O TEMPO E A PROCRASTINAÇÃO - Dificuldades em atingir objetivo podem estar associadas a algum tipo de procrastinação.

Dificuldades em atingir objetivo podem estar associadas a algum tipo de procrastinação.

(por Claudia Hölter)

TEMPO

“O que é o homem se sua máxima ocupação e o emprego de seu tempo é somente comer e dormir?”, lamenta Hamlet no Ato IV, cena IV, da enigmática peça teatral de Shakespeare escrita por volta do ano de 1600.  A resposta para essa indagação pode ser encontrada hoje em estudos sobre a procrastinação, desenvolvidos com o objetivo de remover os obstáculos que impedem que a motivação natural e a ótima produtividade das pessoas entrem em ação.

Como identificar se você está apresentando sinais de procrastinação?

Dificuldades em atingir objetivo podem estar associadas a algum tipo de procrastinação. De acordo com os estudos cognitivo-comportamentais, há dois tipos principais de procrastinação:

  1. Procrastinação  comportamental:  é aquela demora em completar tarefas maiores ou menores (Milgram & Tenne, 2000);
  2. Procrastinação de decisão: refere-se a uma demora proposital em tomar decisões dentro de um período específico de tempo.  (Effert & Ferrari, 1989).

 

Como reconhecer se você está apresentando um desses dois tipos de procrastinação ou os dois? Reflita sobre as seguintes questões:

  • Você mantém uma longa lista de tarefas diariamente?
  • A sua voz interior está sempre sinalizando o que você tem que fazer e o que é obrigado a fazer?
  • Sente-se impotente diante das escolhas que tem que fazer?
  • Fica irritado, sente-se pressionado ou com medo de ser visto como preguiçoso?

 

O TEMPO E A PROCRASTINAÇÃO - O coaching enfatiza a motivação, o estabelecimento de metas e ataca as crenças limitantes, ajudando o indivíduo a reconhecer que existe um tempo em que se pode fazer algo, que é o AGORA.

O coaching ajuda o indivíduo a reconhecer que existe um tempo em que se pode fazer algo, que é o AGORA.

A procrastinação está lhe impedindo de engajar-se em uma produção ativa hoje?

Resultados de pesquisas preliminares sobre a efetividade de técnicas de coaching cognitivo-comportamentais aplicadas em programas voltados à procrastinação revelaram uma melhora significativa de todos os envolvidos. (Karas & Spada, 2008).

Como funcionam essas técnicas?

A abordagem do coaching comportamental enfatiza principalmente a motivação, o estabelecimento de metas e ataca as crenças limitantes, ajudando o indivíduo a reconhecer que existe um tempo em que se pode fazer algo, que é o AGORA.

Então, escolha começar JÁ, pois deixar para amanhã é jogar vida fora.

Boa sorte e até a próxima!