Como escapar do fracasso em 5 passos (muito) simples

Pense em pessoas conhecidas que conseguiram alcançar seus pequenos e grandes objetivos. Vale qualquer empreitada: emagrecer, abrir uma empresa, trocar de profissão, mudar de país, superar alguma limitação emocional. Lembre-se de pelo menos três nomes. Lembrou?

Agora, vá anotando:

  1. Quais qualidades essas três pessoas têm em comum e que foram determinantes para que chegassem lá?
  2. Alguma vez você ouviu essas pessoas inspiradoras emitindo algum sinal de desistência, apesar do cansaço e de eventuais revezes ao longo do caminho? Se isso ocorreu, como conseguiram superar o mau momento?
  3. Lembre-se do que elas diziam quando alguém as desanimava, alegando que “não é fácil”, “o mercado está saturado”, “agora não é o momento” e coisas do gênero? Se você não tem essa informação, imagine o que cada uma delas responderia nessas circunstâncias.
  4. Caso você tenha testemunhado momentos realmente difíceis na jornada dessas pessoas, com grandes obstáculos ao longo do caminho, como cada uma dessas pessoas reagiu frente a esses desafios?
  5. Que emoções ou sentimentos as motivavam durante o trajeto?

Como escapar do fracasso em 5 passos (muito) simples

Se você respondeu a essas cinco questões de forma bem completa terá em mãos um verdadeiro tesouro: o mapa do sucesso.

Embora as três pessoas que você modelou possam ser completamente diferentes e ter objetivos mais diferentes ainda, a vontade de dar certo foi o elo em comum que produziu toda a força pessoal e as atitudes (internas e externas) imprescindíveis para a vitória.

E se você analisar cada uma dessas pessoas mais detidamente, verá que o comportamento delas durante a trajetória foi bastante parecido.

Use este mapa para a sua jornada. E sempre que desanimar ou pensar em desistir, reveja esses exemplos preciosos que estão à sua volta.