Ressignificar pode ser a solução

Não é incomum acontecer de chegar num momento na nossa vida em que aquilo que nos trouxe alegria se torne um fator de frustração, angustia e dor.

Esses sentimentos nos tornam desmotivados podendo nos levar até a tristeza e, em alguns casos, à depressão. Muitas vezes é o que temos, e não vemos a forma de desfazer ou mudar a situação, ou simplesmente, por inúmeros fatores, não podemos ou acreditamos não conseguir sair daquela situação.

Acontece que nem sempre há necessidade de sair, de acabar com algo, mas sim de ressignificar (atribuir um novo significado), de enxergar o “velho” com um “novo” olhar.

É claro que isso não é tão simples. Exige primeiro que se volta para dentro, porque é exclusivamente a partir daí que podemos fazer qualquer mudança, quebrar qualquer paradigma. Há que se fazer perguntas, mas principalmente saber quais perguntas vão nos levar aonde queremos e o porquê queremos.

Ressignificar é uma maneira inteligente de mudar a nossa vida para melhor, de encontrar novamente a motivação para levar algo adiante, seja pessoal, afetivo ou profissional. E, principalmente, para nos envolvermos de novo, despertando aquela energia que nos impulsiona.


Ressignificar pode ser a solução

Mas não basta ficar no plano das ideias, nas palavras, é fundamental agir, porque toda transformação se concretiza na ação.

O ideal é traçar novas metas, novas formas de lidar e ainda de se permitir descobrir o que havia no passado que despertava o que tínhamos de melhor para dar, e onde está aquilo que hoje pode trazê-lo de volta, com outro significado, porque a dinâmica do tempo muda as coisas e as pessoas.

Muitas vezes ficamos tão presos a situações e sensações boas que marcaram uma época que não conseguimos fluir com o tempo nas mudanças naturais que acontecem. Tentamos, de forma às vezes inconsciente, perpetuar uma fase e perdemos assim a possibilidade de ver o que está acontecendo e nos adequar ao novo.

É possível ressignificar a forma de nos relacionarmos com o nosso trabalho, com a nossa empresa e com o nosso parceiro amoroso. Só o fato de nos propormos a reiniciar de forma diferente dando um novo significado ao velho, já é motivador porque vamos romper limites impostos em grande parte por nós mesmo e vamos precisar traçar uma nova trajetória. Isso, por si só, já é desafiante e animador!