solução de problemas

O que nos mantém presos a uma situação ou padrão de comportamento é a nossa falta de perspectiva e de confiança

(Por Daniela Assunção)

Geralmente, o que nos mantém presos a uma situação ou padrão de comportamento é a nossa falta de perspectiva e de confiança para aceitar aquilo que está fora do nosso controle e modificar apenas o que está.





Muita gente que está insatisfeita com seu trabalho acaba não vendo novas possibilidades, por exemplo, por só conseguir enxergar duas opções: mudar de empresa, por ter problemas de relacionamentos ou remuneração na atual, ou atuar em outra área por não estar obtendo os resultados desejados. Eliminam assim, toda a “gama de cinza” que está entre essas condições extremas. Pensar em novas possibilidades poderia incluir estudar uma mudança de área dentro da mesma organização, aprimorar alguma competência ou melhorar seus resultados para galgar uma promoção. Pode-se também pensar em delegar parte do trabalho ou mesmo verificar a possibilidade de implementar novas formas de se trabalhar em seu departamento. Por outro lado ainda, poderia buscar esse mesmo cargo em outra empresa.

O mesmo vale para situações pessoais. É comum quem quer emagrecer pensar logo em ter de frequentar uma academia. Porém, nem todos se sentem confortáveis ou gostam exatamente desse tipo de atividade. Acabam se desestimulando por não procurarem outras alternativas que lhe proporcionem o benefício desejado e que seja prazeroso, como grupos de corrida ou de ciclistas, dança, natação, pilates, artes marciais, dentre tantas outras opções. Ao determinar-se um objetivo, tenha em mente que podem existir várias maneiras de se chegar até ele, e talvez não exista uma “melhor” e outras “piores”, mas aquela que irá funcionar para você. E o mais importante: que você se sinta bem e consiga levá-la adiante.

Para isso, uma boa dica é se distanciar do problema e levantar todas as possibilidades de uma maneira um pouco mais racional. Em geral, nossa dificuldade ao tentar solucionar uma situação complicada é que estamos envolvidos emocionalmente com a questão, o que nos impossibilita de ver as oportunidades de crescimento que isso pode nos proporcionar. Uma ferramenta interessante que costumo utilizar com meus clientes para estes casos é o Brainstorming de Soluções Possíveis, onde levantamos todas as possibilidades para uma dada situação. É interessante também imaginar o que pessoas importantes para você  (próximas ou não) recomendariam ou fariam se estivessem no seu lugar, ou identificar como outros solucionaram situações similares.

problemas e soluções

Uma boa dica é se distanciar do problema e levantar todas as possibilidades de uma maneira um pouco mais racional.

O importante desse levantamento é pensar em no mínimo 5 novas possibilidades, e se você é coach, pode tentar extrair 8 ou 10 de seu cliente. Mesmo que surjam algumas em sua mente que você ache “absurdas”, procure não julgá-las num primeiro momento. Liste todas em uma coluna numa folha e, em seguida, avalie o que poderá acontecer caso coloque em ação cada uma delas. Quais podem ser as possíveis consequências de agir diferente? Será que você pode ter aqui algumas novas respostas para o que realmente o incomoda?

Numa terceira coluna, identifique como você irá se sentir se executar cada uma dessas ideias. Desafiado? Incentivado? Animado para se abrir a novas oportunidades em sua vida? Feito isso, você terá condições de avaliar e escolher a que irá lhe proporcionar maiores benefícios ao colocá-la em ação. Isso não significa que será fácil, mas com certeza dessa forma você terá possibilidades de mudar alguns padrões em sua vida.

De maneira geral, temos pouco controle com o que nos acontece, a maneira como a economia e a política influenciam nossas vidas, os incidentes com pessoas queridas, acidentes naturais e mesmo as decisões de outras pessoas. Mas temos sim controle sobre as nossas escolhas e ações. Então, que saibamos cada vez mais fazer isso de maneira consciente e sem abdicar desse enorme poder de construirmos a vida que queremos.

Boa chuva de ideias e ótimos insights!