gerencia de tempo

Administrar bem o tempo no trabalho é essencial para garantir uma maior produtividade e eficiência

Administrar bem o tempo no trabalho é essencial para garantir uma maior produtividade e eficiência. Isso garante resultados positivos não só na carreira como também na vida pessoal, afinal, quando você consegue resolver tudo no escritório e não leva atividades para casa, ganha mais tempo para descansar, fazer o que gosta, passear com a família, conversar com os amigos e se divertir.

Com um bom gerenciamento pessoal é possível conciliar várias tarefas e executá-las da melhor maneira, sem desperdiçar tempo. O modo mais eficiente de conseguir cumprir todos os afazeres é planejar bem o dia. Para isso os primeiros passos são organizar-se, definir prioridades e estabelecer um plano de ação.

Dicas para gerenciar bem o tempo

1.Organize-se

Limpe sua mesa e faça uma lista das atividades que precisam ser cumpridas. Inicie a lista com as mais importantes e urgentes.

2. Determine prazos

Estabeleça quanto tempo terá para realizar cada tarefa, deixando uma margem para imprevistos e possíveis interrupções.

3. Priorize

Comece o trabalho resolvendo o que é mais difícil e demorado. Deixe as tarefas mais corriqueiras para o fim do dia.

4. Fuja das distrações

Desviar a atenção por alguns instantes pode acabar fazendo diferença no fim do dia. Para compensar o tempo perdido com as distrações você inevitavelmente pegará o tempo de outras atividades “emprestado”.

5. Esqueça as prorrogações

Sempre termine uma atividade antes de começar outra. Não prorrogue os prazos para as tarefas importantes, isso acaba virando uma bola de neve e você nunca irá termina-las.

gerenciando tempo

Com um bom gerenciamento pessoal é possível conciliar várias tarefas e executá-las da melhor maneira, sem desperdiçar tempo

6. Reserve tempo para as atividades de rotina

Não deixe de incluir em seu planejamento diário alguns minutos para checar e-mails, atualizar relatórios e conversar com a equipe.

7. Estabeleça períodos de concentração

Combine com a equipe momentos em que não serão permitidas interrupções no trabalho, a não ser em caso de extrema urgência.

8. Planeje as ligações telefônicas

Poupe tempo falando apenas o necessário. Vale fazer um esboço do que precisa dizer e do que é necessário saber.

9. Faça intervalos

Descansar a mente de tempos em tempos é essencial para manter a produtividade. A cada hora, reserve dois ou três minutos para alongar o corpo.

10. Peça ajuda

Pergunte a si mesmo se é a pessoa certa para realizar determinada tarefa e, se achar que não, admita e peça ajuda.

Com um bom gerenciamento do tempo, você consegue ampliar sua produtividade e contribuir para a melhor performance de toda a equipe. Um bom desempenho aumenta as chances de promoção na empresa e eleva a autoestima e a motivação.