Foco – a chave do sucesso das grandes realizações - A palavra de ordem é FOCO!

A palavra de ordem é FOCO!

(Por Bruno Calderaro)

O assunto desta semana é o que chamamos no processo de coaching de “core skill”, o que significa o núcleo de todas as habilidades.

Isso quer dizer que é dessa habilidade que todas as outras são construídas. É dessa habilidade que resultados são alavancados, o que significa dizer também que é o grau com que se utiliza essa capacidade presente em todos nós que faz com que algumas pessoas sejam chamadas de vencedoras e outras de perdedoras.

Se questionarmos sobre as definições e conceitos dessa habilidade, com toda certeza abriremos um novo horizonte de percepções e interpretações da nossa realidade.

Porque eu digo isso? Por simplesmente entender intensamente desse conceito, pessoas foram capazes de mudar radicalmente suas condições de vida. Seja para ganhar mais dinheiro, passar mais tempo com a família, construir um legado ou simplesmente viver um grande amor. Em todos esses cenários, a palavra de ordem é FOCO.

Preparados para começarmos o tema dessa semana?

Então vamos lá.

Primeiramente, foco é uma habilidade e, como qualquer habilidade, ela pode ser desenvolvida.

O talento é natural, nasce com as pessoas. Agora… e habilidades?

Elas são desenvolvidas! E são desenvolvidas por meio de horas e horas atingindo seu limite.

O que me faz ter tanta certeza para afirmar isso?

Simples, olhe algo em que você seja bom em fazer, que você se sinta competente em realizar.

Qualquer que seja essa habilidade, desde dirigir um carro, digitar um texto no computador, operar seu celular a até mesmo gerir uma equipe, uma empresa ou resolver uma equação que integra e deriva.

Em todas elas, sem exceção, você precisou se desenvolver.

Caso você ainda tenha dúvida disso, basta relembrar como foi a primeira vez que você dirigiu um carro, digitou no computador, ou como foi primeiro contato com seu atual celular?

Nada bom né?

E assim como foi possível desenvolver cada uma dessas habilidades, da mesma forma é possível desenvolver a habilidade do foco.

Foco – a chave do sucesso das grandes realizações - Decidir onde colocar seu foco é mais que habilidade, é a chave de sucesso.

Decidir onde colocar seu foco é mais que habilidade, é a chave de sucesso.

“Ah Bruno, mas eu foco, eu foco o tempo inteiro. Foco em como eu não quero ser gordo, foco em como eu não quero continuar no meu emprego, em como eu não tenho dinheiro, em como eu não quero brigar com meu marido/esposa, namorado/namorada”.

Exatamente esse é o ponto. Imagine o seguinte:

Você esta dirigindo e, de repente, seu carro começa a perder o controle, ele começa a derrapar e você luta para manter ele na pista, sob controle, mas a única coisa que você vê na sua frente é um poste. E não importa o que você faça, o poste não para de aumentar, de crescer, você gira o volante para um lado, você gira o volante para o outro lado, contudo, quanto mais você luta, mais perto o poste fica e, consequentemente, o resultado de todo o seu esforço é…

Exatamente, parece até brincadeira, mas você acertou o meio do poste, você fica até impressionado com a precisão com que você atingiu o poste. Talvez, se você nunca bateu seu carro, essa descrição não faça muito sentido, agora para as pessoas que já bateram seu carro, faz muito sentido, certo?

Agora, uma pergunta:

O que aconteceria se ao invés de você focar no poste, você colocasse o foco na calçada? Ou na grama? Ou mesmo no outro lado da via? Qual seria o final dessa historia?

Exatamente. Assim como no caso do poste, o que você decidir colocar foco irá ao seu encontro.

Decidir onde colocar seu foco é mais que habilidade, é a chave de sucesso para grandes realizações.

Pessoas de sucesso, que realizam muito, focam no que querem ter.

Mais que uma habilidade, determinar onde focar é uma doutrina mental.

Experimente mudar o foco e confira seus novos resultados.

Bons insights e boa semana.