COACHING: ENSAIO MENTAL PARA O EMAGRECIMENTO


COACHING: ENSAIO MENTAL PARA O EMAGRECIMENTO

Veja algumas dicas para obter resultados grandiosos neste ensaio mental para o emagrecimento. Ele vai te ajudar a administrar essa mudança. Confira!

COACHING E O EMAGRECIMENTO – ENTENDA AQUI COMO FUNCIONA

Trabalhando com a obesidade há alguns anos não pude deixar de notar algumas peculiaridades do comportamento de alguém que está bem acima de seu peso. A pessoa procura ajuda, muitas vezes motivado por um familiar ou por um exame de sangue alterado. Chega ao consultório com o semblante de desânimo e é quase  possível ler seu pensamento: “mais uma tentativa frustrante!”.

Alguns são bastante sinceros. Ao serem indagados sobre o que os trazem ao consultório é comum eu ouvir: – Olha, doutora, minha mulher marcou e mandou eu vir. Já perdi as contas de quantas vezes tentei emagrecer e sei que não vou conseguir.

O paciente não está mentindo, acredita piamente que nunca vai ser magro. Agora pergunto: como alguém pode conseguir algo que não acredita ser capaz?Outros até acreditam, mas de uma forma pouco consistente como se fosse obra do acaso, da sorte ou do destino. Acreditam com a mesma probabilidade de quem faz um jogo na casa lotérica  ter seu bilhete premiado.Bem, tentativas frustrantes criam crenças limitantes que precisam ser trabalhadas, mas diante de situações assim sugiro um bom ensaio mental.

Então oriento que uma tela em branco seja visualizada para que toda a sua vida possa ser projetada nela. A partir daí, esta pessoa incrédula de si passa a se enxergar. Oriento que visualize o que a incomoda. O que é esse incomodo que deve ser mudado? Uns falam da barriga, outros do culote, alguns sobre um volume ou peso que afeta a respiração e que aflige o cônjuge.

Este filme pode ser mudado. Somos os diretores do vídeo de nossa vida!

Dou o sinal da decisão: – Você pode decidir agora o que quer melhorar! Aqui é importante trazer as formas, mas principalmente os hábitos. A pessoa então passa a conseguir se ver magro ou pelo menos um esboço, que já é um bom início.

Com o evoluir do ensaio a imagem vai ganhando nitidez, cor, cheiros e até uma atmosfera.

O que você está fazendo agora? O que você diz? Crie uma fala para seu personagem na tela. Agora você deixa de ser somente o diretor, vai entrando na tela e dominando o corpo magro que o representa. Repita a fala que você deu a ele mas saindo de sua boca. O que está sentindo? Como suas mãos percebem seu corpo? Como é seu andar? Como as pessoas percebem sua presença? Respire! Veja como o ar entra e sai de seus pulmões. Sinta o coração bater dentro de seu peito e com ele sinta todas as sensações que você quer sentir quando estiver vivendo da forma como deseja

Neste momento são frequentes lágrimas de grande emoção, um estado de êxtase surpreendente e muitos referem sentir-se encorajados e fortes. É exatamente a hora de criar uma conexão com o futuro para que todo o ensaio seja válido.

Agora vamos imaginar uma outra tela, a tela do futuro, e você pode definir todos os detalhes do seu amanhã. Respire e pense em uma data para passar a exibir todo este novo sentimento, todo este novo comportamento e imagine esse dia. Há quem fale em meses, há quem fale em anos. A ideia é trazer o futuro o mais próximo possível. Por que não 1 ano ao invés de 2? Por oque não 6 meses ao invés de 1 ano?

O que vai acontecer você já sabe, o tempo é o mais simples de se programar. Aos poucos vamos voltando aqui para esta sala, sinta seu corpo e sua forma provisória. Apesar de ela não lhe agradar, é este o corpo que será transformado. Ame-o e cuide pois ainda que ele não esteja da forma como quer, ele é o caminho para a mudança.

Encerro o ensaio mental e agora todo o planejamento de perda de peso passa a ser ouvido, compreendido e, o mais importante: Seguido!                                                                                                           Um bom ensaio mental pode durar de 30 a 40 minutos, um tempo relativamente pequeno perante os resultados grandiosos que pode trazer.