Aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares.

Aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares.

(Por Claudia Hölter)

Desenvolver um coração grato, apesar das circunstâncias ao redor, não é tarefa fácil. Contudo, aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares em sua saúde física e mental, além de fortalecer seus relacionamentos afetivos.

A  palavra gratidão deriva do Latim gratitudĭne, que em Português significa o reconhecimento por um benefício que se recebeu; qualidade de quem é grato.  Na verdade, seu significado encerra em si profundas informações para o estudo científico dos seus efeitos sobre a saúde física e o bem-estar psicológico dos indivíduos. Segundo, Dr.Robert Emmons, Ph.D., um dos maiores líderes científicos sobre gratidão, há dois componentes em sua definição de gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas, que beneficia tanto aqueles que a expressam como os que a recebem:

  • O primeiro é a afirmação da bondade, ou seja, o reconhecimento que existem coisas boas no mundo, dádivas e benefícios que recebemos.
  • O segundo é o reconhecimento de que a fonte dessa bondade encontra-se fora de nós mesmos, isto é, a verdadeira gratidão envolve uma dependência humilde de outros, que nos ajudam  a alcançar uma dádiva, um favor,  em nossas vidas.

Com base nesses dois componentes, Dr. Emmons define a gratitude como uma emoção social, ou melhor, uma emoção fortificadora de relacionamentos, que permite-nos entender como temos sido apoiados e provados pelo nosso próximo. Em estudos de prática de gratidão com mais de mil pessoas,  com idades que variavam de 8 a 80 anos, Dr. Emmons obteve evidências dos seguintes benefícios:

Físico

• Sistema imunológico mais fortalecido

• Diminuição de queixas de dores

• Pressão arterial mais baixa

• Sono mais prolongado e mais disposição ao acordar

Psicológico

• Altos níveis de emoções positivas

• Mais alerta e disposto

• Mais otimismo e felicidade

Social

• Mais solícito, generoso e compassivo

• Maior tendência a perdoar

• Mais disposição para passear

• Diminuição da sensação de solidão e isolamento

A gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas.

A gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas.

Como podemos identificar em nossas experiências de vida situações e expressar gratidão por elas? A sugestão de hoje para você desenvolver mais a qualidade da gratidão e obter mais bem-estar físico e psicológico é criar um diário com o seguinte exercício:

1º)  Pense em alguém que tenha impactado positivamente a sua vida, mas que você ainda não tenha agradecido adequadamente pelo favor que lhe fez.

2º)  Reflita sobre os benefícios que recebeu dessa pessoa e escreva-lhe uma mensagem expressando sua gratidão pelo que ela fez por você.

3º)  Por fim, entregue a mensagem em mãos e converse com ela sobre tudo que escreveu, compartilhando os benefícios adquiridos através do gesto de apoio recebido, para que a outra pessoa também se sinta valorizada e motivada.

Muito obrigada pela sua atenção e tenha um excelente dia!