Carreira: Você Está Satisfeito com a Sua Gestão de Carreira? - Você precisa focar em uma gestão de carreira para permitir novos desafios.

Você precisa focar em uma gestão de carreira para permitir novos desafios.


(Por Claudia Hölter )

Carreira

Muitos fatores cooperam com seu nível de satisfação profissional, além do seu atual cargo, como por exemplo: suas emoções, habilidades, condições financeiras, talentos, entre outros. Com certeza alguns desses elementos fazem com que você se sinta mais feliz em sua carreira profissional, pois apresentam-se como pontos fortes e positivos com valor agregado ao seu trabalho. Por outro lado, caso você sinta que não há pontos positivos na sua atual ocupação ou percebe que algo está lhe fazendo mal de alguma forma, você precisa focar em uma gestão de carreira com base em pontos fortes para permitir novos desafios e sentido de valor que você tanto almeja em sua vida.

Em referência à definição do termo carreira profissional, Joel Dutra (1996) em sua obra “Administração da carreira: uma proposta para repensar a gestão de pessoas”, apresenta o conceito sob duas perspectivas: a do colaborador, que engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional e a perspectiva da empresa, que abrange as políticas, procedimentos e decisões ligadas aos espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Essas concepções são conciliadas pela carreira dentro de um constante ajuste, desenvolvimento e mudança.

Segundo Dutra, as pessoas se comprometem com determinada organização quando percebem que ela agrega valor ao seu trabalho, tanto na remuneração quanto na própria experiência profissional. O autor acredita que a ênfase na gestão de carreira possibilita a empresa aprimorar a gestão de RH e ao colaborador descobrir sua capacidade profissional – “os pontos fortes devem ser alavancados pelas próprias pessoas. A partir do auto-conhecimento surge um leque de opções para o desenvolvimento profissional e pessoal”, ressalta o Dutra em sua obra.

Acredita-se que a citação a seguir apresenta, resumidamente, uma justificativa plausível para que você  possa reconhecer os verdadeiros  motivos que o leva a ter satisfação no ato de trabalhar, sugerindo que quando você está feliz com o que faz em seu trabalho – quando tem consciência da importância de suas atividades e se sente reconhecido – a possibilidade de estar satisfeito com a vida é grande:

Ninguém fica num local apenas por conta do salário, mas sua permanência é também condicionada pela capacidade de enxergar a finalidade positiva do que faz, do reconhecimento que obtém, do bem-estar que sente quando seu trabalho é valorizado e se percebe ali a possibilidade de futuro conjunto. […] só me sentiria leal – mesmo que circunstancialmente – a uma empresa se eu percebesse que ela é leal a mim em relação à minha carreira. Que ela me ofereça perspectiva de futuro, que ela aposte de fato no meu trabalho […] (CORTELLA, 2012: 47-48).

Carreira: Você Está Satisfeito com a Sua Gestão de Carreira? - A aplicabilidade de programas de coaching direcionados ao desenvolvimento de carreiras ajuda a viabilizar um conhecimento melhor de seus pontos fortes.

A aplicabilidade de programas de coaching direcionados ao desenvolvimento de carreiras ajuda a viabilizar um conhecimento melhor de seus pontos fortes.

Por fim, considera-se que a aplicabilidade de programas de coaching direcionados ao desenvolvimento de carreiras ajuda a viabilizar um conhecimento melhor de seus pontos fortes, além de contribuir para as melhores práticas de gestão de carreiras. É neste aspecto que as pesquisas da psicologia positive, aliadas ao processo  de coaching, podem ser de grande contribuição na vida das pessoas, uma vez que identificará os talentos de cada indivíduo como sendo pontos fortes a serem descritos, explorados e praticados no dia­a­dia dos colaboradores.

Boa sorte e até a próxima!