Accountability Você sabe o que é? - Personalidade Accountability - Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo.

Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo.

(por Marinaldo Matos)

Accountability

Aristóteles nem imagina a confusão que iria se meter ao falar, hoje, que responsabilidade é uma virtude moral e como tal não nasce com o ser humano, precisa ser apresentada a ele e, sendo assimilada, pode ser aprimorada. Mas Aristóteles falou. E essa linha de raciocínio tem causado frisson nos treinamentos empresariais.

Algumas pessoas vêm moldadas de casa, aprenderam com os pais, avós, é instintivo e natural. As leituras ajudam muito. Pessoas de alta performance apresentam alto grau de responsabilidade sem que isso seja um fardo da carreira, no máximo uma consequência. O ritmo de sua produtividade pulsa com seus desafios e vitórias.   Numa das traduções do termo accountability diz que é aquele que está apto a ser considerado ou avaliado. O significado é abstrato e ganha os limites da ética, agregando variáveis como responsabilidade social, imputabilidade, obrigações e prestação de contas.  Neste caso, a virtude moral que faz parte do espírito humano ganha matizes nas áreas de controladoria e contabilidade, nas esferas público-privadas e no terceiro setor.

O accountability é sinônimo de responsabilidade objetiva. É compromisso de um indivíduo ou organização diante de outros interessados. Ainda é visto com um tabu, um ministro ser chamado ao Congresso nacional para dar explicações, enquanto que natural fosse ter uma agenda semestral ou anual para prestar contas. A instituição passa a ter implicações que premiam o cumprimento das metas e castigam a falta dela. E assim aos poucos, infelizmente a passos muito lentos, vemos as instituições públicas brasileiras florescendo para o accountability. Porque esse florescimento precisa de duas características, desenvolvimento da capacidade dos cidadãos de agir na definição de metas coletivas de sua sociedade e mecanismos institucionais que garantam o controle público das ações governantes.  Um povo que se considera tutelado pela Nação perde o poder de enfrentamento dos excessos do poder do Estado.

Accountability Você sabe o que é? - Personalidade Accountability - Podemos construir pequenos palácios todos os dias.

Podemos construir pequenos palácios todos os dias.

Já vimos que é difícil tomar consciência de nossa letargia, e nem sempre a consciência leva à ação. A energia desprendida para a ação é outra. É mais viva. Uma energia que restaura a liberta. E ela está aí, adormecida, preparada para acordar e agir. É possível que esteja na hora de dar um ‘chacoalhão’ no seu corpo e tomar a decisão de alavancar sua carreira, sua vida espiritual e amorosa, sair da zona de conforto e ser mais feliz.  O poeta Fernando Pessoa afirma que a inteligência verdadeira é agir. Agindo serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. Condições de palácio toda terra larga tem, mas se você não o construir onde estará o palácio?   Podemos construir pequenos palácios todos os dias.