Motivação - A esperança reflete a motivação que temos sobre a nossa própria capacidade de definir objetivos claros.

A esperança reflete a motivação que temos sobre a nossa própria capacidade de definir objetivos claros.

(por Claudia Hölter)

Talvez você se surpreenda ao saber que a esperança pode ser medida em uma escala de valores e que o resultado pode estar ligado à sua capacidade de alcançar (ou não) os seus objetivos.

Especialistas afirmam que pessoas que não têm consciência do seu nível de esperança podem se sentir desmotivadas em seu trabalho, deprimidas nos relacionamentos e frustradas em sua vida como um todo.

Esperança – O que a esperança pode revelar a seu respeito?

A esperança reflete a motivação que temos sobre a nossa própria capacidade de definir objetivos claros, de perseguir tais metas até conseguir realizá-las.
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!O clássico exemplo de esperança e realização é a história de Nelson Mandela.  Em um determinado momento de sua vida, quando já estava desanimado e sem esperança encontrou um poema que serviu de inspiração, tanto para o “eu oprimido”, como para o que nutria uma profunda esperança de união e paz – “Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino e o capitão da minha alma” – Ao se sentir compreendido através dos versos finais do poema britânico Invictus, Mandela teve:

  1. Sua visão ampliada;
  2. Uma missão mais bem definida;
  3. E um bom planejamento estratégico para executá-la com grande motivação.

Sugiro que você reflita agora sobre algo que lhe traga uma grande inspiração. O que te move em direção a um ideal? E o quanto você acredita na realização dos seus objetivos?

Pessoas com "alta esperança" costumam investir em várias metas distintas ao mesmo tempo, conseguem facilmente traçar estratégias para vencer os obstáculos e alcançam seus objetivos.

Pessoas com “alta esperança” costumam investir em várias metas distintas ao mesmo tempo, conseguem facilmente traçar estratégias para vencer os obstáculos e alcançam seus objetivos.

Para descobrir o seu nível de esperança, a literatura científica disponibiliza algumas escalas confiáveis, dentre elas a Escala da Esperança, idealizada por Charles Richard Snyder, que tem  a intenção de medir a capacidade do indivíduo de entrar em ação e estabelecer estratégias para alcançar seus objetivos.

Para finalizar, Snyder conclui que indivíduos com “baixa esperança” têm objetivos ambíguos e trabalham para atingi-los um de cada vez. Por outro lado, as pessoas com “alta esperança” costumam investir em várias metas distintas ao mesmo tempo, conseguem facilmente traçar estratégias para vencer os obstáculos e alcançam seus objetivos. Por fim, avalie seu nível de esperança e comece a colocar sua esperança em ação, alimentando adequadamente os seus motivos, pois como disse Anthony Scioly “viver com esperança é a base para conquistar o verdadeiro sucesso, construir relacionamentos amorosos e obter uma genuína sensação de paz”.