•Você conhece alguém que é tecnicamente muito competente, mas ao falar em público sente-se inseguro e nervoso?

Você conhece alguém que é tecnicamente muito competente, mas ao falar em público sente-se inseguro e nervoso?

(Por Gislene Isquierdo)

Responda:

  • Você conhece alguém que é tecnicamente muito competente, mas ao falar em público sente-se inseguro e nervoso?
  • Você já ouviu falar de algum profissional que passou um ano ou mais da sua vida trabalhando em um projeto e que quase colocou tudo a perder no momento que foi apresentá-lo à diretoria?

Comunicar-se bem

Após muito estudar entendi que comunicação é como uma troca de presentes: se você der algo bom a alguém, provavelmente esta pessoa lhe devolverá algo bom… Mas se você der ‘lixo’, provavelmente, voltará ‘lixo’.
Afinal o que isso tem a ver com apresentar projetos? O que isso tem a ver com falar em público?

Respondo… Comunicação vai muito além das palavras, vai muito além da mensagem em si, muito além de um simples passar informações ou dados.

Os dados são importantes? Sim, muito. Porém, não são o suficiente.

Comunicação é troca, troca de emoção. Se você estiver tenso ao conversar com alguém, passará tensão. Se você estiver seguro, passará segurança.
Imagine um profissional que irá apresentar um projeto numa reunião muito importante. Ele passou um ano da sua carreira trabalhando neste projeto, até chegar o fatídico dia de apresentá-lo.

Tecnicamente ele é muito competente, mas falar em público não está na coluna das suas forças, e sim, na coluna de pontos a melhorar.

Os dados estão bem elaborados e são consistentes. O que este profissional precisa para abrilhantar e agregar na sua apresentação, não está somente no conteúdo, mas na forma que irá apresentá-lo.

Apresentar um projeto com sucesso implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente.

Apresentar um projeto com sucesso implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente.

A forma é a mensagem emocional, o como falar… Expressão vocal, facial, gestual, pausas estratégicas, respiração, entonação… Enfim! Detalhes que entregam o estado emocional da pessoa. Detalhes que mostram como ela está sentindo-se no momento em que fala.

Apresentar um projeto com sucesso implica em estar preparado tecnicamente e emocionalmente. Se você for preparado 100%, estará dando ao ouvinte um ‘bom presente’, agora, se você for preparado somente 50% (a maioria das pessoas se preparam somente tecnicamente e não emocionalmente), estará dando ‘lixo’ ou um presente ‘meia boca’… Assim, receberá o mesmo.

 

Reflita…

Quais resultados você quer alcançar em suas apresentações?

Como você irá se preparar para isso?

Entre em ação agora!

“Do it now”!

Abraços e até o próximo post!

Comunicação & Oratória

Continue lendo sobre comunicação & oratória :
Comunicar-se bem | Processo de falar em público | Qual deve ser o foco | Comunicador de sucesso | Dica simples e poderosa de inspiração | Qualquer um pode falar em público? | O caminho para conseguir autoconfiança | Medo de falar em público | Associado e desassociado