Estudos revelam: 66% da população feminina da América Latina valorizam o desenvolvimento profissional.

Estudos revelam: 66% da população feminina da América Latina valorizam o desenvolvimento profissional.

(por Claudia Hölter)

Se, para você, liderança é sinônimo de desenvolvimento, então inclua-se nos 66% da população feminina da América Latina que valorizam o desenvolvimento profissional no cenário corporativo, esses dados foram revelados na pesquisa da Mercer em Clima Organizacional, publicado no estudo intitulado Women in Leadership: A key leadership develoment issue (2012).

Os estudos também informaram números elevados de mulheres de grande influência na sociedade, mas quantas foram tidas como possuidoras das qualidades e confiança para a liderança?



O ganho de competências em liderança está baseado, principalmente, em um processo de evolução do profissional a partir do compartilhamento de seus principais talentos e pontos fortes. A tendência desse tipo de desenvolvimento também leva em conta a paixão do profissional em transmitir seus conhecimentos aos outros para que possam compartilhar experiências e promover sinergia dentro das organizações.

A sua empresa dispõe de uma estratégia de desenvolvimento de líderes femininos?

Para os especialistas em liderança, cabe não só à empresa, mas também aos colaboradores, agirem para melhorar o seu desenvolvimento enquanto líderes. Às vezes, falta iniciativa das pessoas em expor-se e exercitar seus talentos, pontos fortes e ideais.

Segundo a Dra. Catharine Drew Gilpin Faust, primeira presidente mulher da Universidade de Harvard (EUA), o segredo para conquistar o sucesso em liderança está em ouvir, aprender e, por último, liderar. Para ela, habilidades de como saber ouvir e aprender com os outros são essências para dar conhecimento ao líder, mas, além disso, é preciso criar alianças e formar um senso de unidade em torno de objetivos e propósitos em comum, fortalecendo sua liderança.

Como as mulheres brasileiras podem assumir um papel mais dominante em situações profissionais?

Conhecer seu próprio estilo de liderança é fundamental para assumir uma posição dominante em sua carreira.  De acordo com Kate Ludeman e Eddie Erlandson, coaches da Worth Ethic Corporation, a ferramenta Alpha é um poderoso instrumento personalizado, que avalia em detalhes em qual das quatro categorias o seu estilo de liderança melhor se enquadra:

  • Comandante
  • Estrategista
  • Visionário
  • Executor

E quais são seus pontos fortes e riscos predominantes que podem impactar seu desempenho e carreira?

Uma estratégia de desenvolvimento de líderes depende tanto do processo disponibilizado pela empresa quanto do profissional.

Uma estratégia de desenvolvimento de líderes depende tanto do processo disponibilizado pela empresa quanto do profissional.

Em suma, a premissa fundamental é que adotar uma estratégia de desenvolvimento de líderes depende tanto do processo disponibilizado pela empresa quanto do profissional. Os dois precisam formar um senso de compreensão e unidade em torno dos objetivos em comum para que possam ter êxito.

Ė um jogo de ganha-ganha.

“Você deve dar aos outros uma contribuição igual ou maior do que a contribuição que os outros deram a você, para sentir-se capaz e competente.” (Elbert Hubbard)

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.