Por que tão poucos decidem planejar?

Por que tão poucos decidem planejar?

(Por Bruno Calderaro)

Todos nós sabemos da importância de realizar um planejamento. Em qualquer área e cenário, ou mesmo qualquer lugar que você esteja quando o assunto é realizar algo, é indiscutível que é necessário planejar.

Então porque tão poucos decidem planejar?

E ainda mais importante que a decisão é saber: Por que tão poucos planos realmente contribuem de maneira eficaz com o objetivo?

Normalmente, quando faço essas perguntas, ouço que leva muito tempo, que dá muito trabalho ou que é complexo demais e não compensa.

Não compensa?

É fato que um minuto planejado rende dez minutos em execução.

Sendo assim, como realizar um bom planejamento e, de preferencia, muito rapidamente?

Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.

Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.

Existem diversas formas de se realizar um planejamento, desde a forma mais simples até a mais complexa, todas elas, sem duvidas, possuem um ponto comum. E esse ponto comum são três passos. Esses três simples passos garantem a eficácia de um bom planejamento. São eles:

Estado atual: Aqui você define onde você está, quais recursos você possui, tempo, dinheiro, oportunidades, enfim, com o que você pode contar.

É como se você fosse fazer uma viajem e conferisse o que você possui para levar contigo. Como, por exemplo, mochila, quantidade de roupas, de dinheiro, habilidades, equipamentos e pessoas com quem você pode contar.

Estado desejado: Onde você quer chegar. Qual será o destino? Em quanto tempo você estima chegar lá? Porque você quer ir para esse lugar? O que a conclusão da jornada irá lhe proporcionar?

E, por último, entender quais são os pontos faltantes para a conclusão da jornada. Saber exatamente o que falta, é o grande ganho de se planejar.

Ok, o que eu ganho em saber o que está faltando?

Simples, se você sabe o que possui, sabe aonde quer chegar, sabe exatamente o que falta para chegar ao seu destino, você só precisa focar nos pontos faltantes. Isso irá garante 100% a conclusão do objetivo.

Se ainda assim os ganhos não são suficientes, que tal a previsibilidade de conduzir um processo antevendo todos os fatores?

É uma experiência que uma vez realizada, nunca mais será deixada de lado.

Experimente e tente deixar de lado esse novo hábito, você verá a grande diferença.

Bons insights e até a próxima!