95% das mulheres entendem o casamento como uma relação de amor.

95% das mulheres entendem o casamento como uma relação de amor.

(por Marco Beck)

O que significa casamento para você?

Não responda apenas por ‘responder’. Pense primeiro. Depois anote a resposta.

. . . . . . .

Anotou?

Eu pergunto, porque dia desses li uma pesquisa realizada pela psicóloga Andrea Seixas Magalhães, para sua tese de mestrado, abordando as relações conjugais no casamento contemporâneo. Ela entrevistou 20 casais de classe média do Rio de Janeiro, com idades entre 25 e 55 anos, indagando qual o significado do casamento.
O estudo identificou as seguintes respostas: 95% das mulheres entendem o casamento como uma relação de amor, enquanto para 100% dos homens casar significa constituir uma família.

Embora o universo pesquisado tenha sido pequeno, os índices são absolutos e dizem muito sobre a forma como homens e mulheres olham o mundo… e o amor.

Elas se separam quando o amor termina, porque casar é igual a amar. Sem amor, para que ficar junto?

Eles tendem a não se separar quando o amor termina, porque casar é igual a ter uma família. Com família, para que separar?

O que homens e mulheres ganham com as respectivas posturas é evidente: amor e família são dois valores fundamentais.

Mas, no caso, talvez seja mais útil refletir sobre o que causa problemas em identificar o casamento com o amor ou em identificá-lo com constituir uma família.

100% dos homens casar significa constituir uma família.

Para 100% dos homens casar significa constituir uma família.

Será que identificar plenitude afetiva com casamento, como fazem as mulheres da pesquisa, não implica tirar de si mesma a sensação de bastar-se, a própria autonomia? E será que identificar casamento com ter uma família, como fazem os homens, não envolve uma dificuldade de envolver-se amorosamente com a parceira?

Agora confira sua resposta. Bate com a pesquisa?

O que a resposta tem a ensinar a você sobre seu jeito de enxergar os relacionamentos?