Foco nas qualidades do parceiro

Todos nós sabemos que ter foco é fundamental. Muitos clientes de coaching têm me procurado justamente com esta demanda: preciso ter mais foco para alcançar meus objetivos e realizar meus sonhos.

Mas não basta ter foco, é importante saber dirigir o foco. Muitas vezes gastamos nosso tempo e nossa energia colocando foco no que não vai trazer resultado, e isso nos atrapalha a nossa busca por felicidade.

Precisamos aprender a focar no que vai fazer diferença para melhor em nossa vida, como um todo. Para isso é necessário saber o que queremos ser quando crescer. É uma brincadeira, é claro, mas é mais ou menos isto. Lançar um olhar lá na frente e imaginar como gostaríamos de estar lá, melhor ainda, é deixar a imaginação correr solta e nos ver, nos sentir, lá na frente, como se já estivéssemos vivenciando esse futuro hoje.

Todos nós deveríamos ter um sonho ou vários sonhos. Ah! Você não tem? Então trate de criar já. Porque sem metas e objetivos vamos focar em que mesmo? Há pessoas que não planejam o presente e, muito menos o futuro, simplesmente porque nunca se perguntaram o que ia ser quando crescer.

Pois é… Essas pessoas crescem, envelhecem e não conquistam quase nada em termos de realização e não estou falando aqui apenas do material, mas de todos os segmentos da vida; pessoal, afetivo, familiar, profissional, espiritual e financeiro. Há pessoas que não são felizes em nenhum aspecto da vida.

Mas há aquelas que acordam a tempo e, como sempre é tempo, isso pode ser em qualquer fase da vida, buscam se encontrar, às vezes, reencontrar, e assim traçar um novo caminho focando exatamente aonde quer chegar.

Saber focar no que vale é não perder tempo com coisas pequenas destituídas de valores os quais enaltecem e enobrecem as nossas escolhas. Focar no tempo é imprescindível e isso quer dizer saber utilizá-lo a nosso favor. Dizem que o tempo é dinheiro e que por isso não devemos desperdiça-lo.

Foco nas qualidades do parceiro

Eu prefiro dizer que o tempo é uma dádiva que recebemos e que se não soubermos aproveita-lo ele passa e não tem como voltar atrás e recarregar as horas que se foram e, com elas, a vida que deixamos de viver e de plantar adequadamente para o nosso futuro.

Há pessoas que sabem muito bem usar o foco… No que destrói. No que traz sofrimento, dor, raiva e perdas. Assim é no ambiente de trabalho, por exemplo, quantas pessoas perdem horas do dia falando mal da empresa, do chefe, dos subordinados, do colega ou da insatisfação com seu emprêgo.

E na vida afetiva quando tem o foco apontado exclusivamente para os defeitos do parceiro. A pessoa tem inúmeras qualidades  mas o outro só vê o que há de ruim. Como um relacionamento pode crescer e frutificar dessa forma? Como o indivíduo pode ter uma vida feliz e de realizações?

Portanto não basta ter foco, é importantíssimo saber focar no que vai fazer com que nossa vida, em todos os sentidos, seja próspera!