Redesenhando a relação com seus problemas - Acatar o fato de que os problemas irão acontecer e que você não tem controle algum sobre esse fator, facilita muito o processo.

Acatar o fato de que os problemas irão acontecer e que você não tem controle algum sobre esse fator, facilita muito o processo.

(por Bruno Calderaro)

problemas

O tema desta semana, literalmente, é um

problema

.

Uma quantidade, muito acima da média, desse nosso amigo invadiu minha rotina. Estou trabalhando em alguns projetos, onde a cascata de problemas parece não ter fim.

Sinceramente, analisar problemas e desenvolver soluções é basicamente meu trabalho e é o que eu amo fazer.

Contudo, quando uma sequência de ligações e e-mails consecutivos se iniciam com a frase “Bruno, estou com um problema…” isso não é algo comum, e se aquela sensação de DéJà Vu bate, é hora de fazer algo a respeito.

Poxa, nem bom dia eu ganho mais?

Bom, vamos lá.

O que é importante saber para desaparecer com os problemas da sua vida?

Primeiro, eles vão acontecer, aceite isso. Acatar o fato de que os problemas irão acontecer e que você não tem controle algum sobre esse fator, facilita muito o processo.

O problema não esta na presença deles, ou mesmo no intervalo de tempo em que eles se repetem no seu dia-a-dia. Fundamentalmente, os infortúnios que você possui, nada mais são do que a entropia de seus pensamentos.

Entenda o seguinte, todo processo gera resíduos, e o processo de pensar não é diferente. E como todo resíduo deixado, ele precisa ter um destino especifico, caso contrário a bagunça só aumenta.

E qual é a melhor forma de dar destino a essa bagunça toda?

A melhor forma, sem dúvida é encontrar o fator ou resíduo mais comum presente no processo.

E o fator mais comum que encontro em pessoas que estão tendo problemas, é que elas buscam não ter problemas.

Bom, a não ser um grupo seleto de pessoas que se encontram a sete palmos embaixo da terra, todas as demais pessoas possuem problemas.

Quando você resolve um problema, rapidamente outro toma seu lugar, forçando o processo evolutivo. Essa é a dinâmica da vida.

O problema que você atravessa hoje tem um único propósito: formar um novo aprendizado. Assim que você aprender o que tem de ser aprendido, ele desaparece, tão simples quanto isso.

A melhor forma de acabar com seus problemas e fazer com que eles deixem de existir, crie um objetivo e  defina uma meta.

Essa estratégia parece ‘chover no molhado’, mas analise o que acontece quando você define um objetivo final.

Redesenhando a relação com seus problemas - A melhor forma de acabar com seus problemas e fazer com que eles deixem de existir, crie um objetivo e  defina uma meta.

A melhor forma de acabar com seus problemas e fazer com que eles deixem de existir, crie um objetivo e defina uma meta.

A palavra problema muda automaticamente para desafio, já que agora existe algo que vale a pena. Há ganhos e recompensas, existe um propósito em se esforçar.

Desta forma, o movimento que de fato irá gerar uma conversão de cenário é: DEIXAR DE BUSCAR NÃO TER PROBLEMAS E FOCAR EM CONSTRUIR NOVAS HABILIDADES.

Com isso, seus recursos aumentam e as probabilidades de êxito e satisfação se tornam favoráveis a você.

A partir desse momento a questão passa a ser suor e tempo e não mais condições e possibilidades.

Dessa forma você fica no controle da situação e, por consequência, os problemas desaparecem.