Torcida - Identifico-me com a força da torcida pela Seleção Brasileira e reconheço as extraordinárias emoções que um gol pode causar na minha própria pele.

Identifico-me com a força da torcida pela Seleção Brasileira e reconheço as extraordinárias emoções que um gol pode causar na minha própria pele.

(Por Cláudia Hölter)

Torcida

Nós temos uma paixão pelo futebol que aflora na pele e contagia todo o nosso ser, a ponto de fazer parte da nossa essência como povo Brasileiro. A força da torcida tem demonstrado uma influência positiva na performance dos jogadores, fazendo com que se sintam  motivados com a vibração que irradia das arquibancadas.  Como conseguir essa motivação também em relação aos seus objetivos pessoais e profissionais?

Particularmente, identifico-me com a força da torcida pela Seleção Brasileira e reconheço as extraordinárias emoções que um gol pode causar na minha própria pele. Mas o que são essas mudanças na superfície da pele capazes de envolver todo o nosso corpo?  Segundo Skinner (1974), todos nós temos uma pequena parte do universo “debaixo da pele” que poderiam ser consideradas causas do comportamento humano, como as emoções, sentimentos e pensamentos. No entanto, ele acredita que tanto esses eventos privados quanto o comportamento em si têm origem em fatores ambientais externos. Ou seja, o sentir é responder a estímulos, enquanto o relatar o que sentimos é produto de contingências arranjadas por comunidades verbais.

Uma das nossas funções como coaches é justamente fazer o papel de comunidade verbal para conduzir os coachees às respostas descritivas de suas condições internas objetivando o autoconhecimento. O coachee pode, então, adquirir a habilidade de acionar seu ‘eu observador’ e passar a ter um melhor entendimento das suas reações emocionais e pensamentos, permitindo-se, assim, modificar suas respostas para melhor corresponder as diferentes situações.

Em suma, o coaching comportamental ajuda a treinar a nossa mente e conduta para desenvolver mais flexibilidade psicológica, a fim de modificar os sentimentos negativos e torná-los positivos e motivadores. E mais: essa mudança (para melhor) não se restringe ao indivíduo, ela pode impactar grupos, comunidades e nações.

Torcida - As emoções positivas ressoam de pessoa para pessoa e fazem multidões se arrepiarem de alegria e satisfação.

As emoções positivas ressoam de pessoa para pessoa e fazem multidões se arrepiarem de alegria e satisfação.

Sem dúvida, as emoções positivas ressoam de pessoa para pessoa e fazem multidões se arrepiarem de alegria e satisfação.

E você? Quer fazer parte dessa grande torcida de alta performance?