O que é Kando? Entenda este conceito como ele pode tornar seus dias melhores

Enquanto aguardo um possível cliente, em uma charmosa recepção, logo me detenho com uma palavra de fora do meu vocabulário. Estava em destaque próximo da missão e visão da empresa. Eu estava na fábrica de motos da Yamaha, no Polo Industrial de Manaus. A palavra que me chamou atenção foi  Kando, escrita assim, mas falada como Kandô.  A palavra japonesa tem uma força sonora, porém é embarcada com uma verdadeira avalanche de conteúdo. Kando significa um estado de espírito que uma pessoa fica ao se deparar com algo extraordinário e que tem o poder de mudar sua forma de ver e sentir o mundo.

Foi paixão à primeira vista. Pensei em abrir uma empresa chamada Kando, viver a experiência do Kando, quem sabe até ter mais um filho e dedicar seu nome a essa palavra. Minutos depois fui atendido pelo meu contato na fábrica e logo em seguida entrei em uma reunião com São Paulo, onde fica o comercial. Ouvi bem o que a empresa queria de um trabalho para alavancar ainda mais seus melhores vendedores de consórcio. Quando pedi a palavra para vender o meu peixe, o Kando e seu conceito profundo tilintavam em minha mente. Não tive dúvida. Relatei que era uma dádiva trabalhar com uma empresa que empunhava tão forte noção de contribuição humana aos seus produtos e que dedicava a pregar que vendia qualidade de vida e liberdade sobre duas rodas. Ali já não havia dúvida. O apelo foi certeiro. O Kando já dava os primeiros sinais de vida em minha vida, minutos depois de tê-lo conhecido.

Fiz uma pesquisa no Google e vi sempre a mesma explicação para Kando. É uma palavra japonesa que exprime sentimento de profunda satisfação e de intenso entusiasmo experimentados quando nos deparamos com algo de excepcional valor. O mais distante disso que encontrei foi… “kando” é uma linda palavra japonesa que significa a sensação de profunda emoção e satisfação provocada ao experenciar algo positivamente indescritível. Poucas palavras vi exercerem tanta aglutinação de emoções.

A empresa nem deve ter sua totalidade de funcionários vivendo essa fornalha vernacular, o que é uma pena. Mas essa coisa de oferecer nova emoções e enriquecer a vida das pessoas através de kando, e mais, que está sempre disposta a proporcionar o próximo kando aos que quiserem, é meio sedutor. É muito sedutor!!

Semanas depois ainda tenho claro na ideia que tenho direito a um novo kando todos os dias. E mais, devo abandonar alguns felizes dia das mães, das crianças e até o Natal. Já estou acertado o tom da fala e uma garbosa justificativa. Será um feliz kando pra todo mundo. Se temos que viver intensamente, então isso deve ser vivido com um kando diário.

Feliz Kando a todos.