Empreendedorismo e Coaching – como se complementam?

1
343
empresários homens mulheres
Manter um negócio de sucesso requer uma habilidade especial para lidar com as mudanças do mercado.

 

empresários homens mulheres
Manter um negócio de sucesso requer uma habilidade especial para lidar com as mudanças do mercado.

Manter um negócio de sucesso requer uma habilidade especial para lidar com as mudanças do mercado. Independentemente do ramo de atuação, é preciso ser empreendedor, reconhecer oportunidades e transformá-las em resultados que potencializem a atuação da empresa e do profissional.

A base para esse comportamento vem de objetivos bem definidos. Quando uma pessoa sabe exatamente quais são seus pontos fortes e fracos, ela identifica as situações onde pode aplicá-los e se permite correr riscos dentro desse universo, lidando com os desafios de maneira prática.

coaching

Treinamento revela potenciais

Mas esse conhecimento nem sempre se desenvolve de forma natural. O profissional de coaching atua como um assessor da autodescoberta e pode ajudar as pessoas a terem uma visão clara de si mesmas, despertando características fundamentais para determinar o sucesso de um negócio.

Através de encontros periódicos, ele ajuda o cliente a estabelecer metas compatíveis com os desejos e a desenvolver características proativas, como ousadia e comprometimento.

O trabalho também pode ser feito com aqueles que, naturalmente, já possuem esses traços. Nesses casos, o coach faz uma revisão dos objetivos pretendidos, para saber se eles são fruto de aspirações individuais ou apenas demandas da sociedade. O profissional adequa o planejamento à personalidade do cliente e auxilia na potencialização das habilidades naturais.

 

homem desenho
Os benefícios do coaching para empreendedores estão em transformar as situações do cotidiano corporativo em vantagens.

Mais preparo no enfrentamento de crises

Essa mudança de perfil tem bastante impacto dentro das organizações. Um líder bem treinado, com ideias inovadoras, que alia empreendedorismo e coaching, é capaz de manter a equipe motivada e de desenvolver projetos eficientes, mesmo em períodos difíceis.

Na hora de começar um negócio, uma postura mais competitiva e pragmática influencia a tomada de decisões. Detalhes como a originalidade da proposta e as características do mercado ganham análises mais diretas, aumentando as chances de a iniciativa ser bem-sucedida.

Nos esportes, por exemplo, técnicos capacitados conseguem melhorar o rendimento do grupo, direcionando o estudo das falhas dos jogadores para melhorar futuras performances.

Conquistas a longo prazo

Os benefícios do coaching para empreendedores estão em transformar as situações do cotidiano corporativo em vantagens, extraindo sempre o máximo de potencial dos envolvidos. Ele dá às empresas uma nova perspectiva de mercado, mais sólida e adequada para enfrentar mudanças, e também contribui para a consolidação dos líderes – natos ou não -, ampliando sua competitividade.

As conquistas têm efeito duradouro e formam uma cadeia crescente de benefícios, pois cada chefe treinado é uma fonte de conhecimento para os colaboradores.

Compartilhar
AnteriorExiste idade para ser um coach?
PróximoComo Administrar Melhor o Seu Tempo
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO