O caminho para conseguir autoconfiança.

O caminho para conseguir autoconfiança.

(Por Gislene Isquierdo)

 

Responda:

1) Qual foi o aprendizado que você teve com sua última apresentação ao público?

2) Você consegue relatar quais foram suas melhorias nas últimas três vezes que você falou em público?

 

No post anterior, constatamos que é possível falar em público e que é possível para todas as pessoas. Segundo, Dale Carnegie, é possível desde que a pessoa confie em si mesma e tenha uma ideia martelando no seu cérebro.

No post de hoje quero compartilhar com você sobre o caminho para conseguir autoconfiança…

Já trabalhei com mais de mil pessoas o desenvolvimento dessa competência, da habilidade de falar em público, e pude constatar (com certeza), que um dos caminhos para conseguir autoconfiança é fazer as coisas que teme realizar e observar todas as experiências com resultados positivos (que seja um pequeníssimo avanço, não importa; é preciso observá-lo e valorizá-lo).

É absurdamente injusto eu comparar a performance da pessoa A com a pessoa B; o que eu devo fazer é comparar o desempenho da pessoa A de ontem com o desempenho de hoje.

Aproveitar todas as oportunidades e perceber que gradativamente está evoluindo. Se possível, indico participar de um curso de “Oratória” onde a audiência será empática (pois estarão na mesma situação) e observar comportamentos de melhoria, apresentação e pós-apresentação. Assim, a pessoa irá desenvolver a coragem, a confiança e o entusiasmo para, numa situação de exposição, como no trabalho, por exemplo, ela usar dessa habilidade de uma forma mais natural e espontânea.

Observar todas as experiências com resultados positivos.

Observar todas as experiências com resultados positivos.

Reflita…

Olhe para seu passado e perceba quantas experiências positivas você teve ao falar em público… quantos aprendizados… quantas melhorias…

E se você pudesse ser muito específico… responda, qual melhoria você quer daqui para frente?

O que você pode fazer para ir rumo a está melhoria?

Entre em ação agora!

“Do it now”!

 

Se você conhece alguém que também pode desenvolver-se com essas dicas… convido você a curtir e compartilhar este post! Vamos multiplicar essa oportunidade!

Abraços e até a próxima!

Comunicação & Oratória

Continue Lendo:
Comunicar-se bem | Processo de falar em público | Qual deve ser o foco | Comunicador de sucesso | Dica simples e poderosa de inspiração | Qualquer um pode falar em público? | O caminho para conseguir autoconfiança | Medo de falar em público | Associado e desassociado