Podemos recuperar saúde, um amor, dinheiro, emprego, mas o tempo é impossível.

Podemos recuperar saúde, um amor, dinheiro, emprego, mas o tempo é impossível.

(por Sandra Rosenfeld)

O tempo é um bem muito precioso, no entanto poucos sabem utilizá-lo com sabedoria. A maioria de nós gasta tempo com coisas que não vão trazer benefício algum, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Tempo é um bem que quando perdido não se recupera mais de nenhuma maneira. Podemos recuperar saúde, um amor, dinheiro, emprego, mas o tempo é impossível.

O tempo não é cumulativo. O dia tem 24 horas. O que não usamos não fica para o dia seguinte. O tempo é para ser gasto. Que delícia, é algo que podemos gastar sem culpa alguma. Será?





É para ser gasto sim, mas gera muita culpa e transtornos quando gastamos de forma inadequada. Saber usufruir do tempo é o grande lance da vida de todos nós! É o que faz a diferença entre as pessoas bem e mal sucedidas em qualquer aspecto da vida.

Precisamos saber equilibrar nosso tempo entre a vida pessoal e profissional. Precisamos saber priorizar, ter disciplina e deixar em último plano aquilo que não vai nos beneficiar.

Mas isso não é tão simples. Afinal há tantas “tentações” como as redes sociais, o WhatsApp … para citar apenas os principais.

Nunca foi tão fácil tirar o foco de nossas prioridades, afinal é muito mais divertido e agradável interagir no Facebook do que elaborar uma planilha, ou ler um relatório, ou preparar uma reunião ou uma apresentação. Todavia, o preço a pagar também pode ser alto, levando até a perda do emprego, de uma promoção e de um desgaste familiar desnecessário.

Para mantermos o foco no lugar certo é primordial reconhecermos que há algo errado. Eu, por exemplo, percebi que volta e meia, onde estivesse pegava o celular para dar uma espiada no ‘Face’ e que isto estava me deixando pouco presente em algumas situações. Como resolvi? Tirei o aplicativo do meu celular.

Mas, independentemente disso, é fundamental seguirmos algumas regras básicas para uma boa administração do tempo. Nesse quesito o Coaching é de grande valia porque se aprofunda em detalhes nesse tema, transformando positivamente o cotidiano de todos.

Saber organizar uma agenda faz toda a diferença.

Saber organizar uma agenda faz toda a diferença.

Em primeiro lugar é importantíssimo ter uma agenda. Ora, você pode estar pensando: “mas a maioria de nós tem agenda”. É verdade, quase todos têm agenda, mas poucos sabem administrá-la corretamente e, por incrível que pareça, é comum se esquecerem de consultá-la. Outros têm uma agenda resumida sempre do dia. É pouco.

Saber organizar uma agenda faz toda a diferença. Nossa agenda deve ser diária, semanal, quinzenal e, dependendo, mensal. Ela deve ser dividida em: urgente, importante e o restante, inclusive eventos pessoais.

Deve-se deixar horários de reserva para imprevistos, atendimentos de telefone, resposta de email e até de redes sociais.

A agenda deve ser revisada e atualizada sempre na véspera. Todo início da semana, ou seja, na segunda feira olha-se a agenda da semana.

Isso é o mínimo para começar a ter controle do nosso tempo e assim ter uma vida mais fácil, dinâmica, produtiva e… feliz.