A força da perseverança é um fator decisivo para atingir objetivos pessoais.

A força da perseverança é um fator decisivo para atingir objetivos pessoais.

Tudo que traz muito valor pessoal exige uma dose extra de perseverança. Esse extra surge juntamente com a criação de projetos de vida autoconcordantes, que trazem consigo um genuíno sentido de crescimento, conectividade e autonomia.

De acordo com o especialista em desenvolvimento humano Martin Seligman, estudos científicos revelaram a importância de construir planos de desenvolvimento pessoal e profissional com base em forças de caráter e virtudes. No que diz respeito ao ambiente profissional, Sheldon e Elliot (1998) sugerem que a força da perseverança é um fator decisivo para atingir objetivos pessoais. A partir disso, podemos imaginar vários exemplos de sonhos que se tornaram reais por causa da persistência diária das pessoas: conquistar uma bolsa de estudos, ser promovido para uma posição mais destacada, terminar um projeto com louvor, dentre outros.




As minhas histórias de perseverança também não são as únicas, mas me ensinaram a potencializá-la em meus projetos de vida. Ao invés de ser consumida pela preocupação com aqueles contrários ao meu progresso ou me estressar com situações difíceis ao meu redor, aprendi a focar em minhas forças de caráter: amor ao aprendizado, coragem, perseverança, integridade e zest.  Como essas forças me ajudaram a alcançar meus objetivos nas adversidades?

Quais forças você pode usar para alcançar suas metas e criar um futuro melhor?

Quais forças você pode usar para alcançar suas metas e criar um futuro melhor?

Para exercitar as minhas forças de caráter e atingir meus objetivos profissionais mesmo diante de oposições internas e externas, segui os seguintes passos:

1º) Identifiquei, primeiramente, minhas 5 forças de caráter.

2º) Fiz um quadro descrevendo o significado de cada uma delas para mim.

3 º) Criei uma atividade diária para cada força.

4º) Registrei todas as ideias que advinham após as atividades.

5º) Revisava e atualizava as forças e  atividades uma vez por mês.

Com o passar do tempo, as atividades de desenvolvimento das minhas forças foram sendo incorporados naturalmente a minha rotina e aos meus valores de vida.

Quais forças você pode usar para alcançar suas metas e criar um futuro melhor?

Em suma, crie hoje mesmo um projeto pessoal ou profissional e identifique quais as suas forças de caráter que lhe dão mais entusiasmo quando você pensa em utilizá-las para tornar seus sonhos reais. Afinal, como disse Martin Seligman, “a boa vida consiste em obter felicidade usando suas forças de assinatura todos os dias, nos principais domínios da existência. A vida significativa adiciona mais um componente: usar essas mesmas forças para passar adiante o conhecimento, o poder ou a bondade”.