É hora de fazer uma pausa estratégica e avaliar onde está o ponto-cego.

É hora de fazer uma pausa estratégica e avaliar onde está o ponto-cego.

(Por Mariana Viktor)

Seja em que área for, é muito frustrante chegar a resultados completamente diferentes daqueles que esperávamos. A frustração aumenta quando esse resultado desagradável se repete pela segunda, quinta, sétima vez, sem que consigamos entender o porquê.

Desanima, não é?

Mas tudo que você não deve fazer é justamente desanimar! E menos ainda tentar resolver o problema do mesmo jeito como vinha tentando, na base do mais-do-mesmo.

É hora de fazer uma pausa estratégica e avaliar onde está o ponto-cego que tem levado você a repetir padrões de comportamento/ações e, consequentemente, resultados que você não quer mais. Assim (e só assim) você conseguirá melhores resultados da próxima vez. E isso vale para todas as instâncias da vida: profissional, afetiva, social, pessoal, familiar.

Crie um plano de ação considerando as mudanças que precisam ser feitas.

Crie um plano de ação considerando as mudanças que precisam ser feitas.

Siga este passo a passo para corrigir o rumo já:

1 – Faça uma análise detalhada, atenta e imparcial dos comportamentos e atitudes que têm gerado os resultados insatisfatórios. Comece relembrando os eventos mais marcantes e reveja os passos que você deu em cada um deles. E anote tudo!

2 – Compare os eventos e localize o padrão comum de comportamentos e atitudes que provavelmente têm causado os resultados insatisfatórios. Conhecer os pontos falhos é o seu maior trunfo. Isto se chama bagagem, informação, experiência. Agora que você tem em mãos o mapa do que não funciona, já sabe o que pode tentar para fazer as coisas darem certo da próxima vez.

3 – Crie um plano de ação considerando as mudanças que precisam ser feitas para superar as antigas adversidades e estabeleça pequenas metas dentro do seu objetivo maior.

Caso não consiga fazer isto sozinho, saiba que este é um dos trabalhos do coach. Peça ajuda se for preciso!