Posted in:

Coaching Desportivo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

coaching desportivo o que e como funciona como aplicar

Sabia que o coaching desportivo contribui para uma excelente performance nos esportes?

Essa metodologia é voltada para atletas, treinadores e demais profissionais do esporte que buscam melhorar o desempenho.

O foco do coaching desportivo, principalmente com atletas, é desenvolver competências essenciais, superar crenças limitantes e gerenciar as emoções frente aos desafios.

O processo consiste em uma série de encontros entre coach e coachee, em que são definidos objetivos e um plano de ação para alcançá-los.

Durante o coaching, o coachee também desenvolve o autoconhecimento, de modo a compreender quais fatores impactam em sua performance.

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

Clique aqui para ter acesso ao material e participar de um encontro online, onde Villela da Matta vai te dar mais conhecimento sobre este tema.

Continuando...

Os pontos fortes são salientados, enquanto as vulnerabilidades são corrigidas.

Quer saber mais? Então, navegue pelos seguintes tópicos:

  • O que é coaching desportivo
  • Como funciona
  • Importância
  • Como ajuda na alta performance nos esportes
  • Principais ferramentas
  • Como é na prática
  • Cases de esportistas de sucesso
  • Coaching desportivo em jogos mundiais.

Siga com a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é Coaching Desportivo?

coaching desportivo o que e

Coaching desportivo é a metodologia de coaching aplicada ao esporte, podendo ser direcionada a atletas, treinadores e profissionais do esporte.

Também pode ser aplicado a equipes.

No livro Coaching esportivo (Leader, 2014), Gustavo D’Avila e Lulinha Tavares definem o coaching desportivo como a aplicação do processo de coaching dentro do universo do esporte, lançando mão de todas as suas técnicas e ferramentas, com o objetivo de obter excelência.

Trata-se de um processo que tem como objetivo aumentar a performance dos atletas por meio da construção de um estado mental forte, capaz de lidar com desafios, barreiras emocionais e frustrações.

No coaching desportivo, o coach trabalha com o coachee a obtenção de um mindset vencedor, instigando a motivação, os objetivos e o propósito do atleta.

Como você verá adiante, o coaching desportivo tem como premissa o fato de que o mindset é um fator crucial que impacta diretamente na performance.

Em outras palavras, não são apenas o condicionamento físico e a execução das técnicas que elevam os resultados.

“O coaching esportivo se concentra no presente e no futuro – buscando promover o avanço das vitórias e extinguir o que está impedindo o atleta de atingir um alto desempenho”, afirma a especialista em coaching para atletas Nell Salgado, em uma entrevista para o site Terra.

Tudo isso para que ele alcance um rendimento maior, potencializando seus talentos e produtividade na prática esportiva.

No coaching desportivo, o atleta adquire o autoconhecimento, entrando em contato com seus pontos fortes e fracos e objetivos que deseja alcançar.

A partir disso, o coach conduz o processo visando ao desenvolvimento de competências e à potencialização dos seus atributos.

Além disso, ele apoia o coachee na elaboração de uma meta para a carreira, permitindo uma boa gestão e acompanhamento de resultados.

Como funciona o Coaching Desportivo?

coaching desportivo como funciona

O coaching desportivo oferece suporte ao atleta para que ele alcance a alta performance.

Isso é feito por meio da definição de metas e a elaboração de um plano de ação para alcançá-las.

O intuito é que o coachee consiga desenvolver o autoconhecimento para desenvolver competências e habilidades essenciais para a alta performance.

Mas é importante salientar que o coach desportivo não é sinônimo de treinador.

O treinador é o profissional que apóia o atleta nas técnicas esportivas, no aumento do desempenho físico e por meio de incentivo e orientação.

Já o coach se foca no mindset e nas competências mentais e emocionais do atleta.

Nesse processo, são abarcados os sistemas de crenças e valores, pensamentos limitantes e barreiras pessoais, padrões de comportamento e propósitos do coachee.

Durante o processo de coaching, o coach apresenta técnicas para ajudar o coachee a desenvolver o autoconhecimento, a definir suas metas e compor um plano de ação eficiente.

O coaching também proporciona ao coachee recursos para utilizar as emoções em seu favor  - afinal, são elas que afetam o desempenho do atleta.

Entre as competências desenvolvidas com o coaching, estão concentração, foco, comprometimento, autoestima, motivação e concentração.

Ou seja: são todos aqueles fatores que ajudam o atleta a lidar com a pressão por resultados, rivalidade, fracassos e até mesmo momentos delicados, como a recuperação de lesões, por exemplo.

Por isso, trata-se de um processo que proporciona inteligência emocional

Os principais benefícios do coaching desportivo incluem:

  • Definição de metas e objetivos
  • Elaboração de um plano de ação
  • Acompanhamento de desempenho
  • Incentivo ao mindset de crescimento
  • Autoconhecimento
  • Identificação de obstáculos e crenças limitantes.

Qual a importância do Coaching Desportivo

O coaching desportivo é importante justamente porque fornece suporte ao atleta, de modo que ele gerencie eficientemente suas emoções, potencialidades e fraquezas.

Afinal, no fim das contas, o maior adversário do atleta pode ser ele mesmo.

No livro The inner game of tennis (Pan Macmillan, 2014), Timothy    Gallwey afirma que cada jogo é composto por duas partes: um jogo externo e um interno.

O jogo externo é disputado contra um adversário externo para superar obstáculos externos e para alcançar um objetivo externo.

Já o jogo interno é aquele que ocorre na mente do jogador.

“É jogado contra obstáculos como lapsos de concentração, nervosismo, insegurança e autocondenação. Em suma, é jogado para superar todos os hábitos mentais que inibem a excelência no desempenho”, explica Gallwey.

E o coaching desportivo ajuda no desenvolvimento de um mindset voltado a superar essas barreiras.

Uma das vantagens do processo é que ele é feito de forma personalizada, de acordo com as demandas de cada coachee.

Assim, é possível trabalhar especificamente as competências e características que desfavorecem a performance do atleta, sobretudo por meio da desconstrução das crenças limitantes de cada um.

Por isso, o coaching desportivo é importante como um complemento ao atleta, que trabalha a sua mente, enquanto o treinador é responsável por orientar o desempenho físico.

Como o coaching desportivo pode ajudar na alta performance nos esportes?

Confira, na sequência, como o coaching desportivo pode ajudar os coachees a atingirem a alta performance nos esportes. 

Para Treinadores

O coaching desportivo voltado a treinadores ajuda na melhoria dos relacionamentos interpessoais e no estabelecimento de relações de confiança com os seus atletas.

Na prática, isso potencializa o seu papel como treinador, pois ele deve inspirar credibilidade e servir como referência.

Competências como empatia e comunicação eficientes também são desenvolvidas, de modo que o treinador possa engajar a equipe e ser flexível, considerando as limitações de cada atleta.

Também vale lembrar que, por meio do coaching desportivo, o treinador desenvolve competências de liderança que ampliam a sua performance à frente dos liderados.

Para Desportistas (esportistas)

Para os esportistas, como você já viu, o coaching ajuda na construção de um mindset voltado à alta performance e à superação de barreiras emocionais que impedem a conquista dos resultados almejados.

Com o processo, o nível de excelência é alcançado justamente porque são traçados objetivos e um plano de ação que levam até o estado desejado.

Na prática, isso dá suporte para que o atleta conquiste títulos e competições e, sobretudo, esteja emocionalmente preparado para lidar com os desafios e a pressão por resultados.

No coaching aplicado a equipes, além de serem trabalhadas as fraquezas do grupo como um todo, a união dos membros é fortalecida por meio do estabelecimento de metas coletivas e comunicação eficiente.

Outros profissionais do esporte

De modo geral, todos os profissionais do esporte podem aumentar a performance com o coaching.

Nessa esfera, estão incluídos, por exemplo, fisioterapeutas, educadores físicos, médicos e psicólogos.

Isso porque o coaching desportivo dá suporte para que esses profissionais estabeleçam metas, ganhem motivação e se tornem mais produtivos.

Também ajuda na construção de uma atmosfera de confiança entre o profissional e as pessoas a quem ele atende.

Quais as principais ferramentas do Coaching Desportivo?

coaching desportivo quais principais ferramentas

Conheça abaixo quatro ferramentas que podem ser utilizadas durante o processo de coaching desportivo.

1. Análise SWOT

Conhecida como FOFA em português, a análise SWOT busca identificar o cenário em que o coachee está inserido e seus pontos fortes e fracos.

A ferramenta consiste na identificação de quatro aspectos, demonstrados a partir de quadrantes:

  • Forças (strengths)
  • Fraquezas (weaknesses)
  • Oportunidades (opportunities)
  • Ameaças (Threats).

A partir desse mapeamento, é possível não apenas saber quais fatores externos podem interferir na performance do atleta, mas quais competências ele ainda precisa desenvolver e quais pontos fortes podem ser explorados para alcançar os objetivos.

2. Roda das competências

Essa ferramenta possibilita mapear o nível de competências e habilidades fundamentais para a performance do coachee.

Para isso, é utilizado um gráfico em formato de pizza, dividido em oito fatias.

Cada uma representa uma competência essencial, que o coachee deve avaliar numa escala de 1 a 10.

Depois de finalizada essa etapa, coach e coachee têm uma visão geral de quais competências precisam ser desenvolvidas, facilitando a criação de um plano de ação para aumentar resultados.

3. Resultados esperados

A ferramenta de resultados esperados é útil para a definição de objetivos do coachee e, consequentemente, a elaboração de um planejamento estratégico para alcançá-los.

Trata-se de identificar o estado atual do esportista e refletir sobre suas metas e resultados em diferentes prazos.

Essa definição serve como guia para direcionar não apenas o processo de coaching, de acordo com as demandas do coachee, mas para saber quais ações serão necessários para alcançar os resultados.

4. Missão e visão

A ferramenta tem como finalidade a definição da missão e visão do coachee.

A missão é aquilo que dá sentido para o que o indivíduo faz e, portanto, orienta a ação.

Já a visão é o desejo para o futuro, a imagem mental que inspira o indivíduo a agir.

Com a aplicação dessa ferramenta de coaching, é possível identificar quais são os propósitos e objetivos do coachee, possibilitando a criação do plano de ação. 

Como é o Coaching Desportivo na prática?

coaching desportivo como e na pratica

Na prática, o coaching desportivo é desenvolvido por meio da definição de metas e objetivos e do acompanhamento do desempenho, como você já viu antes.

O processo é feito por meio de sessões entre coach e coachee, realizadas com frequência definida previamente.

Durante os encontros, ambas as partes constroem uma relação baseada em confiança.

Afinal, é nesses momentos que o coachee deve se sentir à vontade para falar sobre medos, inseguranças e obstáculos que enfrenta.

A cada sessão, o coach apresenta ferramentas ao coachee para instigar a reflexão e o exercício do autoconhecimento.

As ferramentas também são empregadas para a definição de metas e objetivos do coachee, considerando os desafios que ele enfrenta no desempenho esportivo.

O processo é focado em resultados bem específicos.

Um maratonista pode almejar reduzir o tempo de corrida em alguns segundos, por exemplo.

A partir disso, o coach apoia na construção de um plano de ação para conquistar os objetivos.

Em outras palavras, primeiro se define o estado desejado, onde o coachee almeja chegar, e depois o coaching traça o caminho até ele.

Aí, a cada encontro, o desempenho do atleta avaliando, com atenção para os progressos feito durante os intervalos.

O objetivo da avaliação é fomentar a melhora contínua do desempenho do coachee.

Mas tudo isso é feito com olhar voltado ao jogo interno do esportista.

No livro Coaching para aprimorar o desempenho (Clio, 2012), John Whitmore que o coaching desportivo é cada vez mais centrado na pessoa ao invés da técnica e no potencial ao invés do erro.

“Esse enfoque cria um estado mental muito melhor, que é a condição essencial para a aprendizagem, para o surgimento da eficiência biomecânica, em lugar de uma técnica prescrita num modelo igual para todos”, explica o autor.

Cases de esportistas de sucesso que fizeram com coaching

coaching desportivo cases esportistas sucesso que fizeram com coaching

Que tal conhecer quatro esportistas de sucesso que recorreram à metodologia de coaching?

Rafaela Silva

A judoca Rafaela Silva, após ser eliminada na Olimpíada de Londres, em 2012, época em que também sofreu ataques racistas, recorreu ao coaching, como mostra esta reportagem do jornal G1.

Em 2013, Rafaela se tornou a primeira mulher campeã mundial de judô.

Já na Olimpíada de 2016, realizada no Rio de Janeiro, a judoca conquistou a medalha de ouro para o Brasil.

Bruno Rezende

Conhecido como Bruninho, o jogador de vôlei também figura no rol de coachees de destaque no esporte.

Nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e de 2012, em Londres, o atleta fez parte da seleção brasileira como levantador, mas a equipe não conquistou o ouro, ficando com a medalha de prata nas duas ocasiões.

Em entrevista para o jornal O Globo, Giuliano Milan, o coach de Bruninho disse que, por isso, durante o processo, o atleta trabalhou concentração, liderança e com a derrota e pontos perdidos em jogos.

Rogério Minotouro

O lutador de MMA utilizou a metodologia de coaching, que o ajudou a vencer a luta contra Sam Alvey, no UFC Fight Night, em 2018.

Em entrevista para a revista Quem, Minotouro afirmou que os resultados imediatos do coaching incluíram disposição, motivação para treinar e aumento de foco e confiança.

“Alguns dos melhores resultados vêm da compreensão de como a cabeça do atleta funciona e através do método, usar as ferramentas para ter mais clareza do nosso objetivo e o que temos que fazer para chegar lá. Depois, fazer os exercícios e tomar as atitudes certas”, relatou.

Serena Williams

A jogadora de tênis norte-americana já trabalhou com Tony Robbins, que é referência internacional em coaching. 

Serena Williams entrou para a história como uma das melhores jogadoras de tênis.

Em 2016, como aponta esta reportagem do jornal El País, ela já contabilizava 306 vitórias e somente 42 derrotas nos principais torneios.

E aí, ainda tem dúvidas de que o coaching realmente funciona para quem almeja melhores resultados no esporte?

Coaching desportivo em jogos mundiais

O coaching desportivo ganhou destaque nos últimos anos durante os jogos mundiais.

Além de manter a concentração e o foco nos resultados, o coaching desportivo ajuda os atletas a lidarem com a pressão da mídia durante as competições.

Coaching nas Olimpíadas

Como você já viu, atletas olímpicos como Rafaela Silva e Bruninho já realizaram o processo de coaching.

Na Olimpíada de 2016, tanto Rafaela quanto Bruninho, ao lado da equipe de vôlei masculina, conquistaram a medalha de ouro para o Brasil.

Coaching na Copa do Mundo

O coaching também foi utilizado por equipes de futebol na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, conforme aponta um reportagem do jornal Estadão.

A seleção do México, por exemplo, contou com o apoio de um coaching esportivo motivacional.

O intuito era ajudar os jogadores a superar a pior um jogo traumático: uma derrota de 7 a 0 para o Chile na Copa América Centenário, em 2016.

Conclusão

Agora você já sabe como funciona o coaching desportivo e quais são os principais benefícios que ele proporciona.

Lembre-se de que ele pode ser aplicado a atletas, treinadores e demais profissionais do esporte.

Isso porque trabalha com mindset vencedor, elimina as crenças limitantes e ajuda a manter o foco e a concentração na performance.

Para atletas, o ganho principal é a inteligência emocional para lidar com os desafios.

Para treinadoras, o desenvolvimento da liderança.

Para as equipes, uma melhor comunicação e o foco em resultados coletivos.

Então, ficou interessado em dar seus primeiros passos na metodologia de coaching?

Conheça os treinamentos da SBCoaching, organização que é referência mundial na área.

Gostou das dicas deste artigo?

Compartilhe com os amigos e deixe um comentário contando a sua experiência no esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *