Posted in:

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

coaching generativo o que e como funciona como aplicar

Em dúvida sobre como funciona o coaching generativo e quais são os seus principais benefícios?

Essa metodologia tem como objetivo criar uma nova realidade a partir da criatividade e, dessa forma, conquistar resultados até então inalcançáveis pelo indivíduo.

Justamente por isso, o coaching generativo ajuda na concretização de sonhos e metas e na construção de um futuro melhor e mais rico.

Esse processo pode beneficiar qualquer pessoa, desde quem busca refletir sobre algum aspecto da vida pessoal até um líder que deseja elevar a performance da empresa.

Neste artigo, você vai entender como embarcar nessa jornada de transformação a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é coaching generativo
  • Importância
  • Quem pode se beneficiar
  • Como ajuda as empresas
  • Características do líder de sucesso
  • Principais ferramentas do coaching generativo.

Ficou interessado? 

Então, siga com a leitura e conheça essa metodologia.

O que é Coaching Generativo?

coaching generativo o que e

Coaching generativo é uma ferramenta que busca treinar a mente para gerar resultados a partir da criatividade.

Esse processo parte da premissa de que podemos recriar a nossa realidade e construir um futuro por meio da inovação, utilizando o suporte que o coaching oferece.

O objetivo é aumentar ainda mais o potencial do coachee, de modo que ele conquiste resultados que, até então, não pareciam possíveis. 

Em uma entrevista para o portal Dinheiro Vivo, Robert Dilts, que é referência internacional na área, explica que a generatividade é um tipo especial de criatividade.

Muitos tipos de criatividade, segundo ele, têm como objetivo reorganizar ou incrementar algo que já existe.

“Generatividade é criatividade na qual se está a fazer algo completamente novo que não existia anteriormente”, aponta. 

Justamente por isso, a pergunta essencial que é feita no coaching generativo, de acordo com Dilts, é a seguinte: “O que você quer criar na sua vida?”.

Aí, o coaching entra como suporte para que o coachee encontre recursos internos para concretizar a realidade imaginada.

De acordo com a International Association for Generative Change (IAGC), o coaching generativo oferece um caminho para que os indivíduos sejam bem-sucedidos na criação de um trabalho significativo, melhores relacionamentos e melhor relação consigo mesmos.

A proposta é que o coachee enxergue os obstáculos da vida como oportunidades de crescimento e que, de forma consciente, exerça a criatividade para obter uma performance melhor.

Em um artigo para a revista Visão, Dilts afirma que o coaching generativo ajuda as pessoas a obterem esses resultados efetivos em diferentes níveis.

“Enfatiza a mudança generativa (capaz de gerar, criar, fazer nascer ou realizar algo novo) e trabalha no sentido de fortalecer a identidade e os valores, trazendo os sonhos e os objetivos para a realidade”, explica.

Como funciona o Coaching Generativo?

coaching generativo como funnciona

O coaching generativo funciona a partir de um alinhamento de visão, missão, crenças e objetivos do coachee. 

Isso ajuda o coachee a desenvolver as competências e habilidades necessárias para alcançar suas metas e encontrar soluções criativas para os desafios que enfrenta.

No livro Master coaches: técnicas e relatos de mestres do coaching (Editora Ser Mais), os autores José Roberto Marques, Douglas De Mateus, André Percia e Maurício Sita apontam que o coaching generativo é uma oportunidade de intervir em escalas profundas.

“Ou seja, trabalhamos em um nível onde o Coachee torna-se capaz de gerar ambiente, atitudes e comportamentos, baseados nos esclarecimentos dos seus valores e crenças”, destacam.

De acordo com eles, a explicação está no fato de que os seres humanos são movidos por um conjunto de crenças a que foram condicionados ao longo dos anos.

Mas essas crenças podem impedir que ações importantes sejam tomadas.

“É neste momento que elas são identificadas e dissociadas da emoção para a libertação do nosso coachee”, dizem os autores.

Tudo isso é feito por meio do processo de autoconhecimento.

Ele permite não apenas identificar metas e objetivos, mas ter uma visão profunda sobre os pontos fortes e fracos do indivíduo.

Isso facilita a superação de obstáculos, o desenvolvimento de competências necessárias e a eliminação de crenças limitantes, que prejudicam o progresso e a alta performance.

Na prática, o coaching generativa funciona por meio de sessões entre coach e coachee.

Os encontros têm frequência predefinida, e o coach apresenta ferramentas que ajudam no desenvolvimento do autoconhecimento.

Esse profissional também dá suporte para que o coachee defina objetivos e, a partir deles, trace um planejamento estratégico com ações para alcançá-los.

A cada encontro, é feita uma avaliação dos progressos, para identificar de que forma o coachee empregou os conhecimentos adquiridos durante os intervalos.

Trata-se de um momento de descoberta, em que o coachee recebe o apoio do coach para refletir e construir o futuro que almeja.

Em outras palavras, o coachee é convidado a sair da zona de conforto, de modo que obtenha resultados inovadores, de acordo com suas metas e desejos particulares. 

Qual a importância do Coaching Generativo?

coaching generativo qual importancia

A importância do coaching generativo está no fato de que ele permite construir o futuro de uma forma inovadora e criativa.

Quantas vezes você sentiu necessidade de agir e pensar diferente para conquistar melhores resultados, seja no trabalho, seja na vida pessoal?

Se ainda não conseguiu agir dessa maneira, talvez as crenças limitantes e a desconexão com os seus valores estejam impedindo.

Então, o coaching generativo permite que você coloque essa faísca criativa em prática e, assim, promova as mudanças que deseja.

Conforme o coach e autor Kendall Murphy, em seu livro Learning organizations: developing cultures for tomorrow’s workplace (CRC Press, 2006), a premissa do coaching generativo é que o comportamento é apenas um sintoma, e não uma causa primária ou um ponto de alavancagem para a mudança.

“Trabalhar com sintomas pode, às vezes, ser necessário para lidar com emergências de curto prazo, mas essa ação não produzirá um desempenho sustentável e excelente, que seja autogerado e autocorrigível”, salienta.

Em outras palavras, o que coaching generativo permite é encontrar a raiz do comportamento, aquilo que motiva o padrão conforme o indivíduo age.

Na entrevista para a Visão, Dilts afirma que o coaching generativo permite que tanto indivíduos quanto equipes entrem em um estado criativo e de alta performance.

Segundo ele, é possível clarificar a direção desejada de mudanças e crescimento, construir um caminho crítico para o futuro almejado, transformar obstáculos em recursos e adotar práticas que sustentem e aprofundem as mudanças.

Assim, se você deseja criar uma nova realidade, utilizar recursos e ferramentas poderosos e enfrentar os maiores desafios, o coaching generativo é importante como um suporte.

O processo também permite ao coachee administrar os sentimentos, salientando os pontos positivos e eliminando ou controlando aqueles que impedem o desenvolvimento pessoal ou profissional. 

Quem pode se beneficiar do coaching generativo?

De modo geral, qualquer pessoa pode se beneficiar do coaching generativo.

Não existem pré-requisitos para ingressar em um processo de coaching.

Na verdade, o coaching em si, independentemente do segmento, gera vantagens para os coachees.

Em um artigo para o site Northern Lights Life Coaching, a coach de transformação de vida Kate Olson afirma que qualquer pessoa com necessidade de mudar ou que esteja trabalhando com metas e sonhos pode se beneficiar de um processo de coaching.

“Você alcançará o seu objetivo mais rápido e mais facilmente com o apoio de um bom coach pode estar mais inclinado a exceder as suas expectativas”, diz a autora.

No coaching generativo, o processo é direcionado para pessoas que buscam estados generativos positivos e que desejam mudar a realidade para si e para quem está ao seu redor.

E isso pode ser feito tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Pode ser que você queira encontrar significado e propósito para a vida.

Ou, então, que esteja em busca de melhores relacionamentos interpessoais.

Independentemente do seu objetivo, o coaching pode ser benéfico para quem realiza o processo.

O importante é que o coachee esteja comprometido com a mudança, disposto a ingressar em uma jornada de criatividade e interessado em eliminar crenças limitantes.

Nesse caso, o principal benefício é o sucesso em, de fato, promover mudanças e encontrar soluções inovadoras, além de conquistar o autoconhecimento.

E aí, preparado para embarcar nessa jornada?

Como o coaching generativo pode ajudar as empresas?

coaching generativo como pode ajudar as empresas

O coaching generativo não é benéfico apenas para indivíduos  - ele também pode ajudar as empresas a aumentarem a performance de diferentes maneiras.

Robert Dilts afirma, na entrevista, que é possível, por exemplo, identificar estratégias eficazes e ferramentas para comunicação, vendas, negociação, desenvolvimento e treinamento organizacional, gestão da inovação, liderança e processos seletivos.

Entre os principais benefícios para empresas, Dilts destaca uma liderança mais eficaz, equipes alinhadas, competentes e com performance elevada e estratégias de gestão da mudança mais eficientes.

“Maior motivação, inovação e resiliência e níveis mais elevados de satisfação”, aponta Dilts.

Além disso, o coaching generativo ajuda na condução de mudanças na empresa.

Em um artigo para o portal do Dilts Strategy Group, a coach executiva Kathrin Wyss afirma que, para isso, o próprio líder precisa entender que não pode criar mudanças a menos que esteja disposto a ouvir e compreender tudo que existe com uma mente iniciante.

“Um ingrediente-chave para alguém que trabalha generativamente é sua disposição de ter suas crenças e ideias desafiadas por outras pessoas”, salienta a autora.

Independentemente do tipo de mudança que a empresa quer promover, o coaching generativo ajuda os líderes e colaboradores a estar abertos às transformações, bem como exercitar a criatividade.

Na prática, isso também ajuda a gerenciar bloqueios e lidar com a ansiedade.

E como qualquer processo de coaching, o generativo ajuda empresas a utilizar todo o capital humano que possuem, por meio do desenvolvimento de competências e qualidades dos colaboradores e líderes.

Isso leva não apenas a índices elevados de produtividade e motivação, mas à conquista de resultados melhores e dos objetivos traçados para a organização.

Quais as características mais importantes de um líder de sucesso?

Como você acabou de ver, a liderança tem um papel fundamental para que a empresa se beneficie do coaching generativo e tenha uma mentalidade aberta a mudanças.

Confira, na sequência, outras cinco características importantes de líderes de sucesso.

1. São centrados

Em um artigo para o Huffington Post, Alex Pirouz diz que o líder precisa ser centrado e equilibrado para ser eficaz e resiliente.

“Somos corpo, alma e espírito e cada líder precisará cuidar de seu próprio bem-estar fundamental, para ser sustentável no caldeirão do moderno local de trabalho”, aponta. 

2. Confiam na expertise dos liderados

Líderes de sucesso são confiantes em relação às suas capacidades, mas principalmente em relação às habilidades dos membros da equipe.

É o que defende o especialista em marketing digital Corey Moseley, em artigo para o blog da Jostle.

“Delegar a capacitar a equipe para o sucesso depende muito do seu nível de confiança no trabalho e experiência dela”, diz o autor.

3. São entusiasmados

De acordo com a coach de liderança Kimberly Fries, em um artigo para a revista Forbes, bons líderes têm verdadeira entusiasmo pelo negócio, seus produtos e missão, pois isso não pode ser fingido.

“Quando os líderes são sinceramente entusiastas e apaixonados, isso é contagiante”, destaca.

4. Têm a capacidade de influenciar

Lauren Landry, diretora associada de marketing e comunicações da Harvard Business School Online, afirma em um artigo que influenciar os outros é uma característica de bons líderes, mas isso requer a construção de confiança com as pessoas.

“Concentre-se em entender suas motivações e incentive-as a compartilhar suas opiniões”, recomenda Lauren.

“Você pode então usar esse conhecimento para fazer mudanças e mostrar que a voz delas é importante”, explica.

5. Têm visão para o futuro

Para Deep Patel, empreendedor em série, líderes de sucesso têm a capacidade de olhar para o futuro do negócio e criar objetivos claros e concretos que irão beneficiar a organização.

É o que ele afirma em um artigo para a Forbes.

“Ser um visionário é administrar a mudança enquanto se equilibra estabilidade e crescimento”, indica Patel. 

“Você deve incorporar novas abordagens sem se distrair dos principais objetivos”, conclui.

Para o autor, um líder visionário também entende que mudanças contínuas ocorrem à sua volta e que o que funcionou no passado pode não funcionar agora.

Quais as principais ferramentas do Coaching Generativo?

Em Tópicos avançados de recursos humanos (Iesde Brasil), Fábio Moraes define ferramentas de coaching como técnicas, relatórios e mapas usados pelo coach para ajudar no cumprimento das metas definidas pelo coachee.

“Elas servem para entender a situação atual do cliente, acompanhar o seu processo evolutivo e avaliar os resultados do processo”, diz o autor.

Agora que tal conhecer as principais ferramentas do coaching, que também se aplicam na metodologia de coaching generativo? Confira.

Roda de valores

Nessa ferramenta, o coach faz questionamentos ao coachee para a definição dos seus valores.   

De acordo com Moraes, algumas perguntas utilizadas incluem a reflexão sobre metas:

  • O que sua meta traz a você?
  • O que você ganha com ela?
  • Por que ela é importante?

“O coach deve ajudar seu cliente a descobrir os valores por trás de suas metas para ajudá-lo a atingi-las”, diz o autor.

Crenças limitantes

Essa ferramenta é bastante útil no coaching generativo, pois, como você viu, a eliminação de crenças limitantes é essencial para o progresso do indivíduo.

Ao aplicar a ferramenta, o coach faz perguntas ao coachee no intuito de identificar quais são as crenças que dificultam o crescimento.

Questionamentos como o que o impede de conquistar objetivos, o que considera que não consegue mudar em si mesmo e se ele se considera capaz de alcançar as metas são feitas.

A partir das respostas, é possível mapear as crenças limitantes e, a seguir, compreender as suas causas, incentivando o coachee a pensar nelas.

Depois, o coach apoia o coachee na ressignificação das crenças, alterando significados de palavras ou sentimentos que atrapalham o desempenho.

Diário de bordo

O diário de bordo é uma ferramenta simples, mas que deve ser utilizada diariamente pelo coachee.

Ela consiste em anotar, em um caderno, reflexões sobre o dia, respondendo a três perguntas:

  • Por que valeu a pena viver o dia de hoje?
  • Se você pudesse voltar no tempo, o que faria diferente no dia de hoje?
  • Quais ações você quer realizar amanhã?

A utilização do diário de bordo ajuda o coachee a criar a própria realidade a partir de um mindset positivo e de reflexões construtivas.

Também permite a ressignificação de acontecimentos ruins e fracassos e o exercício da gratidão.

Conclusão

Agora que você já conhece os benefícios, principais ferramentas e como funciona o coaching generativo, que tal recorrer a esse processo?

Além de criar soluções inovadoras a partir da criatividade, você irá criar uma realidade mais positiva e condizente com os seus propósitos e valores mais profundos.

Também poderá criar objetivos claros para a sua vida ou carreira e traçar um planejamento estratégico para conquistá-los.

Tudo isso por meio do autoconhecimento, que coloca o coachee em contato consigo mesmo e permite a mudança de comportamento.

Lembre-se de que essa metodologia é uma grande aliada de líderes que desejam promover o crescimento, motivação e alta performance na empresa e entre os colaboradores.

Por isso, vale a pena conhecer o curso de coaching generativo da SBCoaching, organização que é referência mundial na área.

Gostou deste conteúdo?

Compartilhe com amigos e colegas e não se esqueça de deixar um comentário abaixo com dúvidas e sugestões sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *