Especialistas em ciências do comportamento chamam a atenção para aqueles hábitos de insegurança que nutrimos ao longo da vida.

Especialistas em ciências do comportamento chamam a atenção para aqueles hábitos de insegurança que nutrimos ao longo da vida.

(por Claudia Hölter)

 Como você sabe que seus objetivos estão bem orientados? Para alcançar seus objetivos de vida é imprescindível responder tal questionamento com segurança, evitando assim frustrações desnecessárias no futuro e a perda valiosa de tempo ao longo de sua jornada.

Especialistas em ciências do comportamento chamam a atenção para aqueles hábitos de insegurança que nutrimos ao longo da vida, como por exemplo, a cultura de sempre duvidar das nossas capacidades, ter medo de não ser aceito pelos colegas de trabalho, ser pessimista em relação ao futuro, etc. Esses hábitos têm o poder de mover nossos objetivos de vida para níveis inatingíveis, promovendo o fortalecimento de preocupações desnecessárias com o que haveis de vestir, comer, investir ou com quem haveis de se relacionar ou trabalhar.  Mas o que vem a ser a insegurança?

A insegurança pode ser entendida como, por exemplo:

  • Um sentimento de impotência diante dos desafios que a vida oferece.
  • Uma falsa crença de que não é possível ter o controle de uma situação.
  • Um hábito de pensar sempre negativamente sobre os fatos ou pessoas.

 A insegurança está influenciando seus objetivos de vida? Você tem dúvidas se vai conseguir ou não alcançar seus objetivos com resultados positivos, tanto para sua vida pessoal quanto profissional?

 Saiba que essa sua insegurança é apenas um hábito e, como todo hábito, pode ser interrompido com ações bem estruturadas e eficazes. Como então devem ser definidos os seus objetivos de vida?

 Para a formulação de objetivos de vida bem orientados, tenha em mente o que você deseja melhorar, mudar ou conquistar. Em seguida, sugiro que você utilize como roteiro de apoio os passos seguintes, que servirão como pontos estratégicos para trabalhar a sua motivação, autoestima e foco na direção certa.

Defina um propósito específico e explique porque ele é importante para você.

Defina um propósito específico e explique porque ele é importante para você.

 Escreva seu objetivo usando frases afirmativas

  1. Defina um propósito específico e explique porque ele é importante para você
  2. Indique a evidência que demonstrará que atingiu o objetivo esperado
  3. Organize os recursos que já tem ou que necessitará para alcançar seu objetivo
  4. Seja proativo e responsável pelos resultados que pretende alcançar
  5. Qual o seu grau de comprometimento para realizar seus objetivos?
  6. Prepare um plano de ação que possa ser avaliado, medido e modificado, se necessário, durante o processo.