Uma incrível viagem pela Física Quântica

Ilustração: representação das incertezas do modelo Quântico

Retomando o papo quântico da última quarta-feira, desde que os pesquisadores descobriram que as leis que governam o que acontece dentro dos átomos, (no microcosmo), não têm nada a ver com as leis que regem o que acontece aqui fora, (no macrocosmo), criou-se um impasse científico.

Em princípio, o mais espantoso, é que as duas realidades não poderiam coexistir, mas na prática coexistem – eu estou aqui, você está aí, e a matéria de nossos corpos é estável, embora feita de átomos imprevisíveis. E o que isso tem a ver com o Coaching?

E com a minha vida ou com a sua?

Absolutamente, tudo!

Porque ao demonstrar cientificamente que no nível mais básico da Física (isto é, no interior do átomo) não há coisas definitivas e sim infinitas possibilidades, a mecânica quântica nos conduziu para o mesmo princípio no terreno comportamental.

Falando de modo mais simples, a leitura “dolorosa” que eu faço de certos fatos da minha vida não é imutável, e nem determina, necessariamente, um futuro cinzento.

Os fatos permanecem os mesmos, mas a interpretação que faço deles pode ser quanticamente transformada, melhorada e ressignificada – e o que isso significa? Em outras palavras, cura!

E é exatamente esse o propósito e o território do Life Coaching.

Esse também é o caminho mais precioso e sagrado que um coach pode indicar e trilhar ao lado de um cliente.

Sim, ao lado, porque na medida em que caiu por terra o paradigma segundo o qual um cientista pode examinar os fenômenos sem afetá-los (os elementos que existem no interior do átomo assumem a forma de partículas ou de ondas conforme quem os observa), o observador também é afetado pelo que observa.

No caso do Coaching, o coach transforma e é transformado pelo seu coachee.

Ainda resta dizer como o cérebro ressignifica ou reinterpreta, do ponto de vista quântico, as experiências dolorosas do passado, mas como o espaço é curto deixamos essa abordagem para uma próxima (e breve) oportunidade.

Escrevam aqui para mim! Vamos compartilhar mais ideias sobre este fascinante assunto!

OBS: se você quiser se aprofundar no assunto, um dos pesquisadores mais admirados do mundo sobre o desenvolvimento do pensamento quântico é o Drº Amit Goswami. 

Um abraço (quântico) a todos.

Uma incrível viagem pela Física Quântica

Continue lendo sobre uma incrível viagem pela física quântica:

Três fundamentos básicos da Ciência

Descoberta da mecânica quântica

O Nível energético do ser