namoro no trabalho

Saiba como conduzir relacionamentos afetivos no ambiente de trabalho

Namorar no ambiente de trabalho pode? Existem empresas que não permitem que os profissionais namorem entre eles?  A verdade é que muitas organizações proíbem o namoro entre os seus funcionários, embora seja extremamente comum ouvirmos histórias de colegas de trabalho que se apaixonam. Cada empresa, ramo e mercado tem uma política diferente sobre o assunto e respeitar os valores da organização em que se trabalha é um requisito básico para quem quer ser bem-sucedido.



Mesmo que a sua empresa não tenha nenhum tipo de regra que veta namoros, é importante saber se portar diante de outros colegas. Cuidado com demonstrações de afeto excessivas no ambiente de trabalho! O ideal é ser o mais discreto e profissional possível. Para isso, evite contato físico, apelidos, e-mails e mensagens românticas na hora do expediente. Lembre-se: existem pessoas que não se importam, porém é válido lembrar que o ambiente é formal e não aceita tais comportamentos. Atrapalhar a concentração do próximo ao emitir sons carinhosos também não é recomendado.

O mercado, infelizmente, é regado de inveja e competitividade. Comentários maldosos podem ser frequentemente utilizados para tentar prejudicar o seu sucesso. Não dê motivos para alguém usar o seu relacionamento contra a sua carreira. Caso você namore seu/sua chefe, mais cuidado ainda! Muita gente vai tentar justificar qualquer mérito seu no trabalho por conta do relacionamento. Se você receber uma promoção, for elogiado(a) pelo seu chefe, receber um aumento, muitos irão achar que é por causa de laços afetivos. Muitas pessoas irão se aproximar de você na esperança de conquistar algum favoritismo com o chefe. O ideal nesses casos de funcionário e chefe, dependendo do grau do relacionamento, é pedir transferência ou demissão. Parece drástico, porém de fato evita muitos transtornos futuros e fofoca.

relacionamento ambiente corporativo

A maturidade é um fator crucial para o tema

As empresas que não permitem namoros tomam esta decisão por alguns motivos: preocupação em não trafegar informações sigilosas de um departamento para outro, evitar transtornos devidos a términos, desviar o foco de qualquer outro tema que não seja o trabalho, entre outros. Existem casais que trabalham juntos e conseguem ter um equilíbrio e sucesso, mas quando ocorre o término sempre algum lado fica machucado, podendo prejudicar desempenhos futuros.

O término de um namoro no ambiente de trabalho é muito complicado, por obrigar os dois a se verem todos os dias.  Portanto, se o seu relacionamento terminar e você decidir continuar na empresa, deverá ter paciência e coragem. Permanecer no trabalho demonstrará força e seriedade. Possivelmente, as pessoas se reaproximarão. Se isto acontecer, aproveite e se dedique bastante ao trabalho. Mostre que você está bem, tem maturidade para lidar com esse tipo de situação e que a sua carreira é mais importante.