OUSO, LOGO FAÇO! Estimule seu Cérebro para Atingir a Excelência

Pequenas mudanças de hábito no seu dia a dia estimulam o cérebro e fazem com que você alcance o sucesso com mais facilidade. Leia e entenda o porquê.

Os mais recentes estudos sobre o envelhecimento dão conta de que mudar pequenos hábitos faz uma grande diferença na qualidade de vida e desenvolvimento das células nervosas.

Ações em que você pode desafiar seu senso de direção são um bom exemplo. Experimente desligar o GPS em alguns lugares. Também é uma boa ideia aprender alguns nomes de ruas do seu bairro. Não se trata de deixar de ser prático, e sim de estimular vias de aprendizagem. É como ir a uma academia, fazer um treino na praia ou correr pelo calçadão. É bem diferente de assistir uma aula de Spin pela televisão.

Nascemos com alguns 350 bilhões de sinapses e seis meses depois já chegamos a 600 bilhões de sinapses. O que não é estimulado é descartado. As definições do cérebro são feitas a partir do uso intensivo. É aí que está a magia da vida. A engenharia cerebral vai mudando até o nosso último fôlego. Aprender, desaprender e reaprender muda o cérebro o tempo inteiro. É como um músculo. Dê-lhe, continuamente, o desafio adequado e com algum esforço intelectual ele se desenvolverá.

Assim acontece com a visualização. Essa prática é poderosa porque alimenta toda a estrutura mental para atingir a excelência já vista e alcançada com o poder do pensamento. Todos conseguem visualizar, uns mais rapidamente que outros, mas todos conseguem. Caso não fosse assim, dificilmente você lembraria onde deixou estacionado o carro, minutos atrás. E ainda qual a sua rua ou o melhor caminho para retornar à sua casa.

Imagine! Você na sua melhor forma mental, melhor forma física e de saúde. Imagine-se na sua melhor performance… Pense por três minutos. Isso mudaria muita coisa na sua vida? Só esse exercício já muda alguma coisa, você teve que usar muitos neurônios e milhares de sinapses para imaginar. A força da imaginação é quase tão importante quanto o poder da prática. Imaginação é um treinamento. É uma forma de praticar sem o esforço, mas moldando o comportamento físico. Tente, busque, tente novamente. Quanto mais se pratica, mais fortalecido vai estar o caminho que o cérebro toma para efetuar uma ação. A prática consciente, envolve foco, atenção e motivação. A prática leva à perfeição.

Raros são os casos de sucesso que ocorrem por acidente. Normalmente o sucesso vem acompanhado por uma carga de dedicação e prática, muita prática. Em tese, qualquer pessoa pode atingir a excelência no que faz, mas precisa ter um interesse extraordinário em praticar. Praticar de forma diferente, ousada. Cada um de nós tem a sua tecnologia embarcada. É por isso que somos tão diferentes e especiais, em comportamentos, atitudes, carisma, força de ação. Cada um de nós tem o seu próprio arsenal mental. O que nos difere é saber usar, ampliar e adequar esse arsenal para cada e todos os momentos.

Prestigie as potencialidades do seu cérebro. Escolha fazer algo desafiador e faça. Se tiver começo, meio e fim, decida ir até o fim. Isso faz sentido pra você? O quanto você perdeu nos últimos anos por não ter esse comportamento embarcado?  E mudando de atitude, o que v ai ocorrer nos próximos dois ou três anos? Faça a sua escolha.