gerenciando tempo coaching

Tempo é algo precioso e devemos administrá-lo para não perdê-lo

“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”- Victor Hugo

Existe uma famosa frase que diz que tempo é dinheiro, só que, na época em que vivemos, é muito mais do que isso. Tempo é algo precioso e devemos administrá-lo para não perdê-lo.

Seja em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal, devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar seu tempo.


Faça uma lista de prioridades

Por mais que você tenha mil coisas para fazer, dê prioridade às mais urgentes e faça uma lista. Determine o tempo que irá usar para cada tarefa e, conforme for realizando, elimine o item da lista. Se possível, coloque as coisas mais difíceis no topo, assim, no fim do dia, quando estiver cansado, fará as tarefas que tem mais habilidade para realizar.

Evite distrações

Elas são as grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado tudo o que deveria ter feito e, para cumprir com suas obrigações, acabará pegando “emprestado” o tempo que iria usar para outras coisas.

Organize sua mesa

Com seus materiais devidamente organizados, você não perderá tempo procurando documentos, pastas e relatórios. O mesmo vale para arquivos no computador, separe pastas específicas e sempre nomeie os arquivos de uma maneira que fique fácil achá-los quando precisar deles.

gerência tempo coaching

Devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tarefas possam ser executadas com eficácia

Tenha uma agenda

Organize suas tarefas pessoais como eventos importantes, ligações a serem feitas, o prazo de pagar suas contas. Quanto mais organizada sua vida pessoal, mais fácil administrar o restante.

Evite filas

As tecnologias estão aí para nos ajudar a ganhar tempo. Quanto mais coisas você puder resolver pela Internet ou telefone, o faça, assim você evita ir até os locais, pegar filas e perder um tempo em que poderia estar focando em suas tarefas ou tendo lazer com sua família.

Descanse

É extremamente importante que você planeje intervalos para desocupar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não estar disposto a realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer (nem que seja no fim de semana) e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente.

Resumindo, conhecer sua rotina, organizar suas tarefas e administrar o seu tempo te ajudará não só em seu trabalho, como também te trará mais qualidade de vida. Além disso, é muito importante estar sempre por dentro de todas as técnicas de coaching que podem te auxiliar no gerenciamento de tempo.