Aumente suas chances de ser contratado em 2016

0
189
Aumente suas chances de ser contratado em 2016
Reflita sobre as competências necessárias para se destacar nas entrevistas de emprego

O Brasil passa por um dos períodos mais desafiadores da sua história.

O desemprego chega a casa dos 9%, enquanto as riquezas produzidas se mostram em retração. Nesse período de fim de ano há uma corrida para conquistar uma vaga temporária, principalmente no comércio e serviços. Com tantas pessoas desempregadas e um outro grupo em busca de emprego, pela primeira vez em muito tempo, haverá escassez de demanda. Com certas competências apresentadas, o provisório pode virar efetivo. E isso depende mais do funcionário que do patrão. Entrevistamos um grupo de empresários que, tradicionalmente, investe em mão de obra temporária para dar conta da demanda do período. Abaixo elencamos algumas competências que inspiram a contratação desses trabalhadores:

  • Motivação – o que te automotiva? – Encontre um porquê de estar ali e não em outro lugar. Veja pessoas e como elas reagem. Busque decifrar as pessoas. Presensifique-se, olhe para o céu, olhe para o chão, para os lados. Veja o que você está fazendo e quais os benefícios sua ação está trazendo para o seu setor, sua empresa, o mercado e porque não para o mundo. De alguma forma você tem importância, o que você faz é importante.

 

  • Busca de conhecimento – Ótimo, você conseguiu um emprego, não é o emprego dos seus sonhos, mas vai pagar suas contas. Você deve ter demonstrado algum nível de conhecimento que interessou ao seu selecionador. Mas e agora? Esse conhecimento vai garantir sua sustentabilidade no trabalho, ou melhor, o seu crescimento? Passe a ler livros, apostilas, fazer treinamentos, assistir a vídeos. Tem muita coisa gratuita na internet. Você só precisa selecionar. Esteja preparado para quando houver a oportunidade, senão, prepare-se para as perdas, depois não culpe a falta de sorte. Aliás, sorte é o encontro da competência com a oportunidade. Tiger Woods, o esportista mais bem pago do mundo,  disse que só teve sorte quando passou a treinar 10 horas por dia

 

  • Alinhamento de valores – Antes de entrar para uma organização, certifique-se que essa empresa tem valores de responsabilidade social, responsabilidade ambiental, políticas claras de contribuição com a sociedade, inovação, se tem casos de assédio moral etc. Quanto mais você souber dessa empresa, maiores serão suas chances de fazer a melhor escolha para sua carreira. Isso diminui bastante os níveis de cansaço e estresse durante e após um dia de serviço. Valores contrários aos seus podem acabar com suas energias e tornar o seu dia interminável e improdutivo.

 

  • Indicativos de liderança e de um bom liderado – Ao iniciar sua nova jornada numa empresa, você passa a ser visto por outros colaboradores, gerência, diretoria e até mesmo pelo dono. Fique certo de que você passa a estar no radar de todas essas pessoas. Vale a pena o esforço de melhorar sua imagem, seu jeito de falar, sua forma de interagir com todos os níveis hierárquicos. Não se preocupe em achar que esse não será você; Atitudes repetidas geram comportamento, isso vale para o positivo e o negativo. Qual será sua escolha?

 

  • Contribuição com outros colaboradores – Você está longe der ser uma ilha. Cada vez mais você tem conexões virtuais e presenciais. Auxilie a quem precisa, desde que não prejudique sua atividade para a qual foi contratado. Essa é uma das competências mais dignas e prestigiadas no meio profissional. A quem você serviu, não é garantido e você não deve esperar, mas poderá lhe servir mais cedo do que você imagina.

 

  • Iniciar e finalizar uma atividade – Você deve conhecer pessoas super prestativas, auxiliam tantas pessoas, o problema está em não finalizar suas próprias ações. Essas pessoas tem até boa vontade, mas acumulam atividades desnecessárias para o mesmo momento. Dependendo do seu nível de maturidade para múltiplas tarefas, escolha as que você pode cumprir em uma hora, em meio dia. Num único dia. É melhor entregar resultados satisfatórios que apresentar desculpas rotineiras pelas não conclusões. Isso gera desconfiança para que seus líderes possam lhe propor desafios realmente diferenciados.

 

  • Organização pessoal, inclusive horários – Crie o hábito de fazer um check-list. Escreva tudo, absolutamente tudo que você precisa realizar para aquele e para os próximos dias. Pode ser que você não consiga realizar tudo, mesmo focado nesta proposta, o importante é que você passe a ter o controle de suas atitudes, e não vitimado pela falta de tempo ou procrastinação. O seu dia vai render muito mais. Basta olhar o que você riscou da lista ao longo do dia. É bom escrever, mas com o tempo essa estrutura mental fará parte da sua rotina. Não se incomode em andar com uma caderneta de anotações, geralmente isso é visto como uma busca em manter-se organizado e um indicativo de que você realmente quer fazer o que foi pedido.

 

Quais os seus objetivos profissionais, é o emprego ou ter uma carreira?

Mais que ter um emprego provisório ou fixo, busque ter uma carreira. Uma organização de conhecimento, atividades, habilidades e visão de futuro. Quando você tem uma carreira, você organiza melhor o seu tempo, suas propostas e seus objetivos. Carreira é uma espécie de missão. Quanto mais você atua focado, maiores serão suas chances no mercado

Quanto vale o seu tempo? Então invista-o de modo a ser notado pelas pessoas

O tempo é o seu recurso mais escasso. Investir corretamente pode ser a sua porta para novas oportunidades. Mais que comentar essa ou aquela trama da novela, comente sob expectativas econômicas, políticas e sociais, sem cair no senso comum. Gere uma visão própria. Pessoas mais informadas são mais requisitadas nas rodas que realmente interessam para a empresa.

Como entregar sua melhor performance

Esse conjunto de atitudes está bem mais próximo das necessidades do mercado. Provavelmente você se viu usando algumas no dia-a-dia. Parabéns pela autoanálise. Mesmo que você tivesse todas essas habilidades e atitudes, sempre haverá o que aprender. A sua melhor performance depende disso, estar preparado e preparando-se para as inevitáveis mudanças, seja de um emprego provisório, seja de uma carreira em plena ascensão.

DEIXE UM COMENTÁRIO