Qual é o foco que você deve ter ao se apresentar diante de uma plateia?

Qual é o foco que você deve ter ao se apresentar diante de uma plateia?

(Por Gislene Isquierdo)

Responda:

Você conhece alguém que antes de fazer uma apresentação faz-se os seguintes questionamentos?:

O que vestir? Uso vídeos? Músicas? Quais? Falo palavras mais coloquiais ou formais? Como me portar? Como as pessoas me enxergarão? O que pensarão de mim?

 

No post anterior você leu sobre a importância dos pensamentos no processo de falar em público. No de hoje, eu lhe contarei sobre qual é o foco que você deve ter ao se apresentar diante de uma plateia.

Sendo objetiva e extremamente direta… Digo: O foco NÃO é você. O foco não é a sua pessoa e suas preocupações… o foco é o público! O foco está nos ouvintes. Quanto mais você souber do perfil dos ouvintes mais chances de ter sucesso você terá.

Responda para você mesmo: Como os ouvintes gostariam de te ver? Como eles pensam? Como eles reagem? O que é mais importante para eles? Informações como essas, e também dados como gênero, idade, escolaridade, linha de pensamento e gostos, podem agregar na sua preparação e na sua apresentação em si.

Ao levantar essas informações você poderá utilizá-las para estabelecer uma conexão mais rápida e quanto mais o público estiver conectado com você, maior sua chance de sucesso.

O objetivo de uma apresentação deve ser agregar algo ao público, então foque nele. E não nas suas próprias necessidade ou inseguranças. O que esses ouvintes precisam, do que eles têm sede? O que você pode falar que irá realmente agregar na vida deles?

 

O objetivo de uma apresentação deve ser agregar algo ao público, então foque nele.

O objetivo de uma apresentação deve ser agregar algo ao público, então foque nele.

Reflita…

Nas minhas últimas apresentações, onde eu foquei: em mim mesmo ou no público?

Que descobertas posso fazer a respeito do perfil dos ouvintes que irá agregar na minha próxima apresentação?

Como, especificamente, posso fazer para ter tais descobertas?

 

Entre em ação agora!

“Do it now”!

 

Se você conhece alguém que também pode desenvolver-se com essas dicas, convido você a curtir e compartilhar esse post! Vamos multiplicar essa oportunidade!

Abraços e até a próxima!

Comunicação & Oratória

Continue lendo sobre comunicação & oratória:
Comunicar-se bem | Processo de falar em público | Qual deve ser o foco | Comunicador de sucesso | Dica simples e poderosa de inspiração | Qualquer um pode falar em público? | O caminho para conseguir autoconfiança | Medo de falar em público | Associado e desassociado