Você já se perguntou por que tem tanto personal trainer para o corpo e nenhum para a mente e as emoções?

Você já se perguntou por que tem tanto personal trainer para o corpo e nenhum para a mente e as emoções?

(por Marco Beck)

Ninguém aprende a exercitar os músculos da autoestima.

Não levo muito a sério teorias conspiratórias, mas isso me faz pensar: por que nenhuma escola ensina as pessoas a pensar sobre o pensar?

Você sabia, por exemplo, que 80% do seu comportamento é repetitivo – que hoje você fará igualzinho 80% das coisas que fez ontem, e que sua liberdade de mudar, criar, sair do buraco emocional em que se encontra depende do que você fará com os 20% restantes do seu dia e da sua vida?



Algum professor te disse que só 7% da comunicação entre as pessoas se dá através das palavras? Que os restantes 93% acontecem pelo olhar, a postura do corpo, o tom da voz, os gestos, o ritmo da fala? E que compreender isso é essencial na hora de abrir seu coração com quem você ama, ou de falar em público, ou de fazer uma entrevista de emprego?

Você sabia que se seu pensamento é positivo, mas suas emoções são negativas – ou seja, se você não confia na vida, tem medo de agir, depende da aprovação de terceiros, age contra você pra parecer bacana pros outros – você colherá resultados negativos porque suas emoções sabotarão seu comportamento mesmo pensando positivo? Isso porque é sua emoção, muito mais que sua razão, que determina a imagem boa ou ruim que você tem de si mesmo?

Personal Trainer

Você já se perguntou por que tem tanto personal trainer para o corpo e nenhum para a mente e as emoções? Se procuramos um personal porque não sabemos nada sobre cadeias musculares, a importância de alongar, o que é uma alimentação saudável etc., sabemos ainda menos sobre reagir emocionalmente, explodir com quem convive conosco, não colocar limite no abuso alheio ou nos esforçar tanto mas não chegar onde queremos quando, para tantos, parece tão fácil ter sucesso?

Não sei, mas que isso parece uma conspiração, parece. Porque quanto mais as pessoas se comportarem segundo velhos padrões, reagirem feito crianças, deixarem que a birra e os mal-entendidos prevaleçam nas relações pessoais e andarem em círculos por não saber como alcançar seus objetivos, mais fácil é enrolá-las. É ou não é?

Duvide das respostas prontas que vêm na sua cabeça.

Duvide das respostas prontas que vêm na sua cabeça.

carreira de sucesso

Então questione! Duvide das respostas prontas que vêm na sua cabeça e dizem que você é uma vítima, que fulano ou beltrana detonou a sua autoestima em algum lugar do passado e agora não há mais o que fazer, que a vida é assim mesmo e pensar em mudá-la é utopia ou que, se não é, você não tem força nem idade nem condições pra mudar as atitudes que te derrubam e as “verdades” tortas que estão por detrás delas.

Taí uma boa tradução de Coaching – que muita gente ainda não sabe o que é. Um coach é um personal trainer interior, que exercita os músculos das suas ideias e das suas emoções até você ficar, literalmente… sarado.

Sarou… ops!… Sacou?