O coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.

O coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.

(Por Bruno Calderaro)

O coaching é a evolução.

Seja dominando essa tendência ou fazendo uso dela, o coaching é o ponto-chave que faz a diferença entre bons e maus resultados para equipes, lideres e empresas.

E quem disse isso foi o maior CEO de todos os tempos, Jack Welch.

“No futuro todos os líderes serão coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”

E por que ele disse isso?
Bom, vamos analisar a consultoria.

Em linhas gerais o processo de consultoria se caracteriza por analisar o cenário da empresa do contratante, por meio de técnicas e ferramentas para identificar erros e problemas que ocorrem em sua estrutura, seja nos processos, na comunicação, na estratégia ou qualquer área a ser analisada.

Feito isso, é apresentado um projeto de melhorias baseada em melhores práticas que gerou resultados em outras empresas. Em um escopo macro, é dessa forma que a consultoria opera.

Após a apresentação do projeto e entrega do plano de melhorias, na maioria dos casos – quando digo maioria, quero dizer 99,9% dos casos , o processo é finalizado e a equipe de projetos ou consultores parte para um novo cliente. Restando, dessa forma, ao contratante implantar o projeto de melhorias que, por consequência, trará os resultados.

Se você é um consultor, meus parabéns! Digo isso por saber a quantidade de horas que você se dedicou para criar o projeto, a quantidade de dados, informação e estatísticas que você cruzou para definir o que precisava ser feito e sei exatamente como você se sente ao ir as infindáveis reuniões para constatar que seu contratante não esta executando o que foi definido.

Já no caso do treinamento, o contratante solicita uma solução especifica baseado em uma necessidade especifica para atender, normalmente uma urgência de uma determinada área.

Um produto é criado para suprir essa demanda, ou mesmo um produto já estabelecido no mercado é ofertado. Após a definição da abordagem é, então, criado um evento, possibilitando a um grupo de pessoas ter acesso a um grande numero de informação de alto valor agregado.

O que acontece após o evento é que apesar de muita informação de alta qualidade, toda essa informação não é convertida em melhorias, o que proporcionaria resultados efetivos, que é o que de fato importa no mundo corporativo.

Agora se você trabalha com treinamentos, digo o mesmo a você meu amigo, meus parabéns pelas infindáveis horas de pesquisas, leitura, resenhas, workshops do mais diversos gurus das mais diversas áreas.

Após compilar todo esse conteúdo de forma organizada e metodológica, você já deve ter percebido que lhe contratam por um evento e lhe cobram por um processo. E que, assim como o consultor, aquela sensação de que é possível gerar mais resultado, agregar mais valor ao cliente, ela fica no ar.

O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.

O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.

Ok, o que o processo de coaching faz que a consultoria ou treinamento não fazem?

Simples! Ele mede, mensura e comprova o R.O.I. (Return Of Investiment) do projeto. O coaching é o único processo capaz de medir qual foi o valor investido, comparar com o valor gerado e comprovar qual foi o valor conquistado.

E mais que isso, nós realizamos o chamado “block building”, nós construímos junto ao cliente o projeto, em outras palavras nós garantimos que o que precisa ser feito, SEJA FEITO.

Isso significa dizer que vendemos um produto de alto valor agregado com baixo risco.

E isso, meus amigos, nenhum outro processo no mundo é capaz de fazer. No mundo corporativo, quem consegue medir, mensurar e comprovar resultados, se destaca.

É por esse motivo que mais de 90% das 100 maiores empresas dos Estados Unidos fazem uso do processo de coaching.

Não tem volta, o coaching veio para ficar. E como na teoria da evolução de Darwin, o mundo pertence aos que melhor se adaptam. E dentro dessa analogia, quanto mais rápido, melhor.

Bons insights e até a próxima semana!

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