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O que é coach? Tradução, significado e conceito [Guia Completo]

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Em dúvida sobre a tradução de coach?
Então, você chegou ao lugar certo.
Coach significa “treinador” em inglês.
É daí que vem a expressão coaching.
Esse é um processo muito utilizado por indivíduos e empresas que buscam melhorar a performance, definir metas e alcançar o sucesso por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.
Ele é feito sob a orientação de um coach, que é o profissional capacitado para ajudar o indivíduo a perseguir seus objetivos, estabelecer um mapa mental adequado e desenvolver competências, como a liderança e a resiliência.
Ficou interessado?
Neste texto, você vai descobrir tudo sobre o assunto: tradução de coach, como funciona o coaching, benefícios do processo e até mesmo como se tornar um profissional da área.

O que é coaching e qual seu significado?

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O coaching é um processo que busca aumentar a performance de um indivíduo ou grupo, ampliar suas realizações e levá-lo à evolução.
O objetivo principal é auxiliar na construção de uma vida de realizações, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Nesse processo, o coach e o coachee se encontram regularmente.
Essa metodologia pode ser aplicada para indivíduos, times e empresas.
Durante o coaching, são utilizadas ferramentas e técnicas com embasamento científico e que ajudam no processo de autoconhecimento do coachee.
Essas estratégias de coaching servem para aprofundar a autoconsciência do indivíduo e extrair dele respostas importantes para sua jornada.
A superação de obstáculos, medos e inseguranças é uma das principais vantagens propiciadas pelo coaching.
Não se trata de terapia ou consultoria, mas de um processo contínuo que ajuda em todas as esferas da vida.

Conceitos de coaching: coach, coaches, coachee

Para que você compreenda melhor o que é esse processo, vamos iniciar com o básico: os conceitos.
O coaching, como abordamos acima, é o processo em si.
Já o coach é o profissional que conduz o processo junto ao “aluno” – e utilizamos aspas pois não é a forma tecnicamente correta de se referir a ele, como veremos a seguir.
Esse profissional é capacitado para oferecer ferramentas, conhecimento e suporte, sem julgamentos e com total comprometimento.
Coaches, então, nada mais é do que o plural de coach – um grupo de profissionais da área.
Por fim, o coachee é a pessoa que busca essa metodologia para alcançar o sucesso.
Em outras palavras, o coachee é o “aluno”.

Tradução de coach

O termo “coach” vem da língua inglesa.
Nesse idioma, o termo “coach” significa treinador.
Por sua vez, o verbo “to coach” pode ser traduzido como treinar, preparar ou ensinar.
Portanto, essas são as principais funções do coach durante o processo.
Ele precisa capacitar o coachee a perseguir seus objetivos e alcançar o sucesso por meio da superação de crenças autolimitantes.

Como funciona o coaching?

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Já mencionamos que o coaching é um processo.
Portanto, como todo processo, ele requer tempo e dedicação.
O coaching sempre funciona por meio de sessões, que envolvem o coach e o coachee.
Vale lembrar que essas sessões podem ser feitas individualmente ou em grupo.
Assim, se uma equipe precisa trabalhar algum aspecto da interação, os integrantes também podem participar conjuntamente das sessões.
Geralmente, é feito um pacote com número pré-determinado de sessões, que ocorrem semanal ou quinzenalmente, por cerca de uma hora.
Elas devem ser feitas, de preferência, presencialmente, mas também é possível que sejam realizadas à distância.
Durante esses encontros, o coachee (ou os coachees) leva ao coach a sua demanda, seja ela pessoal ou profissional.
A primeira etapa é a própria definição da demanda, ou seja, estabelecer qual será o ponto central do coaching.
Com base nisso, o coach instiga a fazer reflexões, apresenta ferramentas e métodos que podem ajudar na questão e auxilia a clarear as ideias a partir das respostas do próprio coachee.
Dependendo da demanda, o coach pode solicitar que o coachee realize alguma atividade durante o tempo que antecede a próxima consulta.
Por exemplo: colocar uma ferramenta em prática ao longo da semana.
É importante destacar que, durante uma sessão de coaching, o papel do coach sempre é ouvir e desenvolver a empatia, e nunca julgar.
Lembre-se de que o objetivo final do coaching é ajudar o coachee, então, a relação de parceria entre as duas partes é essencial.
Constantemente, o coach e o coachee avaliam o avanço das questões trabalhadas, podendo prolongar o processo ou, então, finalizá-lo.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


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Continuando...

Passo a passo

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Em dúvida sobre como funcionam as sessões de coaching?
Montamos um passo a passo simplificado para você compreender melhor a dinâmica.
Confira!

1. Avaliação inicial

Essa avaliação ocorre na primeira sessão.
É nesse momento que o coach conhecerá o momento de vida do coachee, seus desejos e dificuldades atuais.
Ou seja, basicamente, quais fatores levaram o indivíduo a buscar o coaching.
Também é a hora em que o coach explica como funciona todo o processo e esclarece dúvidas.

2. Planejamento de metas

Após a avaliação inicial, as sessões são direcionadas à definição de metas e objetivos do coachee, tanto de curto quanto de longo prazo.
É o momento de planejar aonde se quer chegar e direcionar o pensamento para o futuro.

3. Plano de ações

Logo após a definição de metas, o coach auxilia o coachee na elaboração de um planejamento estratégico.
Ele é composto de ações que permitirão alcançar os objetivos traçados.
Para isso, são apresentados métodos, ferramentas e técnicas de coaching que deverão ser aplicados no dia a dia pelo coachee.
Basicamente, é a hora de elaborar um plano que considere como e quando as metas serão alcançadas.

4. Execução

A partir do plano de ações, o coachee se compromete a colocar as medidas em prática, experimentar as técnicas e observar a sua performance.
Tudo com a orientação do coach e avaliações de desempenho ao longo de cada sessão.

5. Avaliação final

Ao fim do processo de coaching, é feita uma avaliação do percurso traçado, ou seja, uma revisão completa.
Aqui, o coachee deve reconhecer seus aprendizados e observar as conquistas, desafios e erros durante o processo.
Também é avaliada a necessidade de mais sessões ou a finalização do processo.

Quais são os tipos de coaching?

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Conheça abaixo os quatro principais tipos de coaching, que são excelentes alternativas para desenvolver uma carreira na área.
Todos eles têm um objetivo em comum: oferecer rotas mais claras de ação a partir das respostas dadas pelo próprio coachee.

Personal & Professional Coaching

Esse tipo de coaching se propõe a ajudar o coachee a elevar sua performance, nível de conquistas e felicidade.
O controle das emoções e o gerenciamento do estresse são pontos centrais no Personal & Professional Coaching.
Tudo isso de modo que o aluno supere obstáculos e bloqueios, tanto pessoais quanto profissionais.
Um dos principais benefícios é que o coach, nessa modalidade, orienta todo o processo para a ação, ajudando o coachee a aplicar mudanças em sua vida.

Executive Coaching

O coaching executivo tem foco no desenvolvimento de líderes e gerentes, proporcionando alta performance, mudança e transformação.
Esse tipo de coaching é o ideal para aprimorar a performance de liderança, que impacta diretamente a organização e as equipes.
Com ele, é possível aumentar a produtividade de uma empresa, elevar a rentabilidade e levar satisfação e motivação para o time.

Positive Coaching

O principal pilar desse tipo de coaching é a ampliação e o reforço das emoções positivas para que elas elevem o nível de bem-estar, felicidade e satisfação.
O positive coaching ajuda em muitos aspectos, como no desenvolvimento de saúde física e mental, criatividade e sentimento de realização profissional.    .
Também pode ser utilizado em empresas, de modo a aumentar a qualidade do ambiente de trabalho, gerando motivação e engajamento.

Career Coaching

O coaching de carreira está entre os nichos mais procurados.
Ele é destinado a quem busca uma mudança na sua área de trabalho, uma promoção no emprego, uma nova oportunidade no mercado ou uma nova direção na sua carreira.
Nesse processo, o coachee trabalha muito o seu autoconhecimento para entender o que o motiva de fato, quais são os seus principais objetivos e qual será o caminho mais lógico a seguir.

Quais as vantagens de se contratar um coach?

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Existem inúmeras vantagens de se contratar um coach.
O principal benefício é que esse processo pode ajudar a conquistar uma vida mais feliz, a partir do propósito, motivação e equilíbrio.
Então, independente do seu objetivo, o coaching auxilia no planejamento de ações para uma vida com mais realizações e no aumento da satisfação pessoal e profissional.

Benefícios do coaching

Conheça cinco benefícios de incorporar o coaching à sua vida:

1. Autoconhecimento

Todo processo de coaching é uma oportunidade de obter autoconhecimento, pois você estará constantemente refletindo sobre si mesmo.
Isso é fundamental para que você conheça seus limites, supere todos eles e obtenha aprendizado.

2. Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional sempre é um dos pontos trabalhados durante o coaching.
É ele que permite que você lide de maneira positiva com as emoções, supere barreiras interiores e obtenha a harmonia necessária para seguir seus objetivos.

3. Definição de metas e ações

Se você não sabe quais são seus objetivos, ou não sabe como alcançá-los, o coaching é o processo certo para você.
O coach é o profissional capacitado para ajudar a compreender quais são as suas metas e a fazer um mapeamento de todas elas.
E, claro, montar um planejamento estratégico, com ações que permitirão conduzi-lo ao sucesso.

4. Mindset de crescimento

No coaching, o mais importante é que você saia do processo fortalecido e com uma mentalidade voltada ao crescimento pessoal e profissional.
Trata-se de refletir sobre sua vida, o que você deseja para o futuro e como alcançar tudo isso, de modo a promover o seu potencial máximo como ser humano.

5. Superação de obstáculos

Todo mundo tem bloqueios internos, problemas, medos e emoções negativas, como ansiedade, por exemplo.
Algumas vezes, crenças limitadoras podem ser enfrentadas para que você atinja resultados melhores diante dos obstáculos diários.

A origem do coaching

Quando falamos em origem do coaching, precisamos levar em conta que, desde os primórdios da existência, a humanidade se organizou em grupo.
A aprendizagem baseada na coletividade é o que levou o ser humano a se desenvolver tal como é hoje.
Ou seja, de uma forma ou de outra, o coaching sempre existiu.
Mas sua origem remonta ao século 19, quando o termo coach passou a ser utilizado por estudantes da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
A palavra era sinônimo de tutor – um professor ou mestre que ajudava os alunos durante a jornada de estudos.
No entanto, foi só a partir de 1950 que o termo coaching foi utilizado para significar um método de gerenciamento de pessoas.
Já na década de 1960, em um programa educacional em Nova York, o conceito foi utilizado no sentido da coordenação de conflitos pessoais e profissionais nos negócios.
Mas, sobretudo, o coaching designava o treinamento esportivo, no qual o treinador auxilia o time a conquistar melhores resultados em disputas.
Com o tempo, o conceito de coaching ganhou novos significados.
Aos poucos, foi incorporado ao mundo dos negócios e se popularizou nos anos 1980 como sinônimo de programas destinados ao êxito no trabalho e na vida pessoal.

Seja um coach

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Gostou do que conheceu até agora?
Sabia que você mesmo pode se tornar um coach?
O primeiro passo é buscar uma formação em uma organização que tenha credibilidade no mercado.
É isso que vai oferecer uma vantagem competitiva para o seu sucesso ao ingressar nesse mercado.
A SBCoaching, referência no Brasil e no mundo, oferece cursos de diferentes tipos de coaching, a partir de uma metodologia exclusiva.
A organização existe desde 1999 e foi a primeira empresa brasileira a oferecer treinamentos de coaching.

Quanto ganha um coach?

O salário de um coach é variável.
Primeiro, é preciso considerar que o coach atua como profissional autônomo ou como empresário, sem carteira assinada.
Portanto, não há um salário fixo, nem piso ou teto salariais.
Em compensação, a média de salário de um coach pode ficar acima de outras profissões.
Tudo varia conforme os seguintes fatores:

  • Número de clientes que o coach atende por mês
  • Credibilidade do profissional
  • Valor da sessão ou de um pacote com várias sessões.

Em média, o valor da sessão fica entre R$ 200 e R$ 500.
Esse valor também serve de base para o pacote com número pré-determinado de sessões, aumentando conforme a demanda de encontros.
Quanto mais renomado e procurado for o coach, mais ele poderá cobrar pela sessão – é a lei da oferta e da procura.

Características dos coaches de sucesso

Coaches de sucesso apresentam características em comum que você precisa desenvolver ou, caso já possua, aprimorar.
A primeira delas é a habilidade interpessoal.
O coach deve saber se relacionar com diferentes perfis de pessoas, ter sensibilidade e empatia, além de facilidade para ouvir e se comunicar.
Esses fatores são imprescindíveis durante uma sessão de coaching, para que o aluno se sinta acolhido e não sofra julgamentos por parte do profissional.
Também é a habilidade interpessoal que ajudará o coach a criar o networking, sua rede de contatos, para, assim, ampliar a cartela de clientes.
A segunda característica é a credibilidade no mercado.
É isso que permite que o coach transmita segurança para o coachee, afinal, ele precisa confiar no profissional que está conduzindo o processo.
Claro que, nesse caso, o nível de qualificação e a capacidade de apresentar as ferramentas de coaching de modo claro e objetivo também contam muito.
Além disso, é fundamental que o coach tenha vontade genuína de ajudar outras pessoas.
Essa é a essência da profissão, por isso, trata-se de uma das características mais importantes de um coach bem-sucedido.
Vale citar ainda outras tão importantes quanto:

  • Liderança
  • Visão de futuro
  • Proatividade
  • Pensamento estratégico
  • Motivação.

Exemplos de coaches de sucesso

Que tal se inspirar em profissionais de sucesso? Separamos quatro deles para contar um pouco sobre as suas trajetórias.

Alessa Bueno

Alessa Bueno é business coach e especialista no desenvolvimento de equipes de liderança.
Membro da SBCoaching desde 2012, já atuou como coach de grandes times, incluindo diretores e equipes de alta gerência de multinacionais.

Veridiana Cavalheri

Veridiana Cavalheri é master, executive, positive, career e life coach.
É especialista em implantação de projetos corporativos em marketing e RH e reconhecida como grande desenvolvedora de competências de liderança.

Renata Arrepia

Renata Arrepia é especialista em business coaching e executiva com mais de 22 anos de atuação em RH e vendas.
Como instrutora licenciada, já formou cerca de mil novos coaches e é reconhecida pelo trabalho fomentando a liderança entre cargos de gerência.

Adriane Hasse

Adriane Hasse é executive, positive, career e life coach com mais de 20 anos de atuação em gestão de pessoas, além de vivência na área comportamental.

Conclusão

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Está preparado para se tornar um coach bem-sucedido?
O coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional que serve de impulso para a conquista de objetivos.
Agora, você já tem todas as informações de que necessita sobre a profissão: como funciona, situação do mercado e características do profissional de sucesso.
Nesse momento, vale a pena lembrar a importância de investir na sua qualificação.
Para ingressar no mercado com maior chance de êxito, é preciso credibilidade e capacidade reconhecida, especialmente por meio de uma formação em uma instituição reconhecida como a SBCoaching.
Ao tomar a decisão, tenha em mente que essa é uma carreira promissora, que pode trazer satisfação e renda acima da média de outras profissões.
Que tal começar agora mesmo um curso de formação em coaching?
Desejamos a você todo sucesso.
Gostou das dicas e tirou todas as suas dúvidas sobre a tradução de coach e conceitos relacionados?
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