Você pode escapar da ansiedade crônica.

Você pode escapar da ansiedade crônica.

(Por Mariana Viktor)

Você sabia que pode escapar daquele grupo de pessoas que sofre (e como sofre!) do mal do século 21, a ansiedade crônica? E olha que não é pouca gente. De acordo com dados da Associação Americana de Desordens Ansiosas, uma em cada quatro pessoas padece regularmente dos efeitos físicos e emocionais causados pela ansiedade – como alterações de humor, ataques de pânico, fobias, tonturas, distúrbios do sono e alimentares, dores musculares etc. –, afetando as relações pessoais e o rendimento nas atividades diárias.

E o que o processo de Coaching tem a ver com isso? Tudo. Um trabalho sério de Coaching funciona como preventivo da ansiedade anormal porque realinha o modus operandi da pessoa, de tal forma que ela consiga administrar melhor seu tempo, suas prioridades, seu comportamento, seus pensamentos e reações diante de situações que costumam desencadear ansiedade, como pressões no trabalho, crises pessoais ou profissionais, mudanças de vida de modo geral. É um grande investimento na sua qualidade de vida.

Dedique ao menos uma hora diária para fazer o que gosta.

Dedique ao menos uma hora diária para fazer o que gosta.

Se por qualquer razão não for possível iniciar um processo de coaching agora, ao menos comece a cuidar mais de você, já:

1- As cobranças e o clima de competição geram muita ansiedade. Mas você pode modular a intensidade do impacto emocional que essas tensões provocam em você. Em vez de ficar teorizando e antecipando fracassos, aja de forma eficiente: faça o que deve ser feito, sem aumentar a significação do problema ou imaginar que não tem recursos para lidar com ele. Preocupações nos dão a falsa sensação de movimento, mas não passam de tortura emocional que abre nossas defesas para a ansiedade se instalar.

2 – Não gaste energia tentando controlar situações que não dependem de você. Fez o seu melhor? Ótimo. Tem um plano B, maravilha! Mas tentar fazer o impossível, por outro lado, gera ansiedade e desgaste. Não cometa essa violência contra você. Só podemos fazer o que podemos fazer. Perceber quais são as situações que não dependem da nossa intervenção direta é sinal de inteligência emocional e traz serenidade. Existem momentos em que realmente não podemos fazer nada, apenas aguardar que a situação mude ou passe.

3 – Dedique ao menos uma hora diária para fazer o que gosta: caminhe, pratique esportes, encontre os amigos, dance, pinte, cante, ria mais, vá ao cinema, arrume tempo para você, VIVA. A vida sem pequenos prazeres cotidianos transforma-se num campo de batalha e num terreno fértil para a ansiedade. Viver é muito mais do que ir de casa para o trabalho, do trabalho para casa, cumprir obrigações e esperar a aposentadoria. Encontre alegria, sentido e realização pessoal nos seus dias.