Metas são fundamentais para o Coaching

Não é incomum que muitos clientes de coaching relatem não ter propósitos, objetivos e muito menos metas.

Realmente propósitos geram objetivos e estes nos levam a definir metas. O interessante é que com alguns minutos de conversa pode-se observar que na maioria desses clientes há propósitos sim, mas que estão escamoteados pelas dificuldades vividas no momento ou trazidas.

Depois de ouvir por algum tempo o cliente, o coach¹ realizando as perguntas certas pode fazer com que o coachee² perceba que propósitos não faltam, o que falta é limpar a poeira que os está encobertando.

Esse é um passo importante no processo de coaching, fazer com que o cliente por si próprio não apenas descubra os fatores que o levaram onde está, bem como a dificuldade de perceber seus propósitos de vida, às vezes somente profissional, em outras pessoal, e não raramente nos dois aspectos da vida.

Conforme o processo vai sendo desencadeado vamos em conjunto desmitificando algumas crenças, descobrindo o que realmente foi positivo na vida do coachee e impacta até hoje, quais são seus maiores sonhos, o que ele ganha não realizando seus sonhos e o que acredita que vai perder ao realiza-los e como minimizar essas perdas mantendo os ganhos.

Nessa altura já temos propósitos claros e sonhos delineados a curto, médio e longo prazo. Descobrimos também forças e fraquezas e o que pode ser feito para potencializar as forças a fim de aproveitar melhor as oportunidades e diminuir as possíveis ameaças causadas pelos pontos fracos, que todos nós temos.

Um erro comum é quando o cliente vem focando em demasiado e colocando sua energia nas fraquezas em detrimento de maximizar suas forças. Reconhecer as fraquezas é importantíssimo, mas apenas para saber como lidar com elas, como minimiza-las sem, contudo deixar que elas sejam o centro das atenções.

Nesse ponto já é possível especificar de forma clara os objetivos a serem alcançados e assim criar metas de como atingir e em que tempo. Em todo o processo há tarefas dadas pelo coach a serem realizadas pelo coachee fora das sessões e que devem ser cumpridas por serem essenciais para o êxito.  Tudo isso exige parceria e comprometimento do coachee. Sem isso não é possível dar prosseguimento e ter sucesso no processo de coaching.

O tempo para a elaboração das metas varia das demandas de cada cliente. São também essas demandas que vão determinar o tempo do Processo. Cabe ao coach sensibilidade e experiência não apenas para acompanhar o coachee lado a lado, mas para deixa-lo munido de ferramentas internas que vão ser essenciais para que ele dê continuidade em suas realizações pós processo.

¹ Coach é a pessoa que conduzo processo de coaching 

² Coachee é o cliente

Tudo sobre Coaching

Continue lendo sobre Coaching:
Coaching, Consultoria ou Treinamentos?Coaching gera resultadosCoaching funciona rápidoMetas eo CoachingComo o Coaching pode te ajudar?