notebook mesa tarefas

Não é fácil ser multifuncional.

Não é fácil ser multifuncional. Com o mercado cada vez mais competitivo, é preciso administrar a vida profissional lidando com o acúmulo de funções e com a cobrança por excelência de resultados. Além disso, é necessário cuidar do lado pessoal, reservando atenção para a saúde e família. Para ser bem-sucedido, é preciso saber organizar o dia a dia com prioridades definidas sem perder tempo.

Gerenciando tarefas com coaching

O coaching pode ajudar nessa empreitada por meio do gerenciamento de tarefas, que identifica e classifica as demandas individuais em categorias de urgência e necessidade. Assim, é possível ter condições de cumprir as atividades na devida ordem, evitando adiar as menos prazerosas e as mais difíceis.



planejamento ideal permite escolher os recursos adequados à realização de cada atividade, contribuindo para a obtenção de resultados rápidos e eficientes.

Há várias ferramentas que auxiliam na administração da rotina, incluindo algumas disponíveis em aparelhos eletrônicos:

Agenda

É o método de organização mais tradicional. Possui tamanhos portáteis e vem com calendário e tabelas para cálculos de orçamento. Outra vantagem desse item é a lista de feriados nacionais e internacionais, que dá oportunidade para programar as obrigações a fim de que elas não coincidam com as folgas.

homem braços tarefas

Há várias ferramentas que auxiliam na administração da rotina.

Bloco de notas

Uma faixa adesiva permite que pequenas folhas sejam fixadas em locais de fácil visualização e contato frequente, como portas de geladeiras, armários e espelhos. É uma maneira simples de memorizar compromissos urgentes que também está disponível na versão eletrônica – pode ser colocado na tela inicial do computador ou acessado a partir de um aplicativo em tablets e celulares.

Softwares

Para quem gosta de recursos mais sofisticados, existem programas gratuitos que permitem criar gabinetes digitais e gerenciar e compartilhar ideias. Por meio de um desses, o usuário pode salvar apontamentos, colar páginas, fotos e vídeos da internet que servem de inspiração para desenvolver projetos e utilizar o sistema de busca para localizar os dados através de palavras-chave.

Além de contribuir para um cotidiano mais organizado, essas ferramentas são importantes para estimular habilidades cognitivas como o raciocínio e a memória, que se tornam escassos com a idade.

O gerenciamento correto das tarefas elimina o estresse provocado pelo excesso de trabalho e proporciona maior qualidade de vida ao indivíduo e a todos que o rodeiam, garantindo mais condições para dedicar-se aos amigos e familiares. No âmbito profissional, há disponibilização de tempo livre para socializar com os colegas de equipe e investir em cursos de aperfeiçoamento, melhorando o desempenho e a competitividade da empresa.