Aprender a controlar suas emoções é, talvez, uma das habilidades mais poderosas a serem construídas.

Aprender a controlar suas emoções é, talvez, uma das habilidades mais poderosas a serem construídas.

(Por Bruno Calderaro)

Nenhum tema é tão evitado quanto esse. Tempos atrás ele chegou até mesmo a ser um tabu dentro do mundo corporativo.

Aprender a controlar suas emoções é, talvez, uma das habilidades mais poderosas a serem construídas, assim também, poucas habilidades são tão complexas de serem desenvolvidas.

Na mesma linha, nenhuma outra habilidade pode te trazer tanto poder quanto o de obter o estado emocional desejado no momento em que você quiser.

Pare e pense: como seria sua vida se fosse possível, a qualquer momento, você escolher o que quer sentir? Vou entrar em uma reunião e quero me sentir determinado, concentrado e seguro, ou quem sabe estou indo para uma viagem e quero me sentir alegre, descontraído e relaxado , melhor ainda, vou para meu primeiro encontro e quero permanecer no estado de tranquilidade, otimismo e confiança.

Por mais irreal que isso possa parecer, é perfeitamente possível desenvolver essa habilidade, e é por esse motivo que essa é uma competência do mais alto nível e que raras são as pessoas que desenvolvem a destreza de gerar resultados favoráveis por meio do controle dos estados emocionais.

Por que eu digo isso? Porque são seus estados emocionais que governam suas decisões, e é no momento em que você toma decisões que você define qual será seu destino.

Positivo ou negativo, sucesso ou fracasso, feliz ou triste, inspirador ou frustrante.

Tudo se inicia perante o estado emocional que você se encontra.

Pare e pense novamente.

Como pode uma pessoa, após uma fechada no trânsito, sair buzinando, jogar o carro em cima da outra, gritar insandecidamente e logo em seguida ter a sensação de ter feito a coisa mais estupida e inconsequente do mundo e ainda assim, uma semana, um dia ou um mês após essa conclusão, repetir o mesmo comportamento?

Já uma segunda pessoa, responder a esse mesmo evento com compreensão, naturalidade e até mesmo indiferença?

Como pode, dentro de um simples acontecimento como uma fechada de trânsito, acontecer como resposta duas reações tão distintas?

Como pode uma pessoa, em meio a uma conversa, um simples dialogo, após ser questionada sobre um determinado ponto, se descontrolar e dizer e fazer coisas que, após realizadas, trazem um sentimento de total arrependimento e culpa e ainda assim tempos depois fazer com que tudo se repita?

Não importa o acontecimento, o fato é que o evento é sempre neutro, a interpretação que você dará a esse fato está diretamente relacionada ao estado emocional em que você se encontra.

Se você entende esse conceito, você entende a importância e o poder dos estados emocionais.

Busque colocar-se em estados emocionais favoráveis e veja quais resultados você obtém.

Busque colocar-se em estados emocionais favoráveis e veja quais resultados você obtém.

A inabilidade em lidar com estados emocionais esta diretamente ligada, aos famosos apagões que as pessoas relatam após fazer algo que elas se arrependem profundamente.

As consequências desses apagões são realmente catastróficas: agressão, atos covardes e até mesmo tirar a vida de outra pessoa ou animal, e isso acontece no momento em que as emoções assumem o controle.

Até mesmo dentro do coaching, técnicas de controles de estados emocionais e desenvolvimento de habilidades de controle de estados emocionais são consideradas de alto nível, podendo ser comprovado pelo fato de serem poucos os centros de formação capazes de disponibilizar essa categoria a seus alunos.

Para lidar de forma eficaz com esse cenário, você tem duas opções e, consciente ou inconscientemente uma delas será tomada: ou você se desenvolve e aprende a controlar suas emoções ou, inevitavelmente, você será controlado por elas.

Sendo assim, é questão de decisão. Controlar ou ser controlado por suas emoções.

Ter estratégias e desenvolver formas de controlar seus estados emocionais é garantia de performance acima da média.

Assim como ser controlado por suas emoções é garantia de arrependimento, culpa e baixa performance.

A reciproca é verdadeira.

Busque colocar-se em estados emocionais favoráveis e veja quais resultados você obtém. E a medida que for fazendo isso, você se sentirá mais confiante e competente para controlar seus outros estados.

Bons insights.

Boa semana!