar objetivos no dia a dia e no longo prazo.

Para a organização, estes são alguns dos resultados, conforme dados apurados pela SBCoaching:

  • Aumentar a produtividade (53%)
  • Melhorar o atendimento ao consumidor (39%)
  • Reduzir queixas do consumidor (43%)
  • Aumentar a retenção de executivos seniores (32%)
  • Reduzir custos (23%)
  • Elevar a rentabilidade (22%).

Então, o que você está esperando para aproveitar essas oportunidades e transformar o desempenho de colaboradores, líderes, gestores e de toda a organização?
É hora de trazer o coaching para a empresa, aprimorar os resultados e crescer ainda mais.
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