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Aprendizado organizacional é a obtenção de conhecimentos

Aprendizado organizacional é a obtenção de conhecimentos – formais e informais – a respeito de dinâmicas e necessidades corporativas que proporcionam à empresa instituir um modelo próprio de gestão, habilitando e ensinando seus colaboradores com o propósito de conquistar bons resultados. Reunir e saber usar o conteúdo adquirido dentro e fora do ambiente profissional faz o funcionário e o setor em que atua se destacarem diante da concorrência.





Processo de aprendizado organizacional

A aprendizagem voltada para o trabalho ocorre quando pessoas são orientadas e instigadas a adotar determinadas posturas para atender a demandas.

O incentivo para a mudança de atitude pode acontecer de várias maneiras. Confira cinco dos principais passos:

1) Troca de experiências – Compartilhe as situações vividas com os colegas para avaliar falhas e acertos e elabore um plano a fim de impedir que os erros se repitam;

2) Conheça o local em que trabalha – Procure inteirar-se sobre a cultura, a missão e os valores da corporação. Assim,será possível agir de acordo com as expectativas e necessidades da organização;

3) Aprenda com o chefe – Observe o comportamento e as atitudes dos líderes, sempre objetivando alcançar o melhor resultado para o grupo;

4) Exemplos positivos – Atente para as referências benéficas e inovadoras aplicadas por outras companhias e procure executá-las no setor em que presta seus serviços;

5) Visão completa – Compreenda a empresa como um todo. Dessa forma, será viável auxiliar na solução de questões ocorridas em outros setores, independentemente do departamento em que atua.

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O aprendizado no ambiente organizacional é fundamental para o aprimoramento dos funcionários.

Gestão do conhecimento

O aprendizado no ambiente organizacional é fundamental para o aprimoramento dos funcionários. Todas as experiências, sejam elas positivas ou negativas, são absorvidas pelos colaboradores de forma que eles aprendem a não cometer os mesmos erros e acomportar-se de maneira adequada diante de determinadas situações.

As lições adquiridas no dia a dia proporcionam não só o crescimento individual de quem integra a corporação, mas um melhor desempenho voltado para as atividades coletivas, abrindo os caminhos para a vitória.

Uma companhia só cresce quando seus trabalhadores evoluem, eé por meio de resultados positivos que ocorre o salto na carreira dos indivíduos, que passam a aspirar e ter capacidade para assumir cargos mais altos, como os de gestão.

Cursos SBCoaching

Fora do local de trabalho, há algumas aulas que podem ajudar na gestão do conhecimento. A SBCoaching oferece uma série de cursos que resultam na mudança de atitude de quem almeja o sucesso em todos os aspectos da vida.

No curso de Executive Coaching, por exemplo, estão disponíveis abordagens como Alpha Coach & Team Coach (desenvolvimento de liderança para altos executivos e aplicação em equipes), em que os alunos exercitam outras funções por meio de dinâmicas de simulação de papéis e análise de casos.

Já no Executive & Business Coach (atuação com coaching dentro da área de negócios), é possível aperfeiçoar as habilidades de liderança e esquematizar a evolução profissional, alinhando os objetivos empresariais e expandindo capacidades organizacionais.