mulher escada binoculos

Visão envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente.

(por Daniela Assunção)

“VISÃO envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente. A visão é a imaginação aplicada. Todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro, tem lugar na criação mental; segundo, uma criação física. A primeira criação, a visão, é o início do processo de reinvenção da pessoa ou da organização. Ela representa desejos, sonhos, esperanças, objetivos e planos. Mas esses sonhos e visões não são apenas fantasias. São uma realidade ainda não trazida à esfera física, como a planta de uma casa antes desta ser construída ou uma partitura à espera de ser tocada.” (Stephen Covey)



Nós sempre construímos ou nos dedicamos a algo que é, em primeiro lugar, idealizado em nossas mentes. A característica mais marcante do chamado “visionário” é exatamente sua capacidade de pensar à frente, imaginar soluções e caminhos para problemas que talvez nem tenham sido identificados como tal no momento presente. Ele prevê tendências e antecipa mudanças, CRIANDO oportunidades.

Além de estar associada à criação mental de uma realidade futura, a visão também diz respeito à esperança. Centenas de prisioneiros de guerra morreram sem explicação no final de 1944 por não saberem que o final dela aconteceria alguns meses depois. Decepcionados e desiludidos, eles simplesmente desistiram de viver por acharem que não tinham mais futuro.

Nas empresas costumamos elaborar uma declaração de um objetivo em comum, um desejo coletivo a ser conquistado a médio e longo prazo. Este será o norteador para os projetos e ações que serão necessários serem realizados para atingir esse ideal. Seja na esfera pessoal, profissional ou mesmo em um grupo, algumas perguntas importantes devem ser respondidas – e nesse momento é importante dar-se o direito de sonhar alto, sem os filtros limitadores da mente racional.

homem labirinto borracha

Pensar e elaborar seu cenário futuro ideal é algo que demanda responsabilidade.

O que você deseja ser? Onde quer estar daqui a 10 ou 20 anos?
O que quer estar realizando nesse período?

A elaboração de um cenário futuro será mais rica na medida em que você tiver mais elementos que gerem possibilidades de vislumbrar esse ideal. Feito isso, o próximo passo é criar uma ponte para chegar lá. Quais passos são necessários, que projetos e mudanças você precisa se empenhar para conquistar isso?

Atualmente, é frequente vermos pessoas que imaginam esse cenário de forma tão grandiosa que acabam não conseguindo se dedicar a manter um ritmo de ações constantes e consistentes para chegar lá. E outras estão tão envolvidas com suas rotinas e tarefas diárias que simplesmente não conseguem pensar sua vida no período além de um ano ou dois. Portanto, para criar e transformar sua visão em um projeto realizável é preciso equilibrar esses três elementos: a elaboração do cenário ideal com todos os aspectos que julgue importantes, o caminho que será necessário percorrer (e que pode ser constantemente reavaliado) e seu ponto inicial.

Conhecer bem onde está hoje, sua realidade atual, o ajudará a reconhecer quais serão suas facilidades e dificuldades para realizar sua Visão. Para quem é coach, o interessante aqui é que identificar junto ao seu cliente quais são seus valores – aquilo que é inegociável para ele – o ajudará a clarear sua visão de futuro. Família? Desenvolvimento pessoal? Contribuição? Com certeza sua visão envolverá projetos associados a eles.

Pensar e elaborar seu cenário futuro ideal é algo que demanda responsabilidade. Não usufruir desse poder de criar e batalhar para realizá-lo é abrir mão de ter a vida que você quer. Portanto, assumir que depende apenas de você para que isso se torne realidade é extremamente desafiador, mas, acima de tudo, libertador!

Forte abraço e até a próxima!