quebrando paradigmas de comportamento

A ideia de renovação que acompanha cada novo início de ciclo parece nos encher de uma energia e esperança

(Por Daniela Assunção)

Como será seu próximo ano? O que você espera de 2014?

A ideia de renovação que acompanha cada novo início de ciclo parece nos encher de uma energia e esperança como se tudo pudesse ser diferente no período seguinte, não espere a oportunidade perfeita. A ideia de recomeçar a dieta ou academia a cada segunda-feira ou mudar algo radicalmente assim que o ano novo inicia se repete com certa frequência. Mas se observarmos um pouco mais de perto o que resulta dessas resoluções, geralmente encontramos um certo ar de frustração em nossas vidas.

Então, o que faz de fato com que mudemos? Qual é o “clique mágico” que nos desperta para mudar um padrão de comportamento? Você já deve ter experimentado em sua vida uma situação em que simplesmente deu um basta em como vinha se comportando e passou a agir diferente, não espere atingir seus objetivos sem trabalho. Consegue se lembrar o que fez com que chegasse no seu limite de suportar a si mesmo agindo dessa maneira?

Esses insights podem vir de diversas formas, seja ao observar os resultados negativos que uma outra pessoa está tendo ao fazer o que você faz, ou o oposto, ao ver que alguém como você está sendo capaz de obter aquilo que você quer; seja por ser questionado sobre algo que te faça pensar de uma maneira que talvez nunca tenha tido a oportunidade – como fazemos geralmente em coaching. Ou seja, não espere que suas chances caiam do céu, podem advir de uma emoção muito forte que te coloque “em cheque” consigo mesmo ou de um pensamento muitas vezes simples, mas revelador.

Agora, podemos aliar a esse aspecto mais subjetivo um pouco de sistematização e empirismo. Nenhum músico ou atleta, por exemplo, chega à perfeição de sua performance de uma hora para a outra. É o resultado da CONSTÂNCIA de seus treinos que o permite ser aplaudido naqueles breves instantes para os quais se prepara por anos. Pessoas assim costumam nos emocionar não só por seu dom ou uma eventual “vitória”, mas principalmente por vermos nelas um pouco de nós: a possibilidade de também sermos capazes.

“Se você pode sonhar, você pode realizar” já nos dizia Walt Disney.

Tornar esse sonho realidade pode ser mais simples do que se imagina. Longe de tentar criar uma única fórmula de garantia do sucesso, alguns pontos podem ser observados em pessoas que atingiram seus grandes objetivos. É preciso, primeiro, ter em mente o que quer alcançar, ter clara sua visão de futuro ou seu ideal de sucesso. Este será o seu norteador e também a maneira de saber que “chegou lá”. A partir disso, identifique o que precisa ser feito e mude sua rotina para isso, garantindo assim seu progresso em direção à meta.

sucesso na carreira

“Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, estará a fazer o impossível”

Será mais eficiente implementar um novo comportamento ou hábito a cada semana, por exemplo, mas que possa ser mantido, do que iludir-se sobre resoluções de Ano Novo que, em geral, não continuam além de janeiro. E para isso não é preciso esperar a virada do ano! Basta DECIDIR agora o que você realmente quer mudar, o que gostaria de atingir não apenas em 2014, mas em sua vida como um todo. O que precisa fazer para obter isso? Que hábitos precisa implementar ou mudar?

Termino com uma frase de São Francisco de Assis: “Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, estará a fazer o impossível”.

Comece aos poucos, mas comece! E mantenha-se com ritmo suficiente para chegar ao outro lado!

Bons sonhos, ótimas mudanças e excelentes resultados em sua vida!