As equipes precisam ter em mente que o propósito do negócio é melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida dos clientes  por meio da excelência dos seus produtos ou serviços.

As equipes precisam ter em mente que o propósito do negócio é melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida dos clientes por meio da excelência de seus produtos ou serviços.

(por Claudia Hölter)

 

As organizações têm experimentado mudanças significativas em termos de modelos de negócio com foco em inovação na forma de representar a criação, a captura e a entrega de valor real ao cliente do negócio.

Em paralelo a essa tendência de representação de uma empresa, estão as equipes de funcionários, que precisam ter em mente que o propósito do negócio é melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida dos clientes por meio da excelência de seus produtos ou serviços. Como, então, valorizar o que você faz de melhor e alcançar a excelência? Penso que na instância do indivíduo, o processo de valorização do próprio trabalho se reflete nas seguintes abordagens:

* Acredite no valor do que está oferecendo – dê aos seus clientes conhecimento, competência e confiança. Seja criativo e inovador ao criar soluções para os problemas que seus consumidores acham quase impossíveis de serem solucionados;

* Permaneça sempre em alerta  –  observe as oportunidades que lhes chegam para criar valor extra e encantar seus clientes;

* Dedique-se mais aos seus clientes – compreenda melhor suas necessidades e desenvolva produtos e serviços personalizados e, também, invista na forma de tratamento. Dê esperança e alegria aos seus clientes.

 

Sua missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da renovação de seus próprios conhecimentos, habilidades, energia e motivação.

Sua missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da renovação de seus próprios conhecimentos, habilidades, energia e motivação.

Já na instância organizacional, estudos realizados pelo Center For Positive Organizational Scholarship, revelam que a excelência é atingida por times extraordinários. Segundo os especialistas, os times de alta performance são capazes de produzir uma poderosa energia positiva e de superar continuamente as expectativas. Ou melhor, um time extraordinário vai além do modo tradicional de fazer as coisas e cria um nível bem elevado de resultados positivos.

Como a sua empresa tem conduzido times a excelência?

Para finalizar, destaco a importância de pensar a questão de valorização do que se faz de melhor para encantar seus clientes, seja em empresas ou em sua comunidade. Sobretudo, tendo-se em mente que a sua missão é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da renovação de seus próprios conhecimentos, habilidades, energia e motivação. Afinal, “não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.” (Charles Chaplin).