trabalhador e sonhos

À medida que avançamos na vida, alguns dos nossos objetivos mudam, enquanto outros podem permanecer constantes

(Por Daniela Assunção)

Se você pudesse fazer qualquer coisa, se nada o segurasse em seu estado atual, e não houvesse regras ou restrições, nem problemas de dinheiro ou pessoas julgando-o, o que você faria?

Imagine isso. O que você mais deseja no mundo?

Agora, o que está impedindo você de conseguir isso?

sonhos

Talvez não seja algo que lhe venha à mente com facilidade; para alguns pode soar apenas como um sonho, e não algo que possa, de fato, se transformar em realidade. Mas a vida é feita de mudanças, aceitemos isso ou não. O que podemos fazer é determinar quais mudanças nós queremos ou precisamos, e assumir a responsabilidade pelas ações que geram os resultados que desejamos obter.

À medida que avançamos na vida, alguns dos nossos objetivos mudam, enquanto outros podem permanecer constantes; portanto é bom fazermos uma checagem sobre isso em tempos regulares. Ter definidos esses objetivos é o primeiro passo para uma vida com qualidade, satisfação e felicidade. Nesse caminho da realização, muitas vezes, o que nos atrapalha para alcançar o que queremos é o alto grau de perfeccionismo, a dúvida sobre um determinado objetivo – o que implica deixar outros de lado -, além do medo de falhar ou parecer algo sem importância aos olhos das outras pessoas. Mas acima de tudo, o que impede esse avanço é a falta da verdadeira vontade de ir além, necessária para enfrentar o desconhecido.

Esse é o problema de encarar a realidade de frente: dar-se conta dos porquês que o têm mantido onde está. Esse momento aponta que é preciso assumir que é você quem deve fazer algo para mudar essa situação. Encontrar algo que o desagrada e empurrar isso para debaixo do tapete não fará com que sua insatisfação desapareça. Agir assim pode parecer mais simples a princípio, e talvez você conviva com isso por anos. Afinal, quantas pessoas nós conhecemos que estão sempre se queixando de alguma coisa e não fazem nada para mudar? É isso que você quer para sua vida?

sonhos na vida

Entrar nesse “desconhecido”, portanto, significa fazer coisas diferentes das quais está acostumado

Identificar o que é realmente importante para você implica em reconhecer quais são seus valores que não estão sendo atendidos e por que. Entrar nesse “desconhecido”, portanto, significa fazer coisas diferentes das quais está acostumado, e isso pode gerar um certo incômodo no início. Talvez você não consiga identificar claramente o que deve ser feito ou precise de outros recursos. Mas qual será seu maior prejuízo se não ousar experimentar o novo?

A alegria de enfrentar seus medos e superá-los é uma sensação incrível, e quanto mais você faz isso, melhor fica! Continuar amarrado a crenças que o impedem de realizar seus sonhos é sinônimo de não viver integralmente. A melhor parte disso tudo é que existem soluções e respostas, basta fazermos as perguntas corretas.

Portanto, sonhe grande. Transforme seus sonhos em objetivos concretos. Se for preciso, divida-o em etapas. Mantenha a constância de suas ações. Meça seu progresso. Celebre suas vitórias e superações. Se precisar de um suporte extra, conte com a ajuda de amigos ou outras pessoas próximas que possam apoiá-lo ou mesmo um profissional com técnicas e ferramentas adequadas.

Não existem fórmulas prontas que funcionam igualmente para todos, mas deve existir, em primeiro lugar, o seu anseio em realizar seus sonhos.