Mente Humana: Lições em Filme da Disney - SBCoaching Blog- Lições sobre a Mente Humana em filme da Disney

Ilustração de Emoções Positivas e Negativas

Uma das minhas diversões prediletas é ir ao cinema assistir a um bom filme de comédia dramática, ficção científica, romance, e ultimamente, com uma filha de 6 anos, desenhos animados.

Fomos assistir Divertida Mente dos estúdios Pixar/Disney. Já havia lido ano passado algo sobre a pretensão da Disney de lançar este filme como uma nova forma de ensinar aos nossos pequeninos sobre os complexos “tesouros escondidos” em nosso cérebro em forma de entretenimento. É claro que a criançada no cinema estava mais empolgada com as travessuras, brincadeiras na neve e emoções da protagonista Riley, na cidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Porém, eu não despregava os meus olhos da tela, acompanhando passo a passo toda aquela narrativa sobre a estrutura da complexidade mental humana (em inglês: mindset) suas sofisticadas redes de pensamentos e emoções, sonhos, lembranças e experiências culturais e valores familiares, que formam tudo que somos desde os nossos primeiros dias de vida.

E tudo isso em forma de desenho animado, com personagens pequeninos dentro da mente da Riley narrando todas as mudanças comportamentais que aconteciam com ela de uma forma tão simples e divertida. E são sobre essas mudanças comportamentais que impactam tanto crianças como adultos, que gostaria de falar com você hoje.

Para exemplificar, vou citar brevemente o comportamento da personagem Riley que começa a mudar quando os pais dela resolvem ir morar na cidade de San Francisco, uma região com o clima parecido com o do Rio de Janeiro, muitos dias ensolarados e quentes. Ela é afetada mais fortemente por emoções negativas com essa mudança de ambiente, que são representadas por vários personagens tais como: a tristeza, o medo, o nojo e a raiva. São esses quatro personagens que trabalham arduamente para fazê-la feliz, sob o comando da personagem de elite, a alegria.

Segundo o Dr. Robert Kegan e Lisa Lahey, professores pesquisadores da Universidade de Harvard, pelos quais fui treinada a conduzir programas de coaching de imunidade à mudança, primeiro precisa haver um trabalho de mudança em sua complexidade mental, para que você possa ter uma nova compreensão dos fatos, para depois começar um processo de mudança comportamental.

O trabalho de pesquisa do Dr. Kegan levou mais de 30 anos de pesquisas sobre os estudos da construção da complexidade mental nos seres humanos e hoje é referência mundial sobre o mecanismo de destravar a imunidade à mudança dos indivíduos.

Caso tenha curiosidade e queira se divertir um pouquinho, recomendo assistir o filme Divertida Mente com um olhar crítico sobre os tesouros escondidos em seu cérebro e ler sobre as obras do professor Dr. Robert Kegan.

Até a próxima e divirta-se!